O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Andrisa Kemel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lorenzoni, Cândice Moura, Santos, Camila Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790
Resumo: Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta.
id UFPL_953c5a8f0db04175f57ed24f25adbf11
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6743
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-12-28T18:59:42Z2020-12-28T18:59:42Z2019ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020.2359-6856http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta.porUERJCorpo biográficoJogoExperiência estéticaFormação de professoresEducaçãoO jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.The game as aesthetic experience: learnings of a biographical body in teachers training.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZanella, Andrisa KemelLorenzoni, Cândice MouraSantos, Camila Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txtO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txtExtracted texttext/plain46328http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/6/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txt9c4686c660097316bfbc96c586ea1778MD56open accessTHUMBNAILO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1641http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/7/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgc66717bd42b455c7d97340f939cd457eMD57open accessORIGINALO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfapplication/pdf519018http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/1/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfe886aa73f735d1894d2d7f269d201634MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/67432023-07-13 06:28:36.634open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6743VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:28:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The game as aesthetic experience: learnings of a biographical body in teachers training.
title O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
spellingShingle O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
Zanella, Andrisa Kemel
Corpo biográfico
Jogo
Experiência estética
Formação de professores
Educação
title_short O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
title_full O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
title_fullStr O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
title_full_unstemmed O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
title_sort O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
author Zanella, Andrisa Kemel
author_facet Zanella, Andrisa Kemel
Lorenzoni, Cândice Moura
Santos, Camila Borges
author_role author
author2 Lorenzoni, Cândice Moura
Santos, Camila Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Andrisa Kemel
Lorenzoni, Cândice Moura
Santos, Camila Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo biográfico
Jogo
Experiência estética
Formação de professores
Educação
topic Corpo biográfico
Jogo
Experiência estética
Formação de professores
Educação
description Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-28T18:59:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-28T18:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2359-6856
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790
identifier_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020.
2359-6856
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UERJ
publisher.none.fl_str_mv UERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/6/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/7/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/1/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c4686c660097316bfbc96c586ea1778
c66717bd42b455c7d97340f939cd457e
e886aa73f735d1894d2d7f269d201634
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710169313378304