Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Matheus Pinheiro, Gomes, Kátia Baptista, Ferreira, Luciana Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários.
id UFPL_8180f6069e1d1453196134b99c916ed6
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13856
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-08-19T12:31:03Z2024-08-19T12:31:03Z2018SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários.porIFSCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessQualidade em serviçosCurso Pré-vestibularEscala SERVQUALQuality in servicesPreparatory course for university entrance examinationSERVQUAL scaleAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – BrasilEvaluation of quality in services using the SERVQUAL SCALE: the case of a preparatory course for university entrance examination in the city of PELOTAS / RS – BRAZILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSantos, Paulo RobertoPereira, Matheus PinheiroGomes, Kátia BaptistaFerreira, Luciana Nunesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdfAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdfapplication/pdf675688http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdfe471a32b87bf60dcd4388bd45b607720MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.txtAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.txtExtracted texttext/plain45869http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.txt218c5eff8992d84b432a19a4d4254130MD53open accessTHUMBNAILAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.jpgAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1631http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.jpg9da3ee40f3f8d7c039e4852fb7b31c05MD54open accessprefix/138562024-08-20 03:03:07.056open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13856TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkkgLSBDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIChSSSkgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgUGVsb3RhcyAoVUZQZWwpIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCB0cmFkdXppciAKKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIAplIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW87CgpJSSAtIFZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJJIGRhIFVGUGVsIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvOwoKSUlJIC0gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSSBkYSBVRlBlbCBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFja3VwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo287CgpJViAtIFZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gClZvY8OqIHRhbWLDqW0gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXDDs3NpdG8gZGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgbsOjbyBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyAKZGUgbmluZ3XDqW07CgpWIC0gQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSSSBkYSBVRlBlbCBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhOwoKVkkgLSBDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VCk9VVFJBIE9SR0FOSVpBw4fDg08sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETzsKClZJSSAtIE8gUkkgZGEgVUZQZWwgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyAKYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-08-20T06:03:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Evaluation of quality in services using the SERVQUAL SCALE: the case of a preparatory course for university entrance examination in the city of PELOTAS / RS – BRAZIL
title Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
spellingShingle Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
Santos, Paulo Roberto
Qualidade em serviços
Curso Pré-vestibular
Escala SERVQUAL
Quality in services
Preparatory course for university entrance examination
SERVQUAL scale
title_short Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
title_full Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
title_fullStr Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
title_sort Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
author Santos, Paulo Roberto
author_facet Santos, Paulo Roberto
Pereira, Matheus Pinheiro
Gomes, Kátia Baptista
Ferreira, Luciana Nunes
author_role author
author2 Pereira, Matheus Pinheiro
Gomes, Kátia Baptista
Ferreira, Luciana Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Roberto
Pereira, Matheus Pinheiro
Gomes, Kátia Baptista
Ferreira, Luciana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em serviços
Curso Pré-vestibular
Escala SERVQUAL
Quality in services
Preparatory course for university entrance examination
SERVQUAL scale
topic Qualidade em serviços
Curso Pré-vestibular
Escala SERVQUAL
Quality in services
Preparatory course for university entrance examination
SERVQUAL scale
description O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-19T12:31:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-19T12:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856
identifier_str_mv SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSC
publisher.none.fl_str_mv IFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e471a32b87bf60dcd4388bd45b607720
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
218c5eff8992d84b432a19a4d4254130
9da3ee40f3f8d7c039e4852fb7b31c05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1823410430658215936