Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: intensidade dos esforços físicos e conteúdos desenvolvidos
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3145 |
Resumo: | Este estudo transversal de base escolar teve como objetivo caracterizar as aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas, RS. Foram analisados a duração e a intensidade dos esforços físicos, conteúdos desenvolvidos e ação do professor durante as aulas. Compuseram a amostra 19 escolas da zona urbana e rural da cidade, totalizando 93 turmas e 404 alunos. Para as observações das 275 aulas de Educação Física foi utilizado o instrumento System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). O nível de atividade física dos estudantes durante as aulas foi mensurado pelo acelerômetro Actigraph wGT3X+. A duração média de tempo das aulas de Educação Física observada pelo SOFIT foi de 29,9 minutos (DP 8,1). Destes, 14,2 minutos (47,8%) foram despendidos em atividades sedentárias, 7,8min (26,2%) em atividades leves, 2,8min (9,3%) em atividades moderadas e 4,9 minutos (16,7%) em atividades físicas vigorosas de acordo com a acelerometria. O contexto das aulas mais frequentes foi o conteúdo jogos estruturados (36,0%). Já a ação do professor gerenciando (45,6%) foi a mais observada. Ficou evidenciada a necessidade de um maior aproveitamento do tempo das aulas para o desenvolvimento de atividades físicas moderadas à vigorosas. Contudo, a Educação Física do 1º ao 5º ano se mostrou estruturada e planejada com relação à ação do professor e aos conteúdos desenvolvidos. |
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Para as observações das 275 aulas de Educação Física foi utilizado o instrumento System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). O nível de atividade física dos estudantes durante as aulas foi mensurado pelo acelerômetro Actigraph wGT3X+. A duração média de tempo das aulas de Educação Física observada pelo SOFIT foi de 29,9 minutos (DP 8,1). Destes, 14,2 minutos (47,8%) foram despendidos em atividades sedentárias, 7,8min (26,2%) em atividades leves, 2,8min (9,3%) em atividades moderadas e 4,9 minutos (16,7%) em atividades físicas vigorosas de acordo com a acelerometria. O contexto das aulas mais frequentes foi o conteúdo jogos estruturados (36,0%). Já a ação do professor gerenciando (45,6%) foi a mais observada. Ficou evidenciada a necessidade de um maior aproveitamento do tempo das aulas para o desenvolvimento de atividades físicas moderadas à vigorosas. Contudo, a Educação Física do 1º ao 5º ano se mostrou estruturada e planejada com relação à ação do professor e aos conteúdos desenvolvidos.This cross-sectional, school-based study aimed to characterize Physical Education classes in the initial years of elementary education in public and private schools in the city of Pelotas, RS. The duration and intensity of the physical efforts, contents developed and action of the teacher during the classes were analyzed. The sample comprised 19 schools in the urban and rural areas of the city, totaling 93 classes and 404 students. For the observations of the 275 classes of Physical Education was The System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) instrument was used. The level of student physical activity during class was measured by the Actigraph wGT3X + accelerometer. The mean duration of physical education classes observed by SOFIT was 29.9 minutes (SD 8.1). Of these, 14.2 minutes (47.8%) were spent in sedentary activities, 7.8min (26.2%) in mild activities, 2.8min (9.3%) in moderate activities and 4.9 minutes (16 , 7%) in vigorous physical activities according to the accelerometry. The context of the most frequent classes was structured content games (36.0%). Already the action of the teacher managing (45.6%) was the most observed. It was highlighted the need for a Greater use of class time for the development of moderate to vigorous physical activities. However, Physical Education from the 1st to 5th year was structured and planned in relation to the teacher's action and the contents eveloped.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaAcelerometriaEscolasAtividade motoraPhysical educationAccelerometrySchoolsMotor activityEducação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: intensidade dos esforços físicos e conteúdos desenvolvidosPhysical Education in the initial years of elementary school: intensity of Physical efforts and content developedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTcarolina bohns mattea.pdf.txtcarolina bohns mattea.pdf.txtExtracted texttext/plain206420http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3145/6/carolina%20bohns%20mattea.pdf.txt7d670cb54eef866676bdda0e17d57f14MD56open accessTHUMBNAILcarolina bohns mattea.pdf.jpgcarolina bohns mattea.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3145/7/carolina%20bohns%20mattea.pdf.jpg8668b829fb94b3b128086413b850433fMD57open accessORIGINALcarolina bohns mattea.pdfcarolina bohns mattea.pdfapplication/pdf1296240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3145/1/carolina%20bohns%20mattea.pdf348123e878bec38baae1e3deb80c647fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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