O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743 https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790 |
Resumo: | Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta. |
id |
UFPL_953c5a8f0db04175f57ed24f25adbf11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6743 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-12-28T18:59:42Z2020-12-28T18:59:42Z2019ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020.2359-6856http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta.porUERJCorpo biográficoJogoExperiência estéticaFormação de professoresEducaçãoO jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores.The game as aesthetic experience: learnings of a biographical body in teachers training.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZanella, Andrisa KemelLorenzoni, Cândice MouraSantos, Camila Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txtO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txtExtracted texttext/plain46328http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/6/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txt9c4686c660097316bfbc96c586ea1778MD56open accessTHUMBNAILO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1641http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/7/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpgc66717bd42b455c7d97340f939cd457eMD57open accessORIGINALO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfO_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfapplication/pdf519018http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/1/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdfe886aa73f735d1894d2d7f269d201634MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/67432023-07-13 06:28:36.634open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6743VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:28:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The game as aesthetic experience: learnings of a biographical body in teachers training. |
title |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
spellingShingle |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. Zanella, Andrisa Kemel Corpo biográfico Jogo Experiência estética Formação de professores Educação |
title_short |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
title_full |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
title_fullStr |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
title_full_unstemmed |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
title_sort |
O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. |
author |
Zanella, Andrisa Kemel |
author_facet |
Zanella, Andrisa Kemel Lorenzoni, Cândice Moura Santos, Camila Borges |
author_role |
author |
author2 |
Lorenzoni, Cândice Moura Santos, Camila Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Andrisa Kemel Lorenzoni, Cândice Moura Santos, Camila Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo biográfico Jogo Experiência estética Formação de professores Educação |
topic |
Corpo biográfico Jogo Experiência estética Formação de professores Educação |
description |
Neste artigo buscamos problematizar como o corpo biográfico pode ser mobilizado no contexto da formação de professores, a partir da vivência com jogos teatrais. O objetivo é fazer provocações pensando nesse corpo biográfico que ao jogar vivencia a possibilidade da experiência estética. O ponto de partida para esta escrita é a nossa experiência como atrizes, em nossa formação inicial e como professoras de Cursos de Graduação em Pedagogia e Teatro Licenciatura de duas instituições públicas de ensino superior. Neste sentido, em nossos processos pedagógicos, artísticos e docentes, o corpo, o teatro, a experiência estética aparecem como mola propulsora para (re)pensarmos nossos modos de fazer e de agir na educação. Estes aspectos são motes para aprofundarmos a discussão aqui proposta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-28T18:59:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-28T18:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2359-6856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790 |
identifier_str_mv |
ZANELLA, Andrisa Kemel; LORENZONI, Cândice Moura; SANTOS, Camila Borges. O jogo como experiência estética: aprendizagens de um corpo biográfico na formação de professores. REVISTA ARTES DE EDUCAR, v. 5, n. 3 p. 565-580, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45790/31555. Acesso em: 28 de dez. de 2020. 2359-6856 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6743 https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/6/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/7/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/1/O_JOGO_COMO_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6743/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c4686c660097316bfbc96c586ea1778 c66717bd42b455c7d97340f939cd457e e886aa73f735d1894d2d7f269d201634 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710169313378304 |