Vygotsky e as teorias da aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5857 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o seu posicionamento diante das clássicas Teorias da Aprendizagem. Tal estudo é parte integrante do trabalho de dissertação de mestrado da autora que tem como foco principal a aprendizagem. Exatamente por não existir consenso no "enquadramento" da Teoria Vygotskyana entre as correntes epistemológicas foi que julgamos essencial uma abordagem crítica sobre o tema. Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio-interacionista e, há, ainda, aqueles que afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas duas classificações. Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Assim, ressalta-se que o trabalho que aqui se apresenta não tem a pretensão de ser conclusivo quanto a esse "enquadramento" da Teoria Sócio-Histórica, mas pretende, essencialmente, apresentar uma revisão teórica sobre as principais características de cada uma das correntes epistemológicas e, a partir daí, discutir qual seria o posicionamento da Teoria Vygotskyana dentro desse contexto. Portanto, este estudo propõe uma revisão das Teorias da Aprendizagem e uma discussão sobre onde está situada a Teoria Vygotskyana diante dessas teorias. |
id |
UFPL_84c7c1621f49d8c474b54d3cc883215d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5857 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:44:34Z2020-06-15T17:44:34Z2006NEVES, Rita de Araújo, DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1,n.2, p. 1-10, 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/06/2020.1809-4651http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5857Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o seu posicionamento diante das clássicas Teorias da Aprendizagem. Tal estudo é parte integrante do trabalho de dissertação de mestrado da autora que tem como foco principal a aprendizagem. Exatamente por não existir consenso no "enquadramento" da Teoria Vygotskyana entre as correntes epistemológicas foi que julgamos essencial uma abordagem crítica sobre o tema. Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio-interacionista e, há, ainda, aqueles que afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas duas classificações. Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Assim, ressalta-se que o trabalho que aqui se apresenta não tem a pretensão de ser conclusivo quanto a esse "enquadramento" da Teoria Sócio-Histórica, mas pretende, essencialmente, apresentar uma revisão teórica sobre as principais características de cada uma das correntes epistemológicas e, a partir daí, discutir qual seria o posicionamento da Teoria Vygotskyana dentro desse contexto. Portanto, este estudo propõe uma revisão das Teorias da Aprendizagem e uma discussão sobre onde está situada a Teoria Vygotskyana diante dessas teorias.porUNISINOSAprendizagemTeorias da aprendizagemTeoria Sócio-HistóricaVygotskyVygotsky e as teorias da aprendizagem.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNeves, Rita de AraujoDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.txtVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.txtExtracted texttext/plain36691http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/6/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.txt728baa1ff85e0bedbe1a0247f0499776MD56open accessTHUMBNAILVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.jpgVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/7/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.jpgb483993a6bc4540e4a5cc7a0c273fa47MD57open accessORIGINALVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdfVygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdfapplication/pdf121121http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/1/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf90bcc19c686dba539061e3398b8e3c7fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58572023-07-13 03:38:03.288open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5857VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:38:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
title |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
spellingShingle |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Neves, Rita de Araujo Aprendizagem Teorias da aprendizagem Teoria Sócio-Histórica Vygotsky |
title_short |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
title_full |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
title_fullStr |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
title_sort |
Vygotsky e as teorias da aprendizagem. |
author |
Neves, Rita de Araujo |
author_facet |
Neves, Rita de Araujo Damiani, Magda Floriana |
author_role |
author |
author2 |
Damiani, Magda Floriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rita de Araujo Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Teorias da aprendizagem Teoria Sócio-Histórica Vygotsky |
topic |
Aprendizagem Teorias da aprendizagem Teoria Sócio-Histórica Vygotsky |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o seu posicionamento diante das clássicas Teorias da Aprendizagem. Tal estudo é parte integrante do trabalho de dissertação de mestrado da autora que tem como foco principal a aprendizagem. Exatamente por não existir consenso no "enquadramento" da Teoria Vygotskyana entre as correntes epistemológicas foi que julgamos essencial uma abordagem crítica sobre o tema. Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio-interacionista e, há, ainda, aqueles que afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas duas classificações. Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Assim, ressalta-se que o trabalho que aqui se apresenta não tem a pretensão de ser conclusivo quanto a esse "enquadramento" da Teoria Sócio-Histórica, mas pretende, essencialmente, apresentar uma revisão teórica sobre as principais características de cada uma das correntes epistemológicas e, a partir daí, discutir qual seria o posicionamento da Teoria Vygotskyana dentro desse contexto. Portanto, este estudo propõe uma revisão das Teorias da Aprendizagem e uma discussão sobre onde está situada a Teoria Vygotskyana diante dessas teorias. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Rita de Araújo, DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1,n.2, p. 1-10, 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5857 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1809-4651 |
identifier_str_mv |
NEVES, Rita de Araújo, DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1,n.2, p. 1-10, 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/06/2020. 1809-4651 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/6/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/7/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/1/Vygotsky_e_as_teorias_da_aprendizagem.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5857/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
728baa1ff85e0bedbe1a0247f0499776 b483993a6bc4540e4a5cc7a0c273fa47 90bcc19c686dba539061e3398b8e3c7f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1823410309651496960 |