Plano Nacional de Educação (2014-2024): política de formação de professores da educação básica.
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Data de Publicação: | 2016 |
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Resumo: | O objeto da presente pesquisa é a análise do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo da investigação consiste em verificar qual concepção de educação orienta a proposta política de formação de professores da educação básica, do Plano Nacional de Educação. A tese que defendemos está orientada na afirmação de que, no essencial, a política de formação proposta pelo PNE, ajusta-se a uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação, e não apresenta uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. A investigação foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Por entendermos que as condições materiais da existência são também condicionantes na formação do indivíduo, utilizamos como método o materialismo histórico, tendo como referencial teórico Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982; 1984; 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994; 2003; 2007; 2009; 2012; 2014; 2014a). A análise está organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, partindo do pressuposto de que o processo de formação do professor está articulado com uma realidade material concreta, explicitamos o encaminhamento teórico-metodológico que respalda esta pesquisa. No segundo capítulo analisamos as políticas de formação de professores no atual contexto, com destaque para as reformas do Estado e a influência do pensamento neoliberal, no encaminhamento das reformas educacionais, e em conformidade com as exigências da produção e do mercado na atualidade. No terceiro capítulo, apresentamos alguns aspectos que caracterizam antecedentes históricos referentes à ideia de Plano, bem como determinados aspectos especificamente relacionados ao Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Por último, no quarto capítulo, que se constitui na parte central da investigação, analisamos a proposta política de formação dos professores da educação básica, no texto do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), com base em cinco categorias do objeto: condições de trabalho e formação; formação e meritocracia; uma formação orientada pela prática; regime de colaboração e formação; a formação do professor e o descompromisso do Estado. Baseados na análise destas categorias, afirmamos que a política de formação de professores, proposta pelo PNE, está orientada por uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação e, portanto, não propõe, efetivamente, uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. |
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2021-06-23T09:50:39Z2021-06-222021-06-23T09:50:39Z2016-12-01FIORESE, Gilmar. Plano Nacional de Educação (2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. 2016. 164 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7752O objeto da presente pesquisa é a análise do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo da investigação consiste em verificar qual concepção de educação orienta a proposta política de formação de professores da educação básica, do Plano Nacional de Educação. A tese que defendemos está orientada na afirmação de que, no essencial, a política de formação proposta pelo PNE, ajusta-se a uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação, e não apresenta uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. A investigação foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Por entendermos que as condições materiais da existência são também condicionantes na formação do indivíduo, utilizamos como método o materialismo histórico, tendo como referencial teórico Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982; 1984; 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994; 2003; 2007; 2009; 2012; 2014; 2014a). A análise está organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, partindo do pressuposto de que o processo de formação do professor está articulado com uma realidade material concreta, explicitamos o encaminhamento teórico-metodológico que respalda esta pesquisa. No segundo capítulo analisamos as políticas de formação de professores no atual contexto, com destaque para as reformas do Estado e a influência do pensamento neoliberal, no encaminhamento das reformas educacionais, e em conformidade com as exigências da produção e do mercado na atualidade. No terceiro capítulo, apresentamos alguns aspectos que caracterizam antecedentes históricos referentes à ideia de Plano, bem como determinados aspectos especificamente relacionados ao Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Por último, no quarto capítulo, que se constitui na parte central da investigação, analisamos a proposta política de formação dos professores da educação básica, no texto do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), com base em cinco categorias do objeto: condições de trabalho e formação; formação e meritocracia; uma formação orientada pela prática; regime de colaboração e formação; a formação do professor e o descompromisso do Estado. Baseados na análise destas categorias, afirmamos que a política de formação de professores, proposta pelo PNE, está orientada por uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação e, portanto, não propõe, efetivamente, uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes.The object of this research is the analysis of the PNE - National Education Plan (2014 - 2024): Basic Education Teacher Training Policy. The objective of the research is to verify which conception of education guides the political proposal of basic education teacher training, of the National Plan of Education. The thesis that we defend is oriented in the affirmation that, in essential, the training