A Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836-1845).
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7824 |
Resumo: | O tema pesquisado é a Instrução Pública na República Rio-grandense, entre o período de setembro de 1836 até março de 1845. Espaço de tempo em que parte da Província de São Pedro, atual Estado do Rio Grande do Sul, esteve separada do império brasileiro constituindo a República Rio-grandense, em decorrência dos fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845). Através dos jornais oficiais do governo farroupilha e outras fontes já utilizadas pela historiografia (leis, ordens de pagamentos de professores, etc.) é possível perceber o modelo de Educação desejado pelos republicanos rio-grandenses. Essa é uma questão que esclarecemos, tendo por base o seguinte questionamento: qual o modelo de Instrução Pública almejado pelos farroupilhas? O objetivo geral dessa pesquisa é contribuir na análise do modelo “educacional farrapo”. Os objetivos específicos são: relacionar os ideais da Revolução Farroupilha com as novas perspectivas da sociedade mundial, analisar a Instrução Pública do governo imperial na Província de São Pedro, caracterizar o modelo de Instrução Pública almejado pelos republicanos rio-grandenses e identificar ações práticas do governo farroupilha, referentes à Instrução Pública. Nesse estudo, as fontes utilizadas são: os jornais da Revolução Farroupilha - O Povo, O Americano e o Estrela do Sul importantes por serem os diários oficiais da República Rio-grandense, onde são difundidos os princípios dos farroupilhas e os atos do governo; também o jornal O Mensageiro, órgão oficial dos farrapos, antes da separação de parte da Província de São Pedro do resto do Brasil; as cartas dos participantes da Revolução, editadas pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (Coleção Varela - C.V); o Projeto de Constituição da República Rio-grandense, publicado em anexo em Flores (1985) e algumas memórias. Usamos também como fonte de pesquisa os relatórios e falas dos presidentes da província, que estão disponíveis no site http:/www.crl.edu/content/provopen.htm, e as leis, atos e regulamentos sobre Educação que foram publicadas em CD-ROM por Tambara e Arriada (2004). Concluindo, o modelo almejado pelos farroupilhas diferenciava a educação por classe social, era centralizadora, controlada pela lei, a maior parte da população livre receberia uma educação mínima para regular sua conduta conforme os interesses da classe dominante. Houve, também, a busca do método de Lancaster e a mulher continuou a ser preparada para o lar, pois essa seria a sua principal função social. |
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Essa é uma questão que esclarecemos, tendo por base o seguinte questionamento: qual o modelo de Instrução Pública almejado pelos farroupilhas? O objetivo geral dessa pesquisa é contribuir na análise do modelo “educacional farrapo”. Os objetivos específicos são: relacionar os ideais da Revolução Farroupilha com as novas perspectivas da sociedade mundial, analisar a Instrução Pública do governo imperial na Província de São Pedro, caracterizar o modelo de Instrução Pública almejado pelos republicanos rio-grandenses e identificar ações práticas do governo farroupilha, referentes à Instrução Pública. Nesse estudo, as fontes utilizadas são: os jornais da Revolução Farroupilha - O Povo, O Americano e o Estrela do Sul importantes por serem os diários oficiais da República Rio-grandense, onde são difundidos os princípios dos farroupilhas e os atos do governo; também o jornal O Mensageiro, órgão oficial dos farrapos, antes da separação de parte da Província de São Pedro do resto do Brasil; as cartas dos participantes da Revolução, editadas pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (Coleção Varela - C.V); o Projeto de Constituição da República Rio-grandense, publicado em anexo em Flores (1985) e algumas memórias. Usamos também como fonte de pesquisa os relatórios e falas dos presidentes da província, que estão disponíveis no site http:/www.crl.edu/content/provopen.htm, e as leis, atos e regulamentos sobre Educação que foram publicadas em CD-ROM por Tambara e Arriada (2004). Concluindo, o modelo almejado pelos farroupilhas diferenciava a educação por classe social, era centralizadora, controlada pela lei, a maior parte da população livre receberia uma educação mínima para regular sua conduta conforme os interesses da classe dominante. Houve, também, a busca do método de Lancaster e a mulher continuou a ser preparada para o lar, pois essa seria a sua principal função social.The research topic is the Public Instruction in the Rio-grandense Republic, between the period from September 1836 to March 1845. Space of time that part of the São Pedro Province, now the state of Rio Grande do Sul, that was separated from the brazilian empire, forming the Rio-grandense Republic, due to the facts of Farroupilha Revolution (1835-1845). Through the newspapers of the revolutionary government and other sources already used by historians (laws, teachers´ payment orders, etc.) its possible to realize the kind of Education desired by the Rio-grandenses Republicans . This is an issue that we clarify, based on the following question: What is the model of Public Instruction pursued by farroupilhas? The general purpose of this research is to contribute to the analysis of “farrapo educational model ". The specific objectives are: to relate the ideals of the Farroupilha Revolution, with new prospects for the global society, considering the Public Instruction of the Imperial Government in the São Pedro Province between 1835 and 1845, characterize the model of Public Instruction desired by the Rio-grandenses Republicans and identify the practical actions of the Farroupilha government, on the Public Instruction. In this study the sources are the newspapers of the Farroupilha Revolution - O Povo, O Americano and the Estrela do Sul - important because they are the official newspapers of the Rio-grandense Republic, where are transmitted the principles of farroupilhas and the acts of government, too, O Mensageiro newspaper, official organ of the insurgents, before the separation of part of the São Pedro Province to the rest of Brazil, the letters of the participants of the Revolution, edited by the Historical Archives of Rio Grande do Sul (Varela Collection - CV), the Constitution Project of the Rio-grandense Republic, published together in Flores (1985), and some memories. We also used as a source of research, the reports and speeches of the presidents of the province, which are available at http:/www.crl.edu/content/provopen.htm, and the laws, acts and regulations about Education which were published on CD -ROM by Tambara and Arriada (2004). In conclusion, the model desired by farroupilhas differentiated the education by social class, was centralized, controlled by law, the majority of the population would receive a minimal education to regulate their conduct according to the interests of the ruling class. There was also the search of Lancaster‟s method and the woman continued to be prepared for the home, as this would be hers main social function.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInstrução PúblicaRepública Rio-GrandenseRevolução FarroupilhaPublic InstuctionRio-Grandense RepublicFarroupilha RevolutionA Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836-1845).The Public Instruction in the Rio-Grandense Republic (1836-1845).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9824390638052874http://lattes.cnpq.br/9102960381550474Amaral, Giana Lange doXavier, Itamaragiba Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.txtDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.txtExtracted texttext/plain531789http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7824/6/Dissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.txt621fa6ef9652db268dcf5436b41bef47MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.jpgDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7824/7/Dissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdf.jpg47c7e89802750042efd4b66362557cc8MD57open accessORIGINALDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdfDissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdfapplication/pdf1369555http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7824/1/Dissertacao_Itamaragiba_Chaves_Xavier.pdfee444a916888a15f978d21ae1dae50adMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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