Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roni Antonio Garcia da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248
Resumo: O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing.
id UFPL_885459a33c8966030f0c3f09ccc88a18
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3248
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Silva, Roni Antonio Garcia dahttp://lattes.cnpq.br/6818642075803235http://lattes.cnpq.br/6293461308785417Peske, Silmar Teichert2017-03-17T22:26:38Z2017-03-17T22:26:38Z2015-09-25SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RShttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing.The strategic planning, continues being important in the organizations. The base of the Strategic Planning is the strategic diagnosis. The objective of the present study was to accomplish the strategic diagnosis of marketing in a seed company, with focus in the competitiveness. It was used three analysis methodologies: the model of Porter, the analysis SWOT and the analysis of the competition. The model of Porter identifies five forces in the environment of an organization that its influence by competition (Rivality among competitors, Threats of new incomings, Suppliers bargain, Substitutes products , Customers treats and power) and the SWOT analysis that considers the internals and external influences about the company competitiveness. In the internal atmosphere the strong and weak points were analyzed. The analysis of the competition was made with the direct competitive principal of the company. The obtained results will serve as support for the accomplishment of the Marketing Strategic Planning.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de SementesUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTESDiagnóstico EstratégicoAnálise SWOTPlanejamento estratégico de marketingModelo de cinco forças de PorterMarketingSoybean seed companyDiagnosisDiagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de sojaMarketing strategic diagnosis of a soybean seed companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txtdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain66259http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/6/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txt825fd168a5046f4ec841c50319c0cf82MD56open accessTHUMBNAILdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpgdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/7/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpg81f007a6fbb0f813397076eedecc41dcMD57open accessORIGINALdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdfdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdfapplication/pdf1065757http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/1/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf11688f910213d18b43adb44dc4368681MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/32482023-07-13 04:34:36.427open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3248VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:34:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing strategic diagnosis of a soybean seed company
title Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
spellingShingle Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
Silva, Roni Antonio Garcia da
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES
Diagnóstico Estratégico
Análise SWOT
Planejamento estratégico de marketing
Modelo de cinco forças de Porter
Marketing
Soybean seed company
Diagnosis
title_short Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
title_full Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
title_fullStr Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
title_full_unstemmed Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
title_sort Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
author Silva, Roni Antonio Garcia da
author_facet Silva, Roni Antonio Garcia da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6818642075803235
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6293461308785417
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roni Antonio Garcia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peske, Silmar Teichert
contributor_str_mv Peske, Silmar Teichert
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES
Diagnóstico Estratégico
Análise SWOT
Planejamento estratégico de marketing
Modelo de cinco forças de Porter
Marketing
Soybean seed company
Diagnosis
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico Estratégico
Análise SWOT
Planejamento estratégico de marketing
Modelo de cinco forças de Porter
Marketing
Soybean seed company
Diagnosis
description O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-17T22:26:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-17T22:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248
identifier_str_mv SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/6/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/7/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/1/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 825fd168a5046f4ec841c50319c0cf82
81f007a6fbb0f813397076eedecc41dc
11688f910213d18b43adb44dc4368681
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710127499313152