O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilli, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449
Resumo: Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.
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Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.Until the beginning of the 20th century, the art was conceived as a unique object, the fruit of artistic genius. Since the 1960s, this characteristic has been diluted in more dynamic forms of art, bringing interactivity as a fundamental part of the work. The object, previously merely contemplative, has other meanings from its relation with the spectator, with the environment and with the social space. From the static object to the action, the art hybridizes in the society, mixing with the culture and the traditional forms of living the quotidian. In the midst of this universe of possible forms, conservation presents itself as a complex activity. The preservation of contemporary productions requires more than just the knowledge about the technique and the materials used, it requires the understanding of the artist's proposal and the understanding of its cultural value. Having the Inhotim Institute's museological collection as the main object of research, this dissertation sought to help the understanding of the relationships established in the museum context between the artist's proposal, the institution and the public. An analysis was performed to verify how these relations are manifested and are reflected in the practices of preservation of current works of art. Using that information as subsidy, we discuss the fruition of the works of art as conservation strategies.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASArte contemporâneaMuseu de arteConservaçãoPatrimônioContemporary artArt museumConservationHeritageO Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.The contemporary art museum of Inhotim / MG: the enjoyment of the work as a conservation strategy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5465369801771235http://lattes.cnpq.br/6075467816475488Santos, Carlos Alberto ÁvilaZilli, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.txtGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain257840http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/6/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.txt99dfb904c0062d0ab492c1b55dd4933dMD56open accessTHUMBNAILGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.jpgGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/7/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.jpg4360648e9e331c0b2a5551608491b98aMD57open accessORIGINALGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdfGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdfapplication/pdf33960325http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/1/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf722aec0eaabf0e1e23c176c3f70d47c6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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