Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4360 |
Resumo: | Considerando-se que o currículo é uma tecnologia de poder pautada por desejos e um espaço produtivo que cria significados, representações, identidades, conceitos e práticas capacitadas e organizadas para, produzir e instrumentalizar a conduta docente, objetivou-se neste trabalho investigar como o currículo e a formação de professores de Física têm sido imaginados, falados e produzidos por cinco professores formadores do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça (IFSul/CaVG). A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pela perspectiva dos estudos pós-estruturalistas de inspiração foucaultiana. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e transcritas. A apreciação das informações foi tratada a partir da perspectiva da análise de discurso conduzida por Fischer (2012). Nesse caso, a estratégia de descrição analítica foi trabalhar com o próprio discurso e a relação que ele coloca em funcionamento e o que ele produz. Desse modo, observa-se que: 1) a natureza do curso é o resultado de uma relação de poder, profundamente dinâmica e instável, que cerca os Institutos Federais e o curso de Licenciatura em Física; 2) a proposta do currículo é interdisciplinar, com base na integração entre os conteúdos de Física, Química e Biologia ao longo dos três primeiros semestres; 3) a reforma realizada seguiu a perspectiva tradicional e a manutenção de um tipo de curso e currículo; 4) existe um pensamento que atribui aos saberes da prática a condição para a boa formação docente; 5) os professores formadores possuem concepções diversas sobre currículo e formação de professores de Física. Por fim, a pesquisa possibilitou concluir que a manutenção de certos padrões curriculares, e a ênfase na prática, vêm sendo sustentadas por discursos que se naturalizaram e funcionam como verdadeiros entre os professores formadores. |
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http://lattes.cnpq.br/8127594795845103http://lattes.cnpq.br/0786686849417044Osório, Mara Rejane VieiraSecco, Daiane2019-04-24T18:19:14Z2019-04-242019-04-24T18:19:14Z2018-03-14SECCO, Daiane. Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4360Considerando-se que o currículo é uma tecnologia de poder pautada por desejos e um espaço produtivo que cria significados, representações, identidades, conceitos e práticas capacitadas e organizadas para, produzir e instrumentalizar a conduta docente, objetivou-se neste trabalho investigar como o currículo e a formação de professores de Física têm sido imaginados, falados e produzidos por cinco professores formadores do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça (IFSul/CaVG). A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pela perspectiva dos estudos pós-estruturalistas de inspiração foucaultiana. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e transcritas. A apreciação das informações foi tratada a partir da perspectiva da análise de discurso conduzida por Fischer (2012). Nesse caso, a estratégia de descrição analítica foi trabalhar com o próprio discurso e a relação que ele coloca em funcionamento e o que ele produz. Desse modo, observa-se que: 1) a natureza do curso é o resultado de uma relação de poder, profundamente dinâmica e instável, que cerca os Institutos Federais e o curso de Licenciatura em Física; 2) a proposta do currículo é interdisciplinar, com base na integração entre os conteúdos de Física, Química e Biologia ao longo dos três primeiros semestres; 3) a reforma realizada seguiu a perspectiva tradicional e a manutenção de um tipo de curso e currículo; 4) existe um pensamento que atribui aos saberes da prática a condição para a boa formação docente; 5) os professores formadores possuem concepções diversas sobre currículo e formação de professores de Física. Por fim, a pesquisa possibilitou concluir que a manutenção de certos padrões curriculares, e a ênfase na prática, vêm sendo sustentadas por discursos que se naturalizaram e funcionam como verdadeiros entre os professores formadores.Taking into consideration that the curriculum is a technology of power guided by wishes and a productive space that creates meanings, representations, identities, concepts and enabled, organized practices to form and instrumentalize the faculty manner, the objective of this assignment is to investigate how curriculum and graduation of Physics teachers have been imagined, spoken and produced by five gr aduating teachers of the Graduate Physics course of the Institute of Federal Education, Science and Technology from Rio Grande do Sul Southern Campus Pelotas-Visconde da Graça (IFSul/CaVG).The research was based theoretically and methodologically from the perspective of post-structuralist studies of Foucaultian inspiration.Data collection was obtained from utilizing semi-structured interviews recorded in audio and transcribed. Recognition of information was treated from the perspective of speech analysis performed by Fischer (2012). In this case, the strategy of analytical description was to work with the speech itself and the relation it places into operation and what it produces. Thus, it is observed that: 1) the nature of the course is the result of a deeply dynamic and unstable relation of power that surrounds the Federal Institutes and Graduate Degree in Physics; 2) the curriculum´s proposal is interdisciplinary, based on integration between the contents of Physics, Chemistry and Biology during the first three semesters; 3) the renovation performed followed a traditional perspective and maintenance of a type of course and curriculum; 4) there is a thought which attributes the knowledge of practice as a condition for good teacher formation; 5) the teacher trainers have various conceptions about curriculum and training of Physics teachers. Finally, the research made it possible to conclude that the maintenance of certain curricular standards and the enphasis on practice have been supported by speeches that have become naturalized and are true among teacher trainers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoCurrículoFormação de professoresAnálise de discursoEducationCurriculumTeacher trainingSpeech analysisProfessores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente.Professor trainers: speeches that form docente conduct and curriculum.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDaiane Secco.pdf.txtDaiane Secco.pdf.txtExtracted texttext/plain312249http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4360/6/Daiane%20Secco.pdf.txt75409f54df594213dc7faf6e82c78a2dMD56open accessTHUMBNAILDaiane Secco.pdf.jpgDaiane Secco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4360/7/Daiane%20Secco.pdf.jpgd935d35cff985cec96b55154897d036eMD57open accessORIGINALDaiane Secco.pdfDaiane Secco.pdfapplication/pdf1389722http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4360/1/Daiane%20Secco.pdff2dfb4a9fe3cba590698a0a9c97b14d3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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