A Leitura Literária no Curso de Pedagogia Noturno da UFPel: o que dizem as Estagiárias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Michele Telles
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7564
Resumo: Esta pesquisa de mestrado integra a linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como objetivo principal pesquisar e averiguar como se deu o processo de formação das estagiárias do curso de licenciatura em Pedagogia noturno da UFPel, no tocante à leitura literária. Além disso, este estudo tenciona investigar acerca da concepção das estagiárias sobre leitura literária; como caracterizam o processo de formação sobre a leitura literária, destacando possíveis evidências (positivas e negativas) entre outros pontos. O trabalho assume princípios da pesquisa qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um questionário semiestruturado e uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram dezenove estagiárias concluintes do último semestre do curso noturno de Pedagogia da UFPel, o nono semestre, no período de 2019/2. A abordagem dos dados foi a Análise de Conteúdo, a partir do referencial apresentado por Moraes (1999). Os aportes teóricos sustentam-se, principalmente, nos seguintes autores: García (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2006), Lima (2009), Paulino (2010), Cosson (2007), Zilberman (2009) e Machado (2001). Destacamos como “resultados” que as estagiárias do curso de Pedagogia Noturno refletem sobre a sua formação em relação ao tema “leitura literária”, mesmo que de forma sucinta. Percebe-se que as três estagiárias entrevistadas utilizaram referenciais conceituais acerca da literatura literária que se aproximam daqueles trazidos por alguns autores: Rosa (2013), Prado (2003), Riter (2009), Zilberman (2009), apesar de, explicitamente, nenhuma ter citado diretamente algum autor(a) para subsidiar seu conceito. Todas compreendem a relevância do tema Leitura Literária para a formação docente e, principalmente, para suas futuras atuações profissionais, mas ressaltam a carência de disciplinas obrigatórias e optativas que aprofundem o tema no Curso. Apesar disso, treze (13) estagiárias fizeram disciplinas obrigatórias e nove (09) fizeram disciplinas optativas que abordaram, de alguma forma, o tema. A maioria das estagiárias, onze (11), sentemse preparadas para trabalhar com a leitura literária em sala de aula. Dez (10) estagiárias cursaram alguma atividade de ensino, pesquisa, extensão ou de outra natureza durante a formação. Ao longo do texto, pautamos a necessária formação para trabalhar com leitura literária, especialmente em um curso de pedagogia. Temos como premissa de que o profissional que lida com esse tema deve ter uma cultura leitora. Difícil seria auxiliar na construção dessa cultura leitora com os alunos se o professor não considerasse a importância do ato de ler.
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spelling 2021-05-21T23:42:39Z2021-05-212021-05-21T23:42:39Z2020-12-18BAPTISTA. Michele Telles. A Leitura Literária no Curso de Pedagogia Noturno da UFPel: o que dizem as Estagiárias?. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7564Esta pesquisa de mestrado integra a linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como objetivo principal pesquisar e averiguar como se deu o processo de formação das estagiárias do curso de licenciatura em Pedagogia noturno da UFPel, no tocante à leitura literária. Além disso, este estudo tenciona investigar acerca da concepção das estagiárias sobre leitura literária; como caracterizam o processo de formação sobre a leitura literária, destacando possíveis evidências (positivas e negativas) entre outros pontos. O trabalho assume princípios da pesquisa qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um questionário semiestruturado e uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram dezenove estagiárias concluintes do último semestre do curso noturno de Pedagogia da UFPel, o nono semestre, no período de 2019/2. A abordagem dos dados foi a Análise de Conteúdo, a partir do referencial apresentado por Moraes (1999). Os aportes teóricos sustentam-se, principalmente, nos seguintes autores: García (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2006), Lima (2009), Paulino (2010), Cosson (2007), Zilberman (2009) e Machado (2001). Destacamos como “resultados” que as estagiárias do curso de Pedagogia Noturno refletem sobre a sua formação em relação ao tema “leitura literária”, mesmo que de forma sucinta. Percebe-se que as três estagiárias entrevistadas utilizaram referenciais conceituais acerca da literatura literária que se aproximam daqueles trazidos por alguns autores: Rosa (2013), Prado (2003), Riter (2009), Zilberman (2009), apesar de, explicitamente, nenhuma ter citado diretamente algum autor(a) para subsidiar seu conceito. Todas compreendem a relevância do tema Leitura Literária para a formação docente e, principalmente, para suas futuras atuações profissionais, mas ressaltam a carência de disciplinas obrigatórias e optativas que