O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6274
Resumo: Esse estudo de caso teve como objeto o Estágio Supervisionado e suas implicações no curso de pedagogia, tendo em vista a relação da teoria e da prática colocadas em campo. Objetivou- se aqui descrever a prática docente dos (as) alunos (as) estagiários (as) a partir da observação e intervenção que acontecem durante o período do estágio, buscando aprofundar as questões relativas ao desenvolvimento de suas capacidades, corrigindo suas deficiências e norteando o seu caminho para uma formação pedagógica qualificada. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso do estágio vivenciado na Cidade de Sousa- PB, com a intenção de retratar todos os percalços e aprendizagens adquiridas durante o estágio, evidenciar o quão é indispensável esse momento na vida do licenciado.
id UFCG_736c09b21af8f6edbff3c98fdd623668
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6274
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.The supervised internship in undergraduate pedagogy and the confrontation of social inequalities in the exercise of education: an experience in Sousa-PB.Estágio supervisionadoPedagogia - estagiáriosPrática docenteSupervised internshipPedagogy - InternsTeaching practiceEducação.Esse estudo de caso teve como objeto o Estágio Supervisionado e suas implicações no curso de pedagogia, tendo em vista a relação da teoria e da prática colocadas em campo. Objetivou- se aqui descrever a prática docente dos (as) alunos (as) estagiários (as) a partir da observação e intervenção que acontecem durante o período do estágio, buscando aprofundar as questões relativas ao desenvolvimento de suas capacidades, corrigindo suas deficiências e norteando o seu caminho para uma formação pedagógica qualificada. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso do estágio vivenciado na Cidade de Sousa- PB, com a intenção de retratar todos os percalços e aprendizagens adquiridas durante o estágio, evidenciar o quão é indispensável esse momento na vida do licenciado.This case study was the core Supervised Internship and its implications in the course of education, in view of the relationship of theory and practice being placed in the field. This paper aims to describe the teaching practice of ( the ) students (as) trainees (as) from the observation and intervention acontem during the probationary period , aiming to deepen the issues concerning the development of their skills , correcting its deficiencies and guiding your way to a qualified teacher training . Therefore, this work was developed through a case study in experienced stage in the city of Sousa- PB, with the intention to portray all the mishaps and learning acquired during the stage , to show how it is essential that moment in the life of the licensee.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.MIRANDA, Erliane.http://lattes.cnpq.br/2265618760492042PEREIRA, Zildene Francisca.CASTRO, Cícera Alteniza de.QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.2016-05-252019-08-28T14:39:56Z2019-08-282019-08-28T14:39:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6274QUEIROGA, Gabriela Ferreira de. O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa PB. 2016.43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:41:34Zoai:localhost:riufcg/6274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:41:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
The supervised internship in undergraduate pedagogy and the confrontation of social inequalities in the exercise of education: an experience in Sousa-PB.
title O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
spellingShingle O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.
Estágio supervisionado
Pedagogia - estagiários
Prática docente
Supervised internship
Pedagogy - Interns
Teaching practice
Educação.
title_short O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
title_full O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
title_fullStr O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
title_sort O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa-PB.
author QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.
author_facet QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.
MIRANDA, Erliane.
http://lattes.cnpq.br/2265618760492042
PEREIRA, Zildene Francisca.
CASTRO, Cícera Alteniza de.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Gabriela Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Pedagogia - estagiários
Prática docente
Supervised internship
Pedagogy - Interns
Teaching practice
Educação.
topic Estágio supervisionado
Pedagogia - estagiários
Prática docente
Supervised internship
Pedagogy - Interns
Teaching practice
Educação.
description Esse estudo de caso teve como objeto o Estágio Supervisionado e suas implicações no curso de pedagogia, tendo em vista a relação da teoria e da prática colocadas em campo. Objetivou- se aqui descrever a prática docente dos (as) alunos (as) estagiários (as) a partir da observação e intervenção que acontecem durante o período do estágio, buscando aprofundar as questões relativas ao desenvolvimento de suas capacidades, corrigindo suas deficiências e norteando o seu caminho para uma formação pedagógica qualificada. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso do estágio vivenciado na Cidade de Sousa- PB, com a intenção de retratar todos os percalços e aprendizagens adquiridas durante o estágio, evidenciar o quão é indispensável esse momento na vida do licenciado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
2019-08-28T14:39:56Z
2019-08-28
2019-08-28T14:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6274
QUEIROGA, Gabriela Ferreira de. O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa PB. 2016.43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6274
identifier_str_mv QUEIROGA, Gabriela Ferreira de. O estágio supervisionado na graduação em pedagogia e os enfrentamentos de desigualdades sociais no exercício da educação: uma experiência em Sousa PB. 2016.43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389487984640