Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5352 |
Resumo: | A falta de vias adequadas para o tráfego de ciclistas nos centros urbanos brasileiros e a disputa do espaço viário com os meios motorizados, é uma realidade que compromete a segurança e o conforto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. No país, a maioria dos ciclistas fazem uso da bicicleta para fins utilitários, como deslocamentos para o trabalho e estudo, porém, poucas são as áreas urbanas que possuem um sistema cicloviário capaz de atender a demanda das rotas destes usuários. Com isso, diante da rede viária disponível nas cidades e da realidade vivenciada pelos ciclistas nas suas rotas diárias, a investigação parte da premissa de que algumas características urbanas podem influenciar a escolha dos percursos dos ciclistas, contribuindo para que estes possuam, durante os seus trajetos, melhores percepções de conforto e segurança. Este trabalho coloca em discussão as rotas realmente utilizadas pelos usuários os quais fazem uso da bicicleta para fins utilitários, buscando analisar como as características do tráfego, as características das vias e as condições do ambiente afetam a decisão de um ciclista em escolher um determinado percurso. A pesquisa é conduzida a partir da abordagem metodológica quanti-qualitativa, através de um estudo de caso na área urbana do município de Rio Grande – RS, onde busca-se descobrir as rotas reais percorridas pelos ciclistas, afim de investigar os principais fatores capazes de tornar os percursos escolhidos mais atrativos. Por meio da aplicação de entrevistas estruturadas com os usuários de bicicleta, percebeu-se que, ao avaliarem suas rotas quanto às condições de conforto e segurança, 49% dos ciclistas definem seus percursos como “regulares”, 24% definem como “ruins”, 24% como “boas” e apenas 3% definem suas rotas como “excelentes”. Através das análises desenvolvidas, notou-se que a maior parte dos condutores são homens menos favorecidos economicamente, os quais fazem uso da bicicleta, principalmente, nos seus deslocamentos para o trabalho, dividindo, na maioria dos trechos, o mesmo espaço com automóveis. As ruas e avenidas com a presença de ciclofaixas ou ciclovias são prioridade entre os usuários, os quais também valorizam as vias com o pavimento asfaltado e com a ausência de interseções perigosas. Outro aspecto analisado, foi referente a hierarquia viária, percebeu-se que, apesar dos possíveis riscos de acidentes nas vias arteriais, os ciclistas têm preferência em circular nas vias principais da área urbana, as quais possuem uma melhor conectividade com os pontos de origem/destino. |
id |
UFPL_a2685036690ab8f019f94b36946c1c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5352 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-14T13:00:59Z2020-05-132020-05-14T13:00:59Z2018-09-28QUADRADO, Caroline Aveiro. Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5352A falta de vias adequadas para o tráfego de ciclistas nos centros urbanos brasileiros e a disputa do espaço viário com os meios motorizados, é uma realidade que compromete a segurança e o conforto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. No país, a maioria dos ciclistas fazem uso da bicicleta para fins utilitários, como deslocamentos para o trabalho e estudo, porém, poucas são as áreas urbanas que possuem um sistema cicloviário capaz de atender a demanda das rotas destes usuários. Com isso, diante da rede viária disponível nas cidades e da realidade vivenciada pelos ciclistas nas suas rotas diárias, a investigação parte da premissa de que algumas características urbanas podem influenciar a escolha dos percursos dos ciclistas, contribuindo para que estes possuam, durante os seus trajetos, melhores percepções de conforto e segurança. Este trabalho coloca em discussão as rotas realmente utilizadas pelos usuários os quais fazem uso da bicicleta para fins utilitários, buscando analisar como as características do tráfego, as características das vias e as condições do ambiente afetam a decisão de um ciclista em escolher um determinado percurso. A pesquisa é conduzida a partir da abordagem metodológica quanti-qualitativa, através de um estudo de caso na área urbana do município de Rio Grande – RS, onde busca-se descobrir as rotas reais percorridas pelos ciclistas, afim de investigar os principais fatores capazes de tornar os percursos escolhidos mais atrativos. Por meio da aplicação de entrevistas estruturadas com os usuários de bicicleta, percebeu-se que, ao avaliarem suas rotas quanto às condições de conforto e segurança, 49% dos ciclistas definem seus percursos como “regulares”, 24% definem como “ruins”, 24% como “boas” e apenas 3% definem suas rotas como “excelentes”. Através das análises desenvolvidas, notou-se que a maior parte dos condutores são homens menos favorecidos economicamente, os quais fazem uso da bicicleta, principalmente, nos seus deslocamentos para o trabalho, dividindo, na maioria dos trechos, o mesmo espaço com automóveis. As ruas e avenidas com a presença de ciclofaixas ou ciclovias são prioridade entre os usuários, os quais também valorizam as vias com o pavimento asfaltado e com a ausência de interseções perigosas. Outro aspecto analisado, foi referente a hierarquia viária, percebeu-se que, apesar dos possíveis riscos de acidentes nas vias arteriais, os ciclistas têm preferência em circular nas vias principais da área urbana, as quais possuem uma melhor conectividade com os pontos de origem/destino.The lack of suitable bicycle paths in Brazilian city centers together with the dispute over lanes on pavemented roads with motored vehicles are a reality that compromises safety and comfort of citizens who use bicycles as means of transportation. In Brazil, the majority of bicycle users who circulate through towns, ride bicycles for everyday purposes, like commuting. However, few cities provide adequate cycling network systems, as well as strategy to meet the demand of its users’ routes. Thus, given the reality experienced by the cyclists on their daily routes in contrast with the bike paths and segregated lanes currently disposed, the present investigation starts with the premise that some particular urban characteristics could influence the choice of certain routes that link points of origin and destination of users, contributing to a better perception of comfort and safety. This paper discusses the routes that are legitimately chosen by bike commuters, aiming to analyze how characteristics of traffic, pavement, and environmental conditions affect the choice of cyclists when opting for a particular route. This research is conducted by a quantitative and qualitative approach in a case study performed in the urban area of the city of Rio Grande - RS - Brazil, which intends to trace the legit routes used by the studied cyclists with the purpose of investigating the main factors