O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mauren Liebich Frey
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150
https://doi.org/10.5965/2525530402012017098
Resumo: O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.
id UFPL_9e2f4574c2038a753f769e72adb5e076
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7150
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-02T15:15:34Z2021-03-02T15:15:34Z2017RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150https://doi.org/10.5965/2525530402012017098O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.porUDESCNacionalismoMusicalidade brasileiraPianoJosé Vieira BrandãoTocata 1NacionalismBrazilian musicalityO Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.Vieira Brandão's Nationalism in his Tocata n°1 (Etude n° 4) for solo piano.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRodrigues, Mauren Liebich FreyGerling, Cristina Maria Pavan Capparelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtExtracted texttext/plain54054http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/6/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txtc6992f1a15ae4560e30ae27de04262d9MD56open accessTHUMBNAILO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpgO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/7/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpg94ab7219ff48cb37929ce91be77af66cMD57open accessORIGINALO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdfO_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdfapplication/pdf1127915http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/1/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdff33f35cf8608e8630ad96748dfa6713fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71502023-07-13 07:12:03.387open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7150VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:12:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Vieira Brandão's Nationalism in his Tocata n°1 (Etude n° 4) for solo piano.
title O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
spellingShingle O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
Rodrigues, Mauren Liebich Frey
Nacionalismo
Musicalidade brasileira
Piano
José Vieira Brandão
Tocata 1
Nacionalism
Brazilian musicality
title_short O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
title_full O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
title_fullStr O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
title_full_unstemmed O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
title_sort O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo.
author Rodrigues, Mauren Liebich Frey
author_facet Rodrigues, Mauren Liebich Frey
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
author_role author
author2 Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mauren Liebich Frey
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
dc.subject.por.fl_str_mv Nacionalismo
Musicalidade brasileira
Piano
José Vieira Brandão
Tocata 1
Nacionalism
Brazilian musicality
topic Nacionalismo
Musicalidade brasileira
Piano
José Vieira Brandão
Tocata 1
Nacionalism
Brazilian musicality
description O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.5965/2525530402012017098
identifier_str_mv RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150
https://doi.org/10.5965/2525530402012017098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UDESC
publisher.none.fl_str_mv UDESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/6/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/7/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/1/O_Nacionalismo_de_Vieira_Brandao_na_Tocata_1.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7150/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6992f1a15ae4560e30ae27de04262d9
94ab7219ff48cb37929ce91be77af66c
f33f35cf8608e8630ad96748dfa6713f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801847001016434688