A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alex Serrano de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973
Resumo: Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.
id UFPL_9a5a62ada213e4127aabef14f872cd07
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8973
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-01-14T01:21:07Z2023-01-14T01:21:07Z2014ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023.2358-3193http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.porRevista Brasileira de Educação em Ciência da InformaçãoPrática pedagógicaAprendizagemEnsino superiorFormação em BiblioteconomiaA epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlmeida, Alex Serrano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.txtA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.txtExtracted texttext/plain49519http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/6/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.txtd4620e507f4f9e9a66b3743a4c12dbb7MD56open accessTHUMBNAILA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.jpgA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1753http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/7/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.jpg7022f7ff2169aae927935eab4beb9f71MD57open accessORIGINALA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdfA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdfapplication/pdf371699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/1/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf86bf26f7b95742074aec2737556ee29eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/89732023-07-13 05:58:40.394open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8973VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:58:40Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
title A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
spellingShingle A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Almeida, Alex Serrano de
Prática pedagógica
Aprendizagem
Ensino superior
Formação em Biblioteconomia
title_short A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
title_full A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
title_fullStr A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
title_full_unstemmed A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
title_sort A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
author Almeida, Alex Serrano de
author_facet Almeida, Alex Serrano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alex Serrano de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Aprendizagem
Ensino superior
Formação em Biblioteconomia
topic Prática pedagógica
Aprendizagem
Ensino superior
Formação em Biblioteconomia
description Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-14T01:21:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-14T01:21:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-3193
identifier_str_mv ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023.
2358-3193
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/6/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/7/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/1/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d4620e507f4f9e9a66b3743a4c12dbb7
7022f7ff2169aae927935eab4beb9f71
86bf26f7b95742074aec2737556ee29e
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846973622386688