A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044 https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos. |
id |
UFPL_8a695808971866d7258f85255f30f670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7044 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-16T23:47:05Z2021-02-16T23:47:05Z2020CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos.porUnoChapecóEducaçãoProfissão docenteArteArtista-professorPrática educativaTerritórioEducationArtArtist-teacherEducational practiceTerritoryEducaciónArtista-profesorPráctica educativaA poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.A poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”.La poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRequião, Renata AzevedoCansi, Lislaine Sirsiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_poetica_na_docencia.pdf.txtA_poetica_na_docencia.pdf.txtExtracted texttext/plain52567http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/6/A_poetica_na_docencia.pdf.txt043cf7eb43b0b36f119412db4c7bd957MD56open accessTHUMBNAILA_poetica_na_docencia.pdf.jpgA_poetica_na_docencia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1640http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/7/A_poetica_na_docencia.pdf.jpg40fadecec8a3c6026c1d3a36e482f0cfMD57open accessORIGINALA_poetica_na_docencia.pdfA_poetica_na_docencia.pdfapplication/pdf2255900http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/1/A_poetica_na_docencia.pdfdf3ddae2e60c2915565c0e1e409a9786MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/70442023-07-13 03:34:11.033open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7044VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:34:11Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”. La poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”. |
title |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
spellingShingle |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. Requião, Renata Azevedo Educação Profissão docente Arte Artista-professor Prática educativa Território Education Art Artist-teacher Educational practice Territory Educación Artista-profesor Práctica educativa |
title_short |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
title_full |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
title_fullStr |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
title_full_unstemmed |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
title_sort |
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. |
author |
Requião, Renata Azevedo |
author_facet |
Requião, Renata Azevedo Cansi, Lislaine Sirsi |
author_role |
author |
author2 |
Cansi, Lislaine Sirsi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Requião, Renata Azevedo Cansi, Lislaine Sirsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissão docente Arte Artista-professor Prática educativa Território Education Art Artist-teacher Educational practice Territory Educación Artista-profesor Práctica educativa |
topic |
Educação Profissão docente Arte Artista-professor Prática educativa Território Education Art Artist-teacher Educational practice Territory Educación Artista-profesor Práctica educativa |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-16T23:47:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-16T23:47:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771 |
identifier_str_mv |
CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044 https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UnoChapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
UnoChapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/6/A_poetica_na_docencia.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/7/A_poetica_na_docencia.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/1/A_poetica_na_docencia.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7044/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
043cf7eb43b0b36f119412db4c7bd957 40fadecec8a3c6026c1d3a36e482f0cf df3ddae2e60c2915565c0e1e409a9786 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710096324100096 |