Desenvolvimento de modelo para simulação de situações de evacuação de multidões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602452 |
Resumo: | Orientador: Orlando Fontes Lima Junior |
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Desenvolvimento de modelo para simulação de situações de evacuação de multidõesModelling to simulate crowd evacuation situationsDefesa civilMultidõesMétodos de simulaçãoModelos matemáticosPanicoCivil defenseCrowdsSimulation methodsMathematical modelsPanicOrientador: Orlando Fontes Lima JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Até os prognósticos mais otimistas apontam para uma tendência de inchaço populacional nas próximas décadas. As taxas de crescimento populacional se mostram crescentes, e a cada dia tornam-se mais freqüentes situações de filas, congestionamentos e aglomerações humanas. O presente estudo pretende analisar os movimentos, tendências e velocidades de escoamento de aglomerações humanas em situações de congestionamento. As situações de fugas em pânico, sempre impregnadas com muitas e complexas variáveis, serão reduzidas a protótipos que se assemelham em sua essência com a realidade. Em muitas situações do dia a dia será possível aplicar os resultados obtidos no estudo, como no dimensionamento de cinemas, teatros e centros de entretenimento. Neste caso, o foco está em melhorar os níveis de conforto dos usuários do sistema minorando seu tempo de exposição a situações de congestionamento. Muitos estudos já foram realizados nesta linha de pesquisa, e os modelos vêm se mostrando cada vez mais realísticos à medida que as variáveis psicológicas são utilizadas como uma ferramenta fundamental para prever o comportamento das partículas no sistema, já que nós, seres humanos, raramente nos comportamos previsivelmente como um fluido. Este estudo tem como objetivo a modelagem das situações de evacuação, e o estudo mecânico e psicológico do comportamento coletivo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para levantamento das variáveis, mecânicas e psicológicas, que influenciam no processo de evacuação. A análise crítica e processamento destas informações definiram como se pode alterar ou anular variáveis envolvidas com a finalidade de minimizar o tempo de fuga e reduzir acidentes e níveis de pânico na multidão. Como resultado final, foi desenvolvido um modelo que permite a realização de simulações de situações de evacuação de multidões. São apresentados também alguns exemplos, aplicações desta modelagem, capazes de auxiliar arquitetos e engenheiros na busca por soluções em projetos de grandes instalaçõesAbstract: Even the most optimistics prognostics show an incredible populational growth for the next decades. As demographic rates grow, people usually see themselves in queuing situations and crowd problems. The following research seeks to analyze movements, tendencies, and flowing velocities of human crowds in jam situations. Situations of panic runaways, always full of complex variables, will be reduced to prototypes that in its essence represent reality. The results from the research will be useful in many ordinary activities, such as in cinema, theaters, and convention centres projects. In this case the focus is in the improvement of comfort standards for pedestrians, reducing their exposal time to stressful situations. Many researches have already been done in this area, and the models have improved a lot as they introduced psychological variables as main tools to predict human behavior. Humans rarely behave predictably as a fluid. This research goal is the modeling of escape situations, and the mechanical and psychological of collective behavior. To do so, a bibliographic research was made, to discover mechanical and psychological variables that could influence the escape process. The analyses of this information defined witch of the variables were useless, or how to alternate those aiming reduced escape times, panic levels in the crowd and accidents.As a final result a model was developed. The model allows simulating crowds in panic during their escape process. Some examples are also shown, applications of the model are able to help arquitects and engineers in the search of project solutions for facilitiesMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Park, Kil JinGuimarães, Carlos Alberto BandeiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSteinberg, Jose Gustavo20052005-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602452STEINBERG, Jose Gustavo. Desenvolvimento de modelo para simulação de situações de evacuação de multidões. 2005. 122f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602452. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/365845porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:29:54Zoai::365845Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:29:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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