A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7656 |
Resumo: | A presente Tese tem como objetivo compreender como os movimentos de leitura e de escrita ampliam a reflexividade pedagógica, incidindo no desenvolvimento da profissionalidade docente. A investigação envolve aspectos relacionados à leitura e à escrita em geral e, especificamente, de cadernetas de metacognição. O contexto da pesquisa foi a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Estado do Rio Grande do Sul, e os sujeitos da pesquisa foram as professoras orientadoras de estudos. A pesquisa foi conduzida por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: (I) observações e filmagens de momentos de leitura de cadernetas de metacognição, durante as formações do PNAIC; (II) aplicação de questionários; e (III) análise de cadernetas de metacognição. A compreensão do contexto de formação profissional e a análise de dados basearam-se em princípios da hermenêutica filosófica gadameriana, na qual são valorizados os sentidos do texto e do intérprete, em vista da “fusão de horizontes”, abrangendo também os aportes conceituais, que são os de reflexividade pedagógica (Donald Schön, Kenneth Zeichner e José Carlos Libâneo), autonomia docente (José Contreras e José Gimeno Sacristán) e abertura ao diálogo (Hans- Georg Gadamer). A Tese sustenta que os movimentos de escrita e de leitura são constituintes da reflexividade pedagógica, enquanto movimentos de interrupção e, desta forma, colaboram no desenvolvimento profissional das professoras. Essa Tese resulta como síntese das seguintes posições: (I) o conhecimento de si é construído a partir de vários movimentos: escrita, leitura partilhada, leitura de si, relações construídas e aprendizagens realizadas; (II) a escrita de si e a leitura de si possibilitam a vivência da reflexividade em suas dimensões individual e coletiva, especialmente quando as professoras interagem após a leitura das cadernetas de metacognição; e (III) a ausência ou a restrição da autonomia, no campo das ideias, dificulta a vivência da reflexividade, tanto na dimensão individual, quanto na dimensão coletiva, da mesma forma que a ausência da capacidade para o diálogo restringe o conhecimento de si e o conhecimento do outro. |
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2021-06-10T23:33:14Z2021-06-102021-06-10T23:33:14Z2018-12-12GRANDO, Katlen Böhm. A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. 2018. 323f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7656A presente Tese tem como objetivo compreender como os movimentos de leitura e de escrita ampliam a reflexividade pedagógica, incidindo no desenvolvimento da profissionalidade docente. A investigação envolve aspectos relacionados à leitura e à escrita em geral e, especificamente, de cadernetas de metacognição. O contexto da pesquisa foi a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Estado do Rio Grande do Sul, e os sujeitos da pesquisa foram as professoras orientadoras de estudos. A pesquisa foi conduzida por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: (I) observações e filmagens de momentos de leitura de cadernetas de metacognição, durante as formações do PNAIC; (II) aplicação de questionários; e (III) análise de cadernetas de metacognição. A compreensão do contexto de formação profissional e a análise de dados basearam-se em princípios da hermenêutica filosófica gadameriana, na qual são valorizados os sentidos do texto e do intérprete, em vista da “fusão de horizontes”, abrangendo também os aportes conceituais, que são os de reflexividade pedagógica (Donald Schön, Kenneth Zeichner e José Carlos Libâneo), autonomia docente (José Contreras e José Gimeno Sacristán) e abertura ao diálogo (Hans- Georg Gadamer). A Tese sustenta que os movimentos de escrita e de leitura são constituintes da reflexividade pedagógica, enquanto movimentos de interrupção e, desta forma, colaboram no desenvolvimento profissional das professoras. 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The context of the study was the formation within PNAIC (National Pact for Literacy at the Right Age), in the state of Rio Grande do Sul, and the research subjects were the study advisors. The work was conducted through the following methodological procedures: (I) observations and filming of reading moments of the metacognition notebooks during PNAIC formations, (II) surveys and (III) analysis of metacognition notebooks. The understanding of professional training context and data analysis were based on principles of Gadamer’s philosophical hermeneutics in which the senses of the text and of the interpreter are valued, in view of the "fusion of horizons", wich also included theoretical concepts such as pedagogical reflexivity (Donald Schön, Kenneth Zeichner and José Carlos Libâneo), teacher autonomy (José Contreras and José Gimeno Sacristán) and openness to dialogue (Hans-Georg Gadamer). The thesis is constructed as a synthesis of the following positions: (I) self-knowledge is constructed by several movements: writing, shared reading, self-reading, built relationships and accomplished learnings; (II) the writing of the self and the reading of the self enable to experience the reflexivity in its individual and collective dimensions, especially when the participants of the formation interacted after reading the metacognition notebooks and (III) the absence or restriction of autonomy in the field of ideas hampers the experience of reflexivity, both at the individual and in the collective dimension, in the same way as the absence of the capacity for dialogue restricts the knowledge of oneself and the knowledge of the other.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresLeitura e escrita de professorasReflexividade pedagógicaAutonomia docenteCadernetas de metacogniçãoFormation of teachersTeachers’ reading and writingPedagogical reflexivityTeacher’s autonomyMetacognition notebooksA escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica.Writing and reading of teachers in the context of professional formation and the pedagogical reflexivity.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8251917002241004http://lattes.cnpq.br/7467574585513397Nörnberg, MartaGrando, Katlen Böhminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.txtTese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.txtExtracted texttext/plain732243http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7656/6/Tese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.txt96b12f2d2167fb94393626d783d60ab5MD56open accessTHUMBNAILTese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.jpgTese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7656/7/Tese_Katlen_Bohm_Grando.pdf.jpgc07f61b2a518b488652c84fba848369fMD57open accessORIGINALTese_Katlen_Bohm_Grando.pdfTese_Katlen_Bohm_Grando.pdfapplication/pdf4479945http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7656/1/Tese_Katlen_Bohm_Grando.pdff08ba24720c22d87168e12609f15471cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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