Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.

Bibliographic Details
Main Author: Castro, Rafael Fonseca de
Publication Date: 2011
Other Authors: Damiani, Magda Floriana
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Download full: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5850
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25158
Summary: A presente pesquisa objetivou investigar, a partir das impressões dos sujeitos, aspectos relacionados a uma experiência educacional híbrida de uma turma de um curso de pósgraduação que, em duas disciplinas da sua grade curricular, utilizou o AVEA TelEduc concomitantemente às aulas presenciais físicas tradicionais. Tratou-se de um estudo de caso, baseado em uma análise de dados coletados por meio de questionários e análise de documentos - postagens em fóruns. Os achados da pesquisa sugerem que: os sujeitosconsideram fundamental a utilização pedagógica das novas tecnologias; alertam sobre a forma como estas devem ser empregadas; e avaliaram como bastante positiva a experiência educacional híbrida que vivenciaram. Com efeito, esta investigação também visa colaborar com o debate „educação-tecnologia.
id UFPL_8b5c264ece93c36625506d02db72f02c
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5850
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:41:15Z2020-06-15T17:41:15Z2011-12CASTRO, R. F., DAMIANI, M. F. Uma experiência de educação Híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n.2, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25158. Acesso em: 12/06/2020.1679-1916http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5850https://doi.org/10.22456/1679-1916.25158A presente pesquisa objetivou investigar, a partir das impressões dos sujeitos, aspectos relacionados a uma experiência educacional híbrida de uma turma de um curso de pósgraduação que, em duas disciplinas da sua grade curricular, utilizou o AVEA TelEduc concomitantemente às aulas presenciais físicas tradicionais. Tratou-se de um estudo de caso, baseado em uma análise de dados coletados por meio de questionários e análise de documentos - postagens em fóruns. Os achados da pesquisa sugerem que: os sujeitosconsideram fundamental a utilização pedagógica das novas tecnologias; alertam sobre a forma como estas devem ser empregadas; e avaliaram como bastante positiva a experiência educacional híbrida que vivenciaram. Com efeito, esta investigação também visa colaborar com o debate „educação-tecnologia.porUFRGSEducação híbridaAVEAEnsinoAprendizagemTecnologiaHybrid educationE-learning spaceTeachingLearningTechnologyUma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.A hybrid education experience: case study of a postgraduate course.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCastro, Rafael Fonseca deDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.txtUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain39731http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/6/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.txtafd2116ccd5fa749d587682c33e16703MD56open accessTHUMBNAILUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.jpgUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/7/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.jpg276e95b6e2a5dc18f9a1a8c8434edcd0MD57open accessORIGINALUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdfUMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdfapplication/pdf318705http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/1/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf3888a90a9c63491cce9b37bf90a1932bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58502023-07-13 03:58:03.255open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5850VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:58:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A hybrid education experience: case study of a postgraduate course.
title Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
spellingShingle Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
Castro, Rafael Fonseca de
Educação híbrida
AVEA
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Hybrid education
E-learning space
Teaching
Learning
Technology
title_short Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
title_full Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
title_fullStr Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
title_full_unstemmed Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
title_sort Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação.
author Castro, Rafael Fonseca de
author_facet Castro, Rafael Fonseca de
Damiani, Magda Floriana
author_role author
author2 Damiani, Magda Floriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rafael Fonseca de
Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação híbrida
AVEA
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Hybrid education
E-learning space
Teaching
Learning
Technology
topic Educação híbrida
AVEA
Ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Hybrid education
E-learning space
Teaching
Learning
Technology
description A presente pesquisa objetivou investigar, a partir das impressões dos sujeitos, aspectos relacionados a uma experiência educacional híbrida de uma turma de um curso de pósgraduação que, em duas disciplinas da sua grade curricular, utilizou o AVEA TelEduc concomitantemente às aulas presenciais físicas tradicionais. Tratou-se de um estudo de caso, baseado em uma análise de dados coletados por meio de questionários e análise de documentos - postagens em fóruns. Os achados da pesquisa sugerem que: os sujeitosconsideram fundamental a utilização pedagógica das novas tecnologias; alertam sobre a forma como estas devem ser empregadas; e avaliaram como bastante positiva a experiência educacional híbrida que vivenciaram. Com efeito, esta investigação também visa colaborar com o debate „educação-tecnologia.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:41:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:41:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, R. F., DAMIANI, M. F. Uma experiência de educação Híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n.2, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25158. Acesso em: 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5850
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.22456/1679-1916.25158
identifier_str_mv CASTRO, R. F., DAMIANI, M. F. Uma experiência de educação Híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n.2, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25158. Acesso em: 12/06/2020.
1679-1916
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5850
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/6/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/7/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/1/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5850/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv afd2116ccd5fa749d587682c33e16703
276e95b6e2a5dc18f9a1a8c8434edcd0
3888a90a9c63491cce9b37bf90a1932b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767481477038080