Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215 |
Resumo: | As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem. |
id |
UFPL_93fa16e3ebb96aa37de67c155ae2a890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7215 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Heck, Rita MariaPortelinha, Marcia KasterSousa, Josué BarbosaPereira, Gabriel MouraTreptow, Vitoria Peres2021-03-05T14:07:41Z2021-03-05T14:07:41Z2020HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020.2358-8195http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.porUniversidade Federal de PelotasEnfermagemExtensão universitáriaIdososSaberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagemKNOWLEDGE AND EXPERIENCE: IMPORTANCE OF ELDERLY PERSON OPEN UNIVERSITY IN THE TRAINING OF NURSE STUDENTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.txtSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.txtExtracted texttext/plain18536http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/6/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.txt5e9269c37fc0870514886a64e6a06ba0MD56open accessTHUMBNAILSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.jpgSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1790http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/7/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.jpg5cf79fc5299bc7281ede8da3e0e74924MD57open accessORIGINALSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdfSABERES E EXPERIÊNCIAS - IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.pdfapplication/pdf2014280http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/1/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf66e3cf31cb023e03543bf5c5b70202fcMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72152023-07-13 03:21:13.257open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7215VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:21:13Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
KNOWLEDGE AND EXPERIENCE: IMPORTANCE OF ELDERLY PERSON OPEN UNIVERSITY IN THE TRAINING OF NURSE STUDENTS |
title |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
spellingShingle |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem Heck, Rita Maria Enfermagem Extensão universitária Idosos |
title_short |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
title_full |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
title_fullStr |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
title_sort |
Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem |
author |
Heck, Rita Maria |
author_facet |
Heck, Rita Maria Portelinha, Marcia Kaster Sousa, Josué Barbosa Pereira, Gabriel Moura Treptow, Vitoria Peres |
author_role |
author |
author2 |
Portelinha, Marcia Kaster Sousa, Josué Barbosa Pereira, Gabriel Moura Treptow, Vitoria Peres |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heck, Rita Maria Portelinha, Marcia Kaster Sousa, Josué Barbosa Pereira, Gabriel Moura Treptow, Vitoria Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Extensão universitária Idosos |
topic |
Enfermagem Extensão universitária Idosos |
description |
As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discuti do dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discuti r a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T14:07:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-05T14:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2358-8195 |
identifier_str_mv |
HECK, Rita Maria; PORTELINHA, Marcia Kaster; SOUSA, Josué Barbosa ; PEREIRA, Gabriel Moura; TREPTOW, Vitoria Peres. Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem.Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, set-dez, 2020. 2358-8195 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/6/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/7/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/1/SABERES%20E%20EXPERI%c3%8aNCIAS%20-%20IMPORT%c3%82NCIA%20DA%20UNIVERSIDADE%20ABERTA%20%c3%80%20PESSOA%20IDOSA%20NA%20FORMA%c3%87%c3%83O%20DE%20ACAD%c3%8aMICOS%20DE%20ENFERMAGEM.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7215/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e9269c37fc0870514886a64e6a06ba0 5cf79fc5299bc7281ede8da3e0e74924 66e3cf31cb023e03543bf5c5b70202fc 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710087318929408 |