Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268 https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810 |
Resumo: | O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez. |
id |
UFPL_82b4b6b0fb4422b1d0fdc417be794f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13268 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-06-17T11:19:00Z2024-06-17T11:19:00Z2024RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez.porIFSulCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaterial ManipulávelBlocos lógicosEducação matemáticaSurdezEducação infantilManipulable materialLogic blocksMathematics educationDeafnessChild educationConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo DubConstruction of mathematical concepts by deaf and hearing children using libras at school Alfredo Dubinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRibeiro, Melissa Novack OliveiraGrützmann, Thaís PhilipsenSouza, Magda Josieli Souza dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdfConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdfapplication/pdf324236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/1/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf2da509e1b217bf47b5c8954fb0cce3dcMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.txtConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.txtExtracted texttext/plain37235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/3/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.txtd52cafdfc81be2eda1e299158e0cfcbdMD53open accessTHUMBNAILConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.jpgConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1795http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/4/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.jpgbb1d948b470f4b41e74610a9460246d4MD54open accessprefix/132682024-06-18 03:03:08.966open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13268VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-06-18T06:03:08Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Construction of mathematical concepts by deaf and hearing children using libras at school Alfredo Dub |
title |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
spellingShingle |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub Ribeiro, Melissa Novack Oliveira Material Manipulável Blocos lógicos Educação matemática Surdez Educação infantil Manipulable material Logic blocks Mathematics education Deafness Child education |
title_short |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
title_full |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
title_fullStr |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
title_full_unstemmed |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
title_sort |
Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub |
author |
Ribeiro, Melissa Novack Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Melissa Novack Oliveira Grützmann, Thaís Philipsen Souza, Magda Josieli Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Grützmann, Thaís Philipsen Souza, Magda Josieli Souza de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Melissa Novack Oliveira Grützmann, Thaís Philipsen Souza, Magda Josieli Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material Manipulável Blocos lógicos Educação matemática Surdez Educação infantil Manipulable material Logic blocks Mathematics education Deafness Child education |
topic |
Material Manipulável Blocos lógicos Educação matemática Surdez Educação infantil Manipulable material Logic blocks Mathematics education Deafness Child education |
description |
O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-17T11:19:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-17T11:19:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268 https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSul |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/1/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/3/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/4/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2da509e1b217bf47b5c8954fb0cce3dc fbd6c74465857056e3ca572d7586661b d52cafdfc81be2eda1e299158e0cfcbd bb1d948b470f4b41e74610a9460246d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710065156227072 |