Modelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbano
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5670 |
Resumo: | O foco neste trabalho foi desenvolver uma solução para modelar a movimentação de multidões de pedestres no simulador de trânsito veicular urbano ITSUMO, ferramenta utilizada no eixo de emergência do projeto Rede Estadual de Simulação Social (RS-SOC). Tendo em vista a diferença entre as escalas de um veículo e a de um pedestre neste simulador, foi proposto um modelo em mesoescala que tratasse da multidão como uma densidade de pedestres que ocupa os espaços de uma via pública ao longo do tempo, denominado modelo de Densidade de Pedestres. Este modelo é resultado das observações realizadas sobre o comportamento das densidades de pedestres produzidas por uma implementação do modelo de Forças Sociais, em ambientes cujo movimento se deu em um único sentido ou em contrafluxo. Para comprovar a aplicação do modelo proposto, ele foi posto em comparação com esta mesma implementação do modelo de Forças Sociais. A partir de uma análise criteriosa sobre os resultados produzidos pelos dois modelos ao longo do tempo, pode-se perceber que o modelo de Densidades de Pedestres é equivalente ao modelo de Forças Sociais quando se trata da densidade produzida por ambos. |
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2020-06-04T01:54:10Z2020-06-04T01:54:10Z2013-11-22SILVA, Vagner Pinto da. Modelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbano. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5670O foco neste trabalho foi desenvolver uma solução para modelar a movimentação de multidões de pedestres no simulador de trânsito veicular urbano ITSUMO, ferramenta utilizada no eixo de emergência do projeto Rede Estadual de Simulação Social (RS-SOC). Tendo em vista a diferença entre as escalas de um veículo e a de um pedestre neste simulador, foi proposto um modelo em mesoescala que tratasse da multidão como uma densidade de pedestres que ocupa os espaços de uma via pública ao longo do tempo, denominado modelo de Densidade de Pedestres. Este modelo é resultado das observações realizadas sobre o comportamento das densidades de pedestres produzidas por uma implementação do modelo de Forças Sociais, em ambientes cujo movimento se deu em um único sentido ou em contrafluxo. Para comprovar a aplicação do modelo proposto, ele foi posto em comparação com esta mesma implementação do modelo de Forças Sociais. A partir de uma análise criteriosa sobre os resultados produzidos pelos dois modelos ao longo do tempo, pode-se perceber que o modelo de Densidades de Pedestres é equivalente ao modelo de Forças Sociais quando se trata da densidade produzida por ambos.The focus in this study was to develop a solution to model the movement of crowds of pedestrians in urban vehicular traffic Simulator ITSUMO, tool used in the emergency shaft State Network project of Social Simulation (RS-SOC). In view of the difference between the scales of a vehicle and a pedestrian in this simulator was proposed a mesoscale model to the crowd as a density of pedestrians that occupies the spaces of a public road over time, called Pedestrian Densities Model. This model is the result of observations about the behavior of pedestrian density produced by an implementation of the model of social forces, in environments whose movement took place in a single direction or in counter flow. To verify the application of the proposed model, he was put in comparison with this same model implementation of social forces. From a careful review of the results produced by the two models over time, one can realize that the pedestrian densities model is equivalent to the model of social forces when it comes to the density produced by both.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOComputaçãoMultidõesModelo de forças sociaisModelo de densidadesCrowdsSocial forces modelDensities modelModelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4733841203436666http://lattes.cnpq.br/0481478169272902Ferreira Júnior, Paulo RobertoSilva, Vagner Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.txtDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain92178http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5670/6/Dissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.txt41cd78a886a8554343c3dfbc76f5e9ccMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.jpgDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1660http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5670/7/Dissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf.jpg9bfe7c3a4289e7c92fd401373ec7339eMD57open accessORIGINALDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdfDissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdfapplication/pdf1568677http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5670/1/Dissertacao_Vagner_Pinto_da_Silva.pdf4134c14976b4d277ff3be7de7a8d3a81MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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