A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Requião, Renata Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cansi, Lislaine Sirsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos.
id UFPL_8a695808971866d7258f85255f30f670
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7044
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-02-16T23:47:05Z2021-02-16T23:47:05Z2020CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos.porUnoChapecóEducaçãoProfissão docenteArteArtista-professorPrática educativaTerritórioEducationArtArtist-teacherEducational practiceTerritoryEducaciónArtista-profesorPráctica educativaA poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.A poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”.La poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRequião, Renata AzevedoCansi, Lislaine Sirsiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_poetica_na_docencia.pdf.txtA_poetica_na_docencia.pdf.txtExtracted texttext/plain52567http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/6/A_poetica_na_docencia.pdf.txt043cf7eb43b0b36f119412db4c7bd957MD56open accessTHUMBNAILA_poetica_na_docencia.pdf.jpgA_poetica_na_docencia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1640http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/7/A_poetica_na_docencia.pdf.jpg40fadecec8a3c6026c1d3a36e482f0cfMD57open accessORIGINALA_poetica_na_docencia.pdfA_poetica_na_docencia.pdfapplication/pdf2255900http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/1/A_poetica_na_docencia.pdfdf3ddae2e60c2915565c0e1e409a9786MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/70442023-07-13 03:34:11.033open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7044VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:34:11Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”.
La poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”.
title A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
spellingShingle A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
Requião, Renata Azevedo
Educação
Profissão docente
Arte
Artista-professor
Prática educativa
Território
Education
Art
Artist-teacher
Educational practice
Territory
Educación
Artista-profesor
Práctica educativa
title_short A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
title_full A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
title_fullStr A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
title_full_unstemmed A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
title_sort A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
author Requião, Renata Azevedo
author_facet Requião, Renata Azevedo
Cansi, Lislaine Sirsi
author_role author
author2 Cansi, Lislaine Sirsi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Requião, Renata Azevedo
Cansi, Lislaine Sirsi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Profissão docente
Arte
Artista-professor
Prática educativa
Território
Education
Art
Artist-teacher
Educational practice
Territory
Educación
Artista-profesor
Práctica educativa
topic Educação
Profissão docente
Arte
Artista-professor
Prática educativa
Território
Education
Art
Artist-teacher
Educational practice
Territory
Educación
Artista-profesor
Práctica educativa
description Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-16T23:47:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-16T23:47:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771
identifier_str_mv CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UnoChapecó
publisher.none.fl_str_mv UnoChapecó
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/6/A_poetica_na_docencia.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/7/A_poetica_na_docencia.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/1/A_poetica_na_docencia.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 043cf7eb43b0b36f119412db4c7bd957
40fadecec8a3c6026c1d3a36e482f0cf
df3ddae2e60c2915565c0e1e409a9786
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710096324100096