Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários. |
id |
UFPL_8180f6069e1d1453196134b99c916ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13856 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-08-19T12:31:03Z2024-08-19T12:31:03Z2018SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários.porIFSCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessQualidade em serviçosCurso Pré-vestibularEscala SERVQUALQuality in servicesPreparatory course for university entrance examinationSERVQUAL scaleAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – BrasilEvaluation of quality in services using the SERVQUAL SCALE: the case of a preparatory course for university entrance examination in the city of PELOTAS / RS – BRAZILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSantos, Paulo RobertoPereira, Matheus PinheiroGomes, Kátia BaptistaFerreira, Luciana Nunesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdfAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdfapplication/pdf675688http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdfe471a32b87bf60dcd4388bd45b607720MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.txtAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.txtExtracted texttext/plain45869http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.txt218c5eff8992d84b432a19a4d4254130MD53open accessTHUMBNAILAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.jpgAvaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1631http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.jpg9da3ee40f3f8d7c039e4852fb7b31c05MD54open accessprefix/138562024-08-20 03:03:07.056open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-08-20T06:03:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Evaluation of quality in services using the SERVQUAL SCALE: the case of a preparatory course for university entrance examination in the city of PELOTAS / RS – BRAZIL |
title |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil Santos, Paulo Roberto Qualidade em serviços Curso Pré-vestibular Escala SERVQUAL Quality in services Preparatory course for university entrance examination SERVQUAL scale |
title_short |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
title_full |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
title_sort |
Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil |
author |
Santos, Paulo Roberto |
author_facet |
Santos, Paulo Roberto Pereira, Matheus Pinheiro Gomes, Kátia Baptista Ferreira, Luciana Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Matheus Pinheiro Gomes, Kátia Baptista Ferreira, Luciana Nunes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paulo Roberto Pereira, Matheus Pinheiro Gomes, Kátia Baptista Ferreira, Luciana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em serviços Curso Pré-vestibular Escala SERVQUAL Quality in services Preparatory course for university entrance examination SERVQUAL scale |
topic |
Qualidade em serviços Curso Pré-vestibular Escala SERVQUAL Quality in services Preparatory course for university entrance examination SERVQUAL scale |
description |
O presente estudo tem como objetivo principal mensurar a qualidade percebida pelos usuários de um curso pré-vestibular em relação aos serviços prestados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como um estudo de caso em um curso Pré-Vestibular na cidade de Pelotas/RS – Brasil. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com base na escala SERVQUAL a fim de verificar, entre os respondentes, o nível de serviço ideal e o nível de serviço real do processo de prestação de serviço. Os questionários aplicados totalizaram 160 respondentes. Os resultados apontaram que, no geral, os domínios com maior nível de qualidade são: empatia, receptividade e confiabilidade. Entre aqueles com uma baixa qualidade percebida está a tangibilidade seguida pela segurança, fazendo com que estes sejam os domínios que necessitam de intervenções imediatas. Neste contexto, espera-se que os resultados contribuam com a organização em estudo nos aspectos a serem aprimorados e na manutenção daqueles que sinalizaram boa qualidade sob o olhar dos usuários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-19T12:31:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-08-19T12:31:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856 |
identifier_str_mv |
SANTOS, P. R. ; PEREIRA, M. P. ; GOMES, K. G. B. ; FERREIRA, L. N. . Avaliação da qualidade em serviços utilizando a escala SERVQUAL: o caso de um curso pré-vestibular na cidade de Pelotas/RS-Brasil. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 6, p. 27-42, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/375. Acesso em: 15 ago. de 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13856/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20utilizando%20a%20escala%20SERVQUAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e471a32b87bf60dcd4388bd45b607720 a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154 218c5eff8992d84b432a19a4d4254130 9da3ee40f3f8d7c039e4852fb7b31c05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1823410430658215936 |