policy proposed by the PNE, fits in with a neoprodutivist and neotecnicist conception of education, and does not present a rupture with the existing training policies. The research was carried out from documentary and bibliographical research. Because we understand that the material conditions of existence are also conditioning factors in the formation of the individual, we use historical materialism as a method, having as theoretical reference Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982, 1984, 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994, 2003, 2007, 2009, 2012, 2014, 2014a). The analysis is organized into four chapters. In the first chapter, based on the assumption that the teacher training process is articulated with a concrete material reality, we explain the theoretical-methodological guidance that supports this research. In the second chapter, we analyze teacher education policies in the current context, with emphasis on state reforms and the influence of neoliberal thinking in the direction of educational reforms, and in accordance with the demands of production and the market today. In the third chapter, we present some aspects that characterize historical antecedents regarding the idea of Plan, as well as certain aspects specifically related to the National Education Plan 2014-2024. Finally, in the fourth chapter, which constitutes the central part of the investigation, we analyze the Proposed policy for the training of teachers of basic education in the text of the National Education Plan (2014 - 2024), based on five categories of the object: working conditions and training; Formation and meritocracy; Training based on practice; Collaboration and training regime; The formation of the teacher and the lack of commitment of the State. Based on the analysis of these categories, we affirm that the teacher education policy proposed by PNE is guided by a neoprodutivist and neotechnicist conception of education and, therefore, does not effectively propose a rupture with the existing policies of formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPlano Nacional de EducaçãoPolítica de formação de professoresNational Education PlanTeacher training policyPlano Nacional de Educação (2014-2024): política de formação de professores da educação básica.National Education Plan (2014 - 2024): Basic Education Teacher Training Policy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9795139862995941http://lattes.cnpq.br/9604790118520059Zanella, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999Orth, Miguel AlfredoFiorese, Gilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Gilmar_Fiorese.pdf.txtTese_Gilmar_Fiorese.pdf.txtExtracted texttext/plain426702http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7752/6/Tese_Gilmar_Fiorese.pdf.txt0590cecbcb2dfc78cc133ca0d1fc7f7fMD56open accessTHUMBNAILTese_Gilmar_Fiorese.pdf.jpgTese_Gilmar_Fiorese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7752/7/Tese_Gilmar_Fiorese.pdf.jpg14a30358475c2369e435b4a1840e298cMD57open accessORIGINALTese_Gilmar_Fiorese.pdfTese_Gilmar_Fiorese.pdfapplication/pdf1178834http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7752/1/Tese_Gilmar_Fiorese.pdfb8e65cfd44547dac8f3619614a705723MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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O objeto da presente pesquisa é a análise do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo da investigação consiste em verificar qual concepção de educação orienta a proposta política de formação de professores da educação básica, do Plano Nacional de Educação. A tese que defendemos está orientada na afirmação de que, no essencial, a política de formação proposta pelo PNE, ajusta-se a uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação, e não apresenta uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. A investigação foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Por entendermos que as condições materiais da existência são também condicionantes na formação do indivíduo, utilizamos como método o materialismo histórico, tendo como referencial teórico Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982; 1984; 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994; 2003; 2007; 2009; 2012; 2014; 2014a). A análise está organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, partindo do pressuposto de que o processo de formação do professor está articulado com uma realidade material concreta, explicitamos o encaminhamento teórico-metodológico que respalda esta pesquisa. No segundo capítulo analisamos as políticas de formação de professores no atual contexto, com destaque para as reformas do Estado e a influência do pensamento neoliberal, no encaminhamento das reformas educacionais, e em conformidade com as exigências da produção e do mercado na atualidade. No terceiro capítulo, apresentamos alguns aspectos que caracterizam antecedentes históricos referentes à ideia de Plano, bem como determinados aspectos especificamente relacionados ao Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Por último, no quarto capítulo, que se constitui na parte central da investigação, analisamos a proposta política de formação dos professores da educação básica, no texto do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), com base em cinco categorias do objeto: condições de trabalho e formação; formação e meritocracia; uma formação orientada pela prática; regime de colaboração e formação; a formação do professor e o descompromisso do Estado. Baseados na análise destas categorias, afirmamos que a política de formação de professores, proposta pelo PNE, está orientada por uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação e, portanto, não propõe, efetivamente, uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. |
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