O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Daniela Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mello, Simone Portella Teixeira, Iepsen, Luã Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12260
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23039
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o comprometimento de gestores(as) acadêmicos(as) na universidade pública. A população da pesquisa foi composta por 80 gestores(as), tendo como amostra 46 respondentes. O questionário aplicado é composto pelo perfil sociodemográfico e pela escala de comprometimento organizacional desenvolvida por Meyer, Allen e Smith (1993). A análise dos dados se dá por meio de métodos estatísticos e a técnica análise de conteúdo, útil na interpretação dos resultados, pois melhor esclarece os dados quantitativos. Os resultados demonstram elevado comprometimento afetivo, enquanto que o normativo e o instrumental se equivalem em termos estatísticos, sendo este o ponto chave da pesquisa, objeto de análise mais profunda. Os gestores demonstram vontade de permanência e identificação com a universidade, que é a principal característica da base afetiva de comprometimento. Há um laço do servidor com a instituição que não exclusivamente o profissional. A base normativa é basicamente expressa pela lealdade. A gratidão constrói-se ao longo do tempo de trabalho, conforme consolida-se o vínculo entre o trabalhador e a organização. A base instrumental demonstra que os gestores estão na universidade mais por vontade do que por necessidade. O(A) docente chegou onde queria em termos de carreira, e assumiu uma função pública como coordenador(a) de curso de graduação, inferindo-se daí que não tenha interesse em atuar em outra universidade pública, visto as garantias legais serem iguais. Esses dados resultantes levam à reflexão a respeito das complexas ligações entre docente e universidade, ensejando outras pesquisas futuras para continuidade do tema.
id UFPL_a124ed99114ba231ccdd9a9cf2ba3d4c
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12260
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-03-01T21:08:47Z2024-03-01T21:08:47Z2021AMARAL, Daniela Vieira ; MELLO, Simone Portella Teixeira ; IEPSEN, Luã Borges. O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e230101623039-15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23039. Acesso em: 19 fev. 2024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12260https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23039O presente trabalho tem como objetivo investigar o comprometimento de gestores(as) acadêmicos(as) na universidade pública. A população da pesquisa foi composta por 80 gestores(as), tendo como amostra 46 respondentes. O questionário aplicado é composto pelo perfil sociodemográfico e pela escala de comprometimento organizacional desenvolvida por Meyer, Allen e Smith (1993). A análise dos dados se dá por meio de métodos estatísticos e a técnica análise de conteúdo, útil na interpretação dos resultados, pois melhor esclarece os dados quantitativos. Os resultados demonstram elevado comprometimento afetivo, enquanto que o normativo e o instrumental se equivalem em termos estatísticos, sendo este o ponto chave da pesquisa, objeto de análise mais profunda. Os gestores demonstram vontade de permanência e identificação com a universidade, que é a principal característica da base afetiva de comprometimento. Há um laço do servidor com a instituição que não exclusivamente o profissional. A base normativa é basicamente expressa pela lealdade. A gratidão constrói-se ao longo do tempo de trabalho, conforme consolida-se o vínculo entre o trabalhador e a organização. A base instrumental demonstra que os gestores estão na universidade mais por vontade do que por necessidade. O(A) docente chegou onde queria em termos de carreira, e assumiu uma função pública como coordenador(a) de curso de graduação, inferindo-se daí que não tenha interesse em atuar em outra universidade pública, visto as garantias legais serem iguais. Esses dados resultantes levam à reflexão a respeito das complexas ligações entre docente e universidade, ensejando outras pesquisas futuras para continuidade do tema.porUNICAMPCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessComprometimento organizacionalGestores acadêmicosUniversidade PúblicaOrganizational commitmentAcademic managementPublic UniversityO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativasThe commitment of a academic management with the public university: affective, instrumental and regulatory relationsEl compromisso de los diretores académicos de la universidad pública: relaciones afectivas, instrumentales y regulatoriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmaral, Daniela VieiraMello, Simone Portella TeixeiraIepsen, Luã Borgesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdfO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdfapplication/pdf256619http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/1/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdfcb60ddbb4e80e69e7307a15f546c9ba9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdf.txtO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdf.txtExtracted