aprofundem o tema no Curso. Apesar disso, treze (13) estagiárias fizeram disciplinas obrigatórias e nove (09) fizeram disciplinas optativas que abordaram, de alguma forma, o tema. A maioria das estagiárias, onze (11), sentemse preparadas para trabalhar com a leitura literária em sala de aula. Dez (10) estagiárias cursaram alguma atividade de ensino, pesquisa, extensão ou de outra natureza durante a formação. Ao longo do texto, pautamos a necessária formação para trabalhar com leitura literária, especialmente em um curso de pedagogia. Temos como premissa de que o profissional que lida com esse tema deve ter uma cultura leitora. Difícil seria auxiliar na construção dessa cultura leitora com os alunos se o professor não considerasse a importância do ato de ler.This master’s degree research is articulated of the research line: Teacher Education, Teaching, Processes and Educational Practices, from Post-Graduation Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Pelotas (UFPel). The main purpose is to research and to find out how the literary reading was approached in the educational process of the interns from evening Pedagogy undergraduate course at UFPel. Furthermore, this study intends to investigate the interns' conception of literary reading; how they characterize the education process with regard to literary reading; highlights possible evidences (positives and negatives); among other points. The work is based on qualitative research and has as a data collection instrument the document analysis of the course’s pedagogical project, a semi-structured questionnaire and a semi-structured interview. The subjects participating in this research were nineteen interns, from the last semester of the evening Pedagogy undergraduate course at UFPel, the ninth semester, in the second half of 2019. The data approach was content analysis, presented by Moraes (1999). The theoretical contributions were mainly based on the following authors: García (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2006), Lima (2009), Paulino (2010), Cosson (2007), Zilberman (2009) and Machado (2001). It was highlighted as “results” that the interns from evening Pedagogy undergraduate course reflect about their education with respect to the theme “literary reading”, even though in a succinct way. Three of the interns interviewed used conceptual references about literary literature which are close to those presented by some authors: Rosa (2013), Prado (2003), Riter (2009), Ziberman (2009), however, explicitly, none of them cited an author to support their concept. All of them understand the relevance of the Literary Reading theme for teacher education and, mainly, for their future professional activities, but they emphasize the shortage of elective and optional subjects that deepen the theme in the course. Despite this, thirteen (13) interns took elective and nine (09) took optional subjects that addressed the theme in some way. Most of the interns, eleven (11), feel ready to perform literary reading in the classroom. Ten (10) interns attended some teaching, research, extension activity or other during the professional education. Throughout the text we lay enphasis on the necessary literary reading education, especially in a Pedagogy undergraduate course. Our premise is that the professional who works with this theme, must have a reading culture. It would be difficult to contribute to the construction of this reading culture with students, if the teacher does not consider the importance of the act of reading.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura literáriaEstagiáriasPedagogia NoturnoEstágio Curricular SupervisionadoFormação de ProfessoresLiterary ReadingInternsEvening Pedagogy Undergraduate CourseSupervised Curricular internshipTeacher educationA Leitura Literária no Curso de Pedagogia Noturno da UFPel: o que dizem as Estagiárias?The Literary Reading in the Evening Pedagogy Undergraduate Course at UFPel: What do the interns say?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3762525339838970http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesBaptista, Michele Tellesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.txtDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.txtExtracted texttext/plain185942http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7564/6/Dissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.txt668f72587738c40da4e916d3b1b2e7f0MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.jpgDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7564/7/Dissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdf.jpga01f6821f726b2392250961dd5eeb454MD57open accessORIGINALDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdfDissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdfapplication/pdf597091http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7564/1/Dissertacao_MICHELE_TELLES_BAPTISTA.pdfc2707c08cd383b1338d823e9493d2378MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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