Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Melissa Novack Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Grützmann, Thaís Philipsen, Souza, Magda Josieli Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810
Resumo: O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez.
id UFPL_82b4b6b0fb4422b1d0fdc417be794f16
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13268
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-06-17T11:19:00Z2024-06-17T11:19:00Z2024RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez.porIFSulCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaterial ManipulávelBlocos lógicosEducação matemáticaSurdezEducação infantilManipulable materialLogic blocksMathematics educationDeafnessChild educationConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo DubConstruction of mathematical concepts by deaf and hearing children using libras at school Alfredo Dubinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRibeiro, Melissa Novack OliveiraGrützmann, Thaís PhilipsenSouza, Magda Josieli Souza dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdfConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdfapplication/pdf324236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/1/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf2da509e1b217bf47b5c8954fb0cce3dcMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.txtConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.txtExtracted texttext/plain37235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/3/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.txtd52cafdfc81be2eda1e299158e0cfcbdMD53open accessTHUMBNAILConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.jpgConstrução de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1795http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/4/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.jpgbb1d948b470f4b41e74610a9460246d4MD54open accessprefix/132682024-06-18 03:03:08.966open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13268VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-06-18T06:03:08Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Construction of mathematical concepts by deaf and hearing children using libras at school Alfredo Dub
title Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
spellingShingle Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
Ribeiro, Melissa Novack Oliveira
Material Manipulável
Blocos lógicos
Educação matemática
Surdez
Educação infantil
Manipulable material
Logic blocks
Mathematics education
Deafness
Child education
title_short Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
title_full Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
title_fullStr Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
title_full_unstemmed Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
title_sort Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
author Ribeiro, Melissa Novack Oliveira
author_facet Ribeiro, Melissa Novack Oliveira
Grützmann, Thaís Philipsen
Souza, Magda Josieli Souza de
author_role author
author2 Grützmann, Thaís Philipsen
Souza, Magda Josieli Souza de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Melissa Novack Oliveira
Grützmann, Thaís Philipsen
Souza, Magda Josieli Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Material Manipulável
Blocos lógicos
Educação matemática
Surdez
Educação infantil
Manipulable material
Logic blocks
Mathematics education
Deafness
Child education
topic Material Manipulável
Blocos lógicos
Educação matemática
Surdez
Educação infantil
Manipulable material
Logic blocks
Mathematics education
Deafness
Child education
description O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-17T11:19:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-17T11:19:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810
identifier_str_mv RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSul
publisher.none.fl_str_mv IFSul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/1/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/3/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13268/4/Constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20conceitos%20matem%c3%a1ticos%20por%20crian%c3%a7as%20surdas%20e%20ouvintes%20usu%c3%a1rias%20de%20libras%20na%20escola%20Alfredo%20Dub.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da509e1b217bf47b5c8954fb0cce3dc
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
d52cafdfc81be2eda1e299158e0cfcbd
bb1d948b470f4b41e74610a9460246d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710065156227072