texttext/plain59686http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/3/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdf.txt2f4d2eaf4e0623b34c5f74424fb6b1b0MD53open accessTHUMBNAILO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdf.jpgO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/4/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdf.jpg6c2d7e3828c46a8b838dddc6b61b8ab5MD54open accessprefix/122602024-03-02 03:04:43.79open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12260VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-03-02T06:04:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The commitment of a academic management with the public university: affective, instrumental and regulatory relations
El compromisso de los diretores académicos de la universidad pública: relaciones afectivas, instrumentales y regulatorias
title O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
spellingShingle O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
Amaral, Daniela Vieira
Comprometimento organizacional
Gestores acadêmicos
Universidade Pública
Organizational commitment
Academic management
Public University
title_short O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
title_full O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
title_fullStr O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
title_full_unstemmed O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
title_sort O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas
author Amaral, Daniela Vieira
author_facet Amaral, Daniela Vieira
Mello, Simone Portella Teixeira
Iepsen, Luã Borges
author_role author
author2 Mello, Simone Portella Teixeira
Iepsen, Luã Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Daniela Vieira
Mello, Simone Portella Teixeira
Iepsen, Luã Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Gestores acadêmicos
Universidade Pública
Organizational commitment
Academic management
Public University
topic Comprometimento organizacional
Gestores acadêmicos
Universidade Pública
Organizational commitment
Academic management
Public University
description O presente trabalho tem como objetivo investigar o comprometimento de gestores(as) acadêmicos(as) na universidade pública. A população da pesquisa foi composta por 80 gestores(as), tendo como amostra 46 respondentes. O questionário aplicado é composto pelo perfil sociodemográfico e pela escala de comprometimento organizacional desenvolvida por Meyer, Allen e Smith (1993). A análise dos dados se dá por meio de métodos estatísticos e a técnica análise de conteúdo, útil na interpretação dos resultados, pois melhor esclarece os dados quantitativos. Os resultados demonstram elevado comprometimento afetivo, enquanto que o normativo e o instrumental se equivalem em termos estatísticos, sendo este o ponto chave da pesquisa, objeto de análise mais profunda. Os gestores demonstram vontade de permanência e identificação com a universidade, que é a principal característica da base afetiva de comprometimento. Há um laço do servidor com a instituição que não exclusivamente o profissional. A base normativa é basicamente expressa pela lealdade. A gratidão constrói-se ao longo do tempo de trabalho, conforme consolida-se o vínculo entre o trabalhador e a organização. A base instrumental demonstra que os gestores estão na universidade mais por vontade do que por necessidade. O(A) docente chegou onde queria em termos de carreira, e assumiu uma função pública como coordenador(a) de curso de graduação, inferindo-se daí que não tenha interesse em atuar em outra universidade pública, visto as garantias legais serem iguais. Esses dados resultantes levam à reflexão a respeito das complexas ligações entre docente e universidade, ensejando outras pesquisas futuras para continuidade do tema.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T21:08:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-01T21:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Daniela Vieira ; MELLO, Simone Portella Teixeira ; IEPSEN, Luã Borges. O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e230101623039-15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23039. Acesso em: 19 fev. 2024
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12260
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23039
identifier_str_mv AMARAL, Daniela Vieira ; MELLO, Simone Portella Teixeira ; IEPSEN, Luã Borges. O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e230101623039-15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23039. Acesso em: 19 fev. 2024
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12260
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/1/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/3/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12260/4/O%20comprometimento%20de%20gestores%20acad%c3%aamicos%20na%20universidade%20p%c3%bablica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb60ddbb4e80e69e7307a15f546c9ba9
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
2f4d2eaf4e0623b34c5f74424fb6b1b0
6c2d7e3828c46a8b838dddc6b61b8ab5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710189849739264