A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973 |
Resumo: | Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino. |
id |
UFPL_9a5a62ada213e4127aabef14f872cd07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8973 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-14T01:21:07Z2023-01-14T01:21:07Z2014ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023.2358-3193http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.porRevista Brasileira de Educação em Ciência da InformaçãoPrática pedagógicaAprendizagemEnsino superiorFormação em BiblioteconomiaA epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlmeida, Alex Serrano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.txtA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.txtExtracted texttext/plain49519http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/6/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.txtd4620e507f4f9e9a66b3743a4c12dbb7MD56open accessTHUMBNAILA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.jpgA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1753http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/7/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.jpg7022f7ff2169aae927935eab4beb9f71MD57open accessORIGINALA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdfA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.pdfapplication/pdf371699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/1/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf86bf26f7b95742074aec2737556ee29eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/89732023-07-13 05:58:40.394open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8973VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:58:40Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
title |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
spellingShingle |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Almeida, Alex Serrano de Prática pedagógica Aprendizagem Ensino superior Formação em Biblioteconomia |
title_short |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
title_full |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
title_fullStr |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
title_full_unstemmed |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
title_sort |
A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
author |
Almeida, Alex Serrano de |
author_facet |
Almeida, Alex Serrano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alex Serrano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Aprendizagem Ensino superior Formação em Biblioteconomia |
topic |
Prática pedagógica Aprendizagem Ensino superior Formação em Biblioteconomia |
description |
Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-14T01:21:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-14T01:21:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2358-3193 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023. 2358-3193 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/6/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/7/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/1/A%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%c3%81TICA%20DOCENTE.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8973/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4620e507f4f9e9a66b3743a4c12dbb7 7022f7ff2169aae927935eab4beb9f71 86bf26f7b95742074aec2737556ee29e 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846973622386688 |