Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170068 |
Summary: | Este estudo transversal de base escolar teve como objetivo caracterizar as aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas, RS. Foram analisadas a duração e a intensidade dos esforços físicos, contexto e ação do professor durante as aulas. Compuseram a amostra 19 escolas da zona urbana e rural da cidade, totalizando 93 turmas e 404 alunos. Para as observações de 275 aulas de Educação Física foi utilizado o instrumento System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). O nível de atividade física dos estudantes durante as aulas foi mensurado pelo acelerômetro Actigraph wGT3X+. A duração média de tempo das aulas de Educação Física observada pelo SOFIT foi de 29,9 minutos (DP 8,1). Destes, 14,2 minutos (47,8%) foram despendidos em atividades sedentárias, 7,8 minutos (26,2%) em atividades leves, 2,8 minutos (9,3%) em atividades moderadas e 4,9 minutos (16,7%) em atividades físicas vigorosas de acordo com a acelerometria. O contexto de aula mais frequente foi o de jogos estruturados (36,0%). Já a ação do professor gerenciando (45,6%) foi a mais observada. Ficou evidenciada a necessidade de um maior aproveitamento do tempo das aulas para o desenvolvimento de atividades físicas moderadas a vigorosas. Contudo, a Educação Física do 1º ao 5º ano se mostrou mais bem estruturada e planejada com relação à ação do professor e aos conteúdos desenvolvidos, especialmente quando comparado com estudos realizados no ensino médio e anos finais do ensino fundamental. |
id |
USP-35_051e8fe3dba85bd31ce3066902c13e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170068 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contentsEducação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: intensidade dos esforços físicos e conteúdos desenvolvidosPhysical educationAccelerometrySchoolsMotor activityEducação FísicaAcelerometriaEscolaAtividade motoraEste estudo transversal de base escolar teve como objetivo caracterizar as aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas, RS. Foram analisadas a duração e a intensidade dos esforços físicos, contexto e ação do professor durante as aulas. Compuseram a amostra 19 escolas da zona urbana e rural da cidade, totalizando 93 turmas e 404 alunos. Para as observações de 275 aulas de Educação Física foi utilizado o instrumento System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). O nível de atividade física dos estudantes durante as aulas foi mensurado pelo acelerômetro Actigraph wGT3X+. A duração média de tempo das aulas de Educação Física observada pelo SOFIT foi de 29,9 minutos (DP 8,1). Destes, 14,2 minutos (47,8%) foram despendidos em atividades sedentárias, 7,8 minutos (26,2%) em atividades leves, 2,8 minutos (9,3%) em atividades moderadas e 4,9 minutos (16,7%) em atividades físicas vigorosas de acordo com a acelerometria. O contexto de aula mais frequente foi o de jogos estruturados (36,0%). Já a ação do professor gerenciando (45,6%) foi a mais observada. Ficou evidenciada a necessidade de um maior aproveitamento do tempo das aulas para o desenvolvimento de atividades físicas moderadas a vigorosas. Contudo, a Educação Física do 1º ao 5º ano se mostrou mais bem estruturada e planejada com relação à ação do professor e aos conteúdos desenvolvidos, especialmente quando comparado com estudos realizados no ensino médio e anos finais do ensino fundamental.This cross-sectional study aimed at characterizing Physical Education classes in the first five years of primary school from the city of Pelotas, Brazil. The duration and intensity of physical efforts, the context of each class and the actions of the teacher during the class were evaluated. The sample comprised 19 schools, 93 classes and 404 students. In total, 275 Physical Education classes were observed using the System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). Physical activity levels during the classes were estimated using Actigraph wGT3X+ accelerometers. The average duration of the classes was 29.9 minutes (SD 8.1), of which 14.2 (47.8%) were spent in sedentary activities, 7.8 (26.2%) in light-intensity activities, 2.8 (9.3%) in moderate-intensity activities and 4.9(16.7%) in vigorous-intensity activities according to accelerometry. In terms of context, 36% of the classes comprised game play. The most frequently observed teacher action was managing (46%). Strategies should be planned in order to allow a better use of the time of Physical Education classes in the first years or primary school in Brazil. However, physical education classes were more structured and planned if compared to studies evaluating classes in secondary school and those in the last grades of primary school.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17006810.11606/1807-5509201800030361Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 361-370Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 361-370Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 361-3701981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170068/160843Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattea, Carolina BohnsAzevedo, Mário RenatoRosa, Daiana LopesCaputo, Eduardo LuciaReichert, Felipe FossatiHallal, Pedro Curi2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170068Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: intensidade dos esforços físicos e conteúdos desenvolvidos |
title |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
spellingShingle |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents Mattea, Carolina Bohns Physical education Accelerometry Schools Motor activity Educação Física Acelerometria Escola Atividade motora |
title_short |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
title_full |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
title_fullStr |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
title_full_unstemmed |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
title_sort |
Physical Education in initial years of elementary school: physical efforts intensity and developed contents |
author |
Mattea, Carolina Bohns |
author_facet |
Mattea, Carolina Bohns Azevedo, Mário Renato Rosa, Daiana Lopes Caputo, Eduardo Lucia Reichert, Felipe Fossati Hallal, Pedro Curi |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Mário Renato Rosa, Daiana Lopes Caputo, Eduardo Lucia Reichert, Felipe Fossati Hallal, Pedro Curi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattea, Carolina Bohns Azevedo, Mário Renato Rosa, Daiana Lopes Caputo, Eduardo Lucia Reichert, Felipe Fossati Hallal, Pedro Curi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical education Accelerometry Schools Motor activity Educação Física Acelerometria Escola Atividade motora |
topic |
Physical education Accelerometry Schools Motor activity Educação Física Acelerometria Escola Atividade motora |
description |
Este estudo transversal de base escolar teve como objetivo caracterizar as aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas, RS. Foram analisadas a duração e a intensidade dos esforços físicos, contexto e ação do professor durante as aulas. Compuseram a amostra 19 escolas da zona urbana e rural da cidade, totalizando 93 turmas e 404 alunos. Para as observações de 275 aulas de Educação Física foi utilizado o instrumento System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT). O nível de atividade física dos estudantes durante as aulas foi mensurado pelo acelerômetro Actigraph wGT3X+. A duração média de tempo das aulas de Educação Física observada pelo SOFIT foi de 29,9 minutos (DP 8,1). Destes, 14,2 minutos (47,8%) foram despendidos em atividades sedentárias, 7,8 minutos (26,2%) em atividades leves, 2,8 minutos (9,3%) em atividades moderadas e 4,9 minutos (16,7%) em atividades físicas vigorosas de acordo com a acelerometria. O contexto de aula mais frequente foi o de jogos estruturados (36,0%). Já a ação do professor gerenciando (45,6%) foi a mais observada. Ficou evidenciada a necessidade de um maior aproveitamento do tempo das aulas para o desenvolvimento de atividades físicas moderadas a vigorosas. Contudo, a Educação Física do 1º ao 5º ano se mostrou mais bem estruturada e planejada com relação à ação do professor e aos conteúdos desenvolvidos, especialmente quando comparado com estudos realizados no ensino médio e anos finais do ensino fundamental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170068 10.11606/1807-5509201800030361 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170068 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201800030361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170068/160843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 361-370 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 361-370 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 361-370 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1748936825126256640 |