Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248 |
Resumo: | O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing. |
id |
UFPL_885459a33c8966030f0c3f09ccc88a18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3248 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Roni Antonio Garcia dahttp://lattes.cnpq.br/6818642075803235http://lattes.cnpq.br/6293461308785417Peske, Silmar Teichert2017-03-17T22:26:38Z2017-03-17T22:26:38Z2015-09-25SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RShttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing.The strategic planning, continues being important in the organizations. The base of the Strategic Planning is the strategic diagnosis. The objective of the present study was to accomplish the strategic diagnosis of marketing in a seed company, with focus in the competitiveness. It was used three analysis methodologies: the model of Porter, the analysis SWOT and the analysis of the competition. The model of Porter identifies five forces in the environment of an organization that its influence by competition (Rivality among competitors, Threats of new incomings, Suppliers bargain, Substitutes products , Customers treats and power) and the SWOT analysis that considers the internals and external influences about the company competitiveness. In the internal atmosphere the strong and weak points were analyzed. The analysis of the competition was made with the direct competitive principal of the company. The obtained results will serve as support for the accomplishment of the Marketing Strategic Planning.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de SementesUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTESDiagnóstico EstratégicoAnálise SWOTPlanejamento estratégico de marketingModelo de cinco forças de PorterMarketingSoybean seed companyDiagnosisDiagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de sojaMarketing strategic diagnosis of a soybean seed companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txtdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain66259http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/6/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txt825fd168a5046f4ec841c50319c0cf82MD56open accessTHUMBNAILdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpgdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/7/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpg81f007a6fbb0f813397076eedecc41dcMD57open accessORIGINALdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdfdissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdfapplication/pdf1065757http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/1/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf11688f910213d18b43adb44dc4368681MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/32482023-07-13 04:34:36.427open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3248VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:34:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing strategic diagnosis of a soybean seed company |
title |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
spellingShingle |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja Silva, Roni Antonio Garcia da CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES Diagnóstico Estratégico Análise SWOT Planejamento estratégico de marketing Modelo de cinco forças de Porter Marketing Soybean seed company Diagnosis |
title_short |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
title_full |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
title_fullStr |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
title_sort |
Diagnóstico estratégico de marketing em uma empresa de produção de sementes de soja |
author |
Silva, Roni Antonio Garcia da |
author_facet |
Silva, Roni Antonio Garcia da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6818642075803235 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6293461308785417 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roni Antonio Garcia da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peske, Silmar Teichert |
contributor_str_mv |
Peske, Silmar Teichert |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES |
topic |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES Diagnóstico Estratégico Análise SWOT Planejamento estratégico de marketing Modelo de cinco forças de Porter Marketing Soybean seed company Diagnosis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico Estratégico Análise SWOT Planejamento estratégico de marketing Modelo de cinco forças de Porter Marketing Soybean seed company Diagnosis |
description |
O planejamento estratégico continua sendo importante nas organizações. A base do Planejamento Estratégico é o diagnóstico estratégico. O objetivo do estudo foi realizar o diagnóstico estratégico de marketing na unidade de produção e beneficiamento de sementes em uma empresa, com foco na competitividade. Seguindo o que propõe os princípios da Administração Estratégica, utilizou-se três metodologias de análise: o modelo de Porter, a análise SWOT (em Inglês) ou FOFA e a análise da concorrência. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência (Rivalidade entre concorrentes, Ameaças de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaças de produtos substitutos e Poder de barganha dos Clientes) e a análise FOFA que considera a influência dos ambientes interno e externo sobre a competitividade da empresa. No ambiente interno foram analisados os pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo procurou-se identificar as oportunidades e ameaças. A análise da concorrência foi feita com os principais concorrentes diretos da empresa. Os resultados obtidos servirão de suporte para a realização do Planejamento Estratégico de Marketing. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-17T22:26:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-17T22:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248 |
identifier_str_mv |
SILVA, Roni Antonio da. Diagnóstico estratégico de marketing em uma unidade de produção de sementes de soja. Orientador: Prof. Dr. Silmar Teichert Peske. 2015. 41p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Semente. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/6/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/7/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/1/dissertacao_roni_antonio_garcia_da_silva.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3248/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
825fd168a5046f4ec841c50319c0cf82 81f007a6fbb0f813397076eedecc41dc 11688f910213d18b43adb44dc4368681 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710127499313152 |