O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150 https://doi.org/10.5965/2525530402012017098 |
Resumo: | O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística. |
id |
UFPL_9e2f4574c2038a753f769e72adb5e076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7150 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-02T15:15:34Z2021-03-02T15:15:34Z2017RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150https://doi.org/10.5965/2525530402012017098O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.porUDESCNacionalismoMusicalidade brasileiraPianoJosé Vieira BrandãoTocata 1NacionalismBrazilian musicalityO Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.Vieira Brandão's Nationalism in his Tocata n°1 (Etude n° 4) for solo piano.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRodrigues, Mauren Liebich FreyGerling, Cristina Maria Pavan Capparelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtExtracted texttext/plain54054http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/6/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtc6992f1a15ae4560e30ae27de04262d9MD56open accessTHUMBNAILO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpgO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/7/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpg94ab7219ff48cb37929ce91be77af66cMD57open accessORIGINALO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdfO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdfapplication/pdf1127915http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/1/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdff33f35cf8608e8630ad96748dfa6713fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71502023-07-13 07:12:03.387open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7150VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:12:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Vieira Brandão's Nationalism in his Tocata n°1 (Etude n° 4) for solo piano. |
title |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
spellingShingle |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Rodrigues, Mauren Liebich Frey Nacionalismo Musicalidade brasileira Piano José Vieira Brandão Tocata 1 Nacionalism Brazilian musicality |
title_short |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
title_full |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
title_fullStr |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
title_full_unstemmed |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
title_sort |
O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. |
author |
Rodrigues, Mauren Liebich Frey |
author_facet |
Rodrigues, Mauren Liebich Frey Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
author_role |
author |
author2 |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mauren Liebich Frey Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nacionalismo Musicalidade brasileira Piano José Vieira Brandão Tocata 1 Nacionalism Brazilian musicality |
topic |
Nacionalismo Musicalidade brasileira Piano José Vieira Brandão Tocata 1 Nacionalism Brazilian musicality |
description |
O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5965/2525530402012017098 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150 https://doi.org/10.5965/2525530402012017098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/6/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/7/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/1/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6992f1a15ae4560e30ae27de04262d9 94ab7219ff48cb37929ce91be77af66c f33f35cf8608e8630ad96748dfa6713f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801847001016434688 |