Políticas públicas na formação em bacharelado em Educação Física da ESEF-UFPel
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7832 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender a formação em bacharelado em Educação Física (EF) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel) em termos de articulação do tema das políticas públicas. O estudo especificou-se em: identificar como o curso articula esse tema nas disciplinas curriculares e estágios profissionais; bem como problematizar a formação dos alunos em relação a temática das políticas públicas. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo a técnica de coleta de dados de grupo focal com a participação de alunos do curso de bacharelado formandos do ano de 2019, bem como a entrevista com professores do curso. Foram organizados três encontros com 12 graduandos, desenvolvendo a discussão de temas pertinentes aos objetivos do estudo. O corpus da pesquisa foi incrementado por meio de um diário de campo explorado em sua dimensão descritiva e reflexiva por parte do pesquisador responsável. A análise dos dados coletados se deu de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Com isso, considerando o coletado junto aos alunos, os resultados destacaram que a demarcação e o desenvolvimento do tema das políticas públicas contam com a articulação de experiências escassas e isoladas. Segundo os alunos, a temática fica refugiada em um interesse e uma disposição docente pontual. Tudo isso se dá em um contexto de um curso fragmentado que hospeda apenas nas disciplinas ligadas às ciências humanas e sociais o espaço para o debate de questões sociais, concomitantemente à uma passividade de grande parte dos discente nas práticas curriculares. Além disso, o curso de bacharelado mostrou-se ser orientado de forma resistente às iniciativas ligadas ao estágio em instituições públicas, quando a sistematização dos estágios profissionais se dá, em grande parte, em torno de entidades privadas, como academias de ginástica. Simultaneamente, o cenário das políticas públicas sensíveis à EF apresenta-se cada vez mais desgastado pela crise de representatividade junto a classe política, bem como pelo agravamento da política econômica vigente no Brasil nas últimas décadas, a qual age por meio do desinvestimento no setor público. Diante disso, concluiu-se que a ESEFUFPel privilegia, assim como o cenário nacional do ensino superior, o perfil de formação ligado às demandas do setor privado, atuando como uma instituição de ensino pública que não articula a formação profissional em bacharelado em EF de forma estruturada com o próprio setor público. |
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2021-07-05T13:38:49Z2021-07-05T13:38:49Z2020-07-28SILVA, Vítor Tavares da. Políticas públicas na formação em bacharelado em Educação Física da ESEF-UFPel. Orientador: Alan Goularte Knuth. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7832O objetivo deste estudo foi compreender a formação em bacharelado em Educação Física (EF) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel) em termos de articulação do tema das políticas públicas. O estudo especificou-se em: identificar como o curso articula esse tema nas disciplinas curriculares e estágios profissionais; bem como problematizar a formação dos alunos em relação a temática das políticas públicas. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo a técnica de coleta de dados de grupo focal com a participação de alunos do curso de bacharelado formandos do ano de 2019, bem como a entrevista com professores do curso. Foram organizados três encontros com 12 graduandos, desenvolvendo a discussão de temas pertinentes aos objetivos do estudo. O corpus da pesquisa foi incrementado por meio de um diário de campo explorado em sua dimensão descritiva e reflexiva por parte do pesquisador responsável. A análise dos dados coletados se deu de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Com isso, considerando o coletado junto aos alunos, os resultados destacaram que a demarcação e o desenvolvimento do tema das políticas públicas contam com a articulação de experiências escassas e isoladas. Segundo os alunos, a temática fica refugiada em um interesse e uma disposição docente pontual. Tudo isso se dá em um contexto de um curso fragmentado que hospeda apenas nas disciplinas ligadas às ciências humanas e sociais o espaço para o debate de questões sociais, concomitantemente à uma passividade de grande parte dos discente nas práticas curriculares. Além disso, o curso de bacharelado mostrou-se ser orientado de forma resistente às iniciativas ligadas ao estágio em instituições públicas, quando a sistematização dos estágios profissionais se dá, em grande parte, em torno de entidades privadas, como academias de ginástica. Simultaneamente, o cenário das políticas públicas sensíveis à EF apresenta-se cada vez mais desgastado pela crise de representatividade junto a classe política, bem como pelo agravamento da política econômica vigente no Brasil nas últimas décadas, a qual age por meio do desinvestimento no setor público. Diante disso, concluiu-se que a ESEFUFPel privilegia, assim como o cenário nacional do ensino superior, o perfil de formação ligado às demandas do setor privado, atuando como uma instituição de ensino pública que não articula a formação profissional em bacharelado em EF de forma estruturada com o próprio setor público.The aim of this study was to better understand the Bachelor’s degree in Physical Education at Escola Superior de Educação Física of the Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel) regarding the articulation of the theme public policies. The study aimed at identifying how the course articulates this theme in curricular subjects and professional internships and problematizing the training of students regarding public policies. This study fits the mold of the qualitative paradigm, using a focus group to collect data with the participation of students from the bachelor's degree course in 2019. Three meetings were organized with 12 undergraduates, developing the discussion about relevant topics to the students. The research corpus was enriched by using a field diary which was explored in its descriptive and reflective dimensions. Data analysis was carried out according to Discursive Textual Analysis assumptions. Thus, the results highlighted that the limitation and development of the theme public policy rely on the conditions of poor and isolated experiences. According to the students, it depends on the interest and availability of the teacher. All of this takes place in the context of a fragmented course hosting only subjects related to human and social sciences, the space for the debate of social issues, along with the passivity of most of the students in curricular practices. In addition, the Bachelor’s degree course seems strongly resistant to initiatives linked to internships in public institutions, as the systema tization of professional internships occurs, in large part, around private institutions, such as fitness centers. At the same time, the scenario of public policies that are sensitive to PE is increasingly eroded by the crisis of representativeness with the political class, as well as by the worsening of economic policies in Brazil in the last decades, due to the lack of investments in the public sector. Therefore, it was concluded that ESEF-UFPel favors, as well as the national higher education scenario as a whole, the training profile linked to the demands of the private sector, acting as a public education institution which does not articulate professional training in the Bachelor’s degree in PE in a structured way along with the public sector.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaBachareladoFormaçãoPolíticas públicasBachelorDegreePublic policyPolíticas públicas na formação em bacharelado em Educação Física da ESEF-UFPelPublic policies in the Bachelor's degree in Physical Education at ESEF-UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9237634930020286http://lattes.cnpq.br/2344138672288053Frizzo, Giovanni Felipe ErnstSilva, Vítor Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.txtDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain217874http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7832/6/Dissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.txt05b010a41611cdeb615cd2fdc883f602MD56open accessTHUMBNAILDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.jpgDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7832/7/Dissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdf.jpgb9e0312d2f150e73db220d56682ed04dMD57open accessORIGINALDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdfDissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdfapplication/pdf1238024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7832/1/Dissert___VITOR_TAVARES_DA_SILVA.pdfff9f66aea9e061b659c7bae3fc16e841MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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