Imagem corporal em alunos no Curso de Bacharelado ESEF/UFPel.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6510 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo colher informações a respeito da autoimagem corporal dos estudantes do curso de bacharelado em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, através da aplicação do BSQ-34 (Body Shape Questionaire) e do teste da Figura de Silhueta Corpórea (BFS – Body Figure Silhouettes) mostrar a percepção desses alunos com relação a seus corpos para, a partir de então, abrir a discussão no que diz respeito à busca da beleza e aos perigos que aparecem como consequência desta problemática. Contextualiza o corpo e suas estéticas que são pautados pelos meios de comunicação, difusores legítimos das novidades em vários setores do mercado de consumo para os mais diferentes níveis de poder aquisitivo, padronizando estilos diferenciados a cada grupo, porém atravessados por discursos normativos em relação à estética. Aborda os apelos ao corpo belo, as mídias, como elementos que reforçam estes apelos, a indústria da estética, a imagem corporal e suas distorções. Buscou-se, então, compreender, a partir deste quadro, o que se depreende como males contemporâneos do corpo: a anorexia, a vigorexia, a obesidade, comportamentos desviantes que devem ser problematizados dentro da Educação Física. De acordo com os resultados encontrados, há grande relevância estatística no que diz respeito à preocupação dos estudantes em relação a seus corpos, pois verificamos para a variável distorção corporal (BSQ) em comparação entre gêneros, um valor estatisticamente significativo (P=0,005). As mulheres apresentaram 16,7% de distorção moderada, enquanto os homens apresentaram valor zero. Para a variável satisfação corporal (BFS), obtivemos um valor P=0,004 para comparação entre gêneros; 22% dos homens e 58,3% das mulheres gostariam de ter uma silhueta mais magra/fina e 29,3% dos homens gostariam de ter uma silhueta mais forte/maior. De acordo com os dados apresentados, grande parte dos alunos está insatisfeita com seus corpos e isso representa um número elevado de indivíduos suscetíveis às distorções de imagem corporal. É importante haver mais discussões sobre este tema dentro dos cursos da área da saúde, e procurar aparar as arestas na formação dos futuros profissionais que lidam diretamente com estas problemáticas. |
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2020-09-16T14:32:45Z2020-09-112020-09-16T14:32:45Z2011-09-11NILSON, Gabriela. Imagem corporal em alunos do curso de bacharelado da ESEF/UFPel. 2011. 72f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2011.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6510O presente estudo teve como objetivo colher informações a respeito da autoimagem corporal dos estudantes do curso de bacharelado em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, através da aplicação do BSQ-34 (Body Shape Questionaire) e do teste da Figura de Silhueta Corpórea (BFS – Body Figure Silhouettes) mostrar a percepção desses alunos com relação a seus corpos para, a partir de então, abrir a discussão no que diz respeito à busca da beleza e aos perigos que aparecem como consequência desta problemática. Contextualiza o corpo e suas estéticas que são pautados pelos meios de comunicação, difusores legítimos das novidades em vários setores do mercado de consumo para os mais diferentes níveis de poder aquisitivo, padronizando estilos diferenciados a cada grupo, porém atravessados por discursos normativos em relação à estética. Aborda os apelos ao corpo belo, as mídias, como elementos que reforçam estes apelos, a indústria da estética, a imagem corporal e suas distorções. Buscou-se, então, compreender, a partir deste quadro, o que se depreende como males contemporâneos do corpo: a anorexia, a vigorexia, a obesidade, comportamentos desviantes que devem ser problematizados dentro da Educação Física. De acordo com os resultados encontrados, há grande relevância estatística no que diz respeito à preocupação dos estudantes em relação a seus corpos, pois verificamos para a variável distorção corporal (BSQ) em comparação entre gêneros, um valor estatisticamente significativo (P=0,005). As mulheres apresentaram 16,7% de distorção moderada, enquanto os homens apresentaram valor zero. Para a variável satisfação corporal (BFS), obtivemos um valor P=0,004 para comparação entre gêneros; 22% dos homens e 58,3% das mulheres gostariam de ter uma silhueta mais magra/fina e 29,3% dos homens gostariam de ter uma silhueta mais forte/maior. De acordo com os dados apresentados, grande parte dos alunos está insatisfeita com seus corpos e isso representa um número elevado de indivíduos suscetíveis às distorções de imagem corporal. É importante haver mais discussões sobre este tema dentro dos cursos da área da saúde, e procurar aparar as arestas na formação dos futuros profissionais que lidam diretamente com estas problemáticas.This study aimed to gather information about the body self-image of students in baccalaureate in Physical Education, School of Physical Education, Federal University of Pelotas, through the application of the BSQ-34 (Body Shape Questionnaire) and Test Figure Skyline Body (BFS - Body Figure Silhouettes) show the perception of students regarding their bodies, from then open the discussion regarding the pursuit of beauty and the dangers which arise as a result of this problem. Contextualizes the body and its aesthetic that are determined by the media, broadcasters' legitimate news in various sectors of the consumer market for the most different levels of purchasing power, standardize different styles to each group, but crossed by normative discourses in relation to aesthetics . Discusses the appeals to the body beautiful, the media, as elements that reinforce these appeals, the aesthetic industry, body image and its distortions. We tried to then understand from this picture, which can be seen as contemporary ills of the body: anorexia, vigorexia, obesity, deviant behavior that should be debated within the Physical Education. According to the results, there is a high statistical significance with regard to the concern of students regarding their bodies, because we see distorted body for the variable (BSQ) compared between genders, a statistically significant (P = 0.005). Women had 16.7% of moderate distortion, while men showed a value of zero. For the variable body satisfaction (BFS), we obtained a P value = 0.004 for comparison between genders, 22% of men and 58.3% of women would like to have a leaner silhouette / thin and 29.3% of men would like a silhouette stronger / bigger. According to the data presented, the majority of students are dissatisfied with their bodies and this represents a large number of individuals susceptible to distortion of body image. It is important to have more discussions on this subject within the courses in the area of health, and seek to cut corners in training future professionals who deal with these problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAImagem corporalBacharelado Educação FísicaEstética corporaIBody imageBachelor of Physical EducationCorporate aestheticsImagem corporal em alunos no Curso de Bacharelado ESEF/UFPel.Body image in students of baccalaureate, ESEF / UFPel.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6442394876848397http://lattes.cnpq.br/2827422805532792Hallal, Pedro Rodrigues Curihttp://lattes.cnpq.br/3211152266266081Pardo, Eliane RibeiroNilson, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.txtDissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.txtExtracted texttext/plain140500http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6510/6/Dissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.txt564636a8581f01395276b95eca971e21MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.jpgDissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6510/7/Dissertacao_Gabriela_Nilson.pdf.jpgc0c640b1a8b215b5bae2590d93d62c47MD57open accessORIGINALDissertacao_Gabriela_Nilson.pdfDissertacao_Gabriela_Nilson.pdfapplication/pdf741949http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6510/1/Dissertacao_Gabriela_Nilson.pdff32eb0d0f924fea828cd519613545d73MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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