that make the chosen routes more attractive. Based on a conducted face-to-face survey, it has been realized that, by assessing their chosen routes regarding comfort and safety conditions, 49% of bike riders consider their preferred routes as "fair", while 24% see them as "poor", contrasting with other 24% who defined them as "good", leaving up to just 3% the status of "excellent". The research also has found that most of the bike riders who use bicycles as means of transportation are unwealthy men who use them solely for commuting, and most of the time, sharing their lanes with automobiles, due to the absence of well signalized segregated lanes. Streets and avenues that provide adequate cycling infrastructure, such as bicycle paths and segregated bike lanes, are a priority among users who also prefer pavemented streets together with the absence of risky intersections. Another factor regarding the street hierarchy is that despite the fact arterial roads offer considerable risks to cyclists and drivers, cyclists still prefer to ride through these routes in favor of a better connectivity between points of origin and destination.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoRotas de ciclistasCiclistasMobilidade por bicicletaRotas cicláveisArchitecture and UrbanismBicycle routeCyclistsUrban mobilityCycling routesRotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS.Cycling routes in the urban environment: decisive factors for the choice of routes in the city of Rio Grande - RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4007618812857487http://lattes.cnpq.br/5251871279558601Polidori, Maurício CoutoQuadrado, Caroline Aveiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdf.txtCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain318353http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/6/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf.txt68091d0f64e5fa5528c6eec01fe27d17MD56open accessTHUMBNAILCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdf.jpgCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/7/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf.jpge8cb7d8e4cbc8523d15c35ebe3ef5025MD57open accessORIGINALCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdfCaroline Aveiro Quadrado_Dissertacao.pdfapplication/pdf8243528http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/1/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf2409acee8aa0926d100119d75b66dc1aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/53522023-07-13 03:12:54.325open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:12:54Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Cycling routes in the urban environment: decisive factors for the choice of routes in the city of Rio Grande - RS. |
title |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
spellingShingle |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. Quadrado, Caroline Aveiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura e Urbanismo Rotas de ciclistas Ciclistas Mobilidade por bicicleta Rotas cicláveis Architecture and Urbanism Bicycle route Cyclists Urban mobility Cycling routes |
title_short |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
title_full |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
title_fullStr |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
title_full_unstemmed |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
title_sort |
Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. |
author |
Quadrado, Caroline Aveiro |
author_facet |
Quadrado, Caroline Aveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4007618812857487 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5251871279558601 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Polidori, Maurício Couto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadrado, Caroline Aveiro |
contributor_str_mv |
Polidori, Maurício Couto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura e Urbanismo Rotas de ciclistas Ciclistas Mobilidade por bicicleta Rotas cicláveis Architecture and Urbanism Bicycle route Cyclists Urban mobility Cycling routes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo Rotas de ciclistas Ciclistas Mobilidade por bicicleta Rotas cicláveis Architecture and Urbanism Bicycle route Cyclists Urban mobility Cycling routes |
description |
A falta de vias adequadas para o tráfego de ciclistas nos centros urbanos brasileiros e a disputa do espaço viário com os meios motorizados, é uma realidade que compromete a segurança e o conforto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. No país, a maioria dos ciclistas fazem uso da bicicleta para fins utilitários, como deslocamentos para o trabalho e estudo, porém, poucas são as áreas urbanas que possuem um sistema cicloviário capaz de atender a demanda das rotas destes usuários. Com isso, diante da rede viária disponível nas cidades e da realidade vivenciada pelos ciclistas nas suas rotas diárias, a investigação parte da premissa de que algumas características urbanas podem influenciar a escolha dos percursos dos ciclistas, contribuindo para que estes possuam, durante os seus trajetos, melhores percepções de conforto e segurança. Este trabalho coloca em discussão as rotas realmente utilizadas pelos usuários os quais fazem uso da bicicleta para fins utilitários, buscando analisar como as características do tráfego, as características das vias e as condições do ambiente afetam a decisão de um ciclista em escolher um determinado percurso. A pesquisa é conduzida a partir da abordagem metodológica quanti-qualitativa, através de um estudo de caso na área urbana do município de Rio Grande – RS, onde busca-se descobrir as rotas reais percorridas pelos ciclistas, afim de investigar os principais fatores capazes de tornar os percursos escolhidos mais atrativos. Por meio da aplicação de entrevistas estruturadas com os usuários de bicicleta, percebeu-se que, ao avaliarem suas rotas quanto às condições de conforto e segurança, 49% dos ciclistas definem seus percursos como “regulares”, 24% definem como “ruins”, 24% como “boas” e apenas 3% definem suas rotas como “excelentes”. Através das análises desenvolvidas, notou-se que a maior parte dos condutores são homens menos favorecidos economicamente, os quais fazem uso da bicicleta, principalmente, nos seus deslocamentos para o trabalho, dividindo, na maioria dos trechos, o mesmo espaço com automóveis. As ruas e avenidas com a presença de ciclofaixas ou ciclovias são prioridade entre os usuários, os quais também valorizam as vias com o pavimento asfaltado e com a ausência de interseções perigosas. Outro aspecto analisado, foi referente a hierarquia viária, percebeu-se que, apesar dos possíveis riscos de acidentes nas vias arteriais, os ciclistas têm preferência em circular nas vias principais da área urbana, as quais possuem uma melhor conectividade com os pontos de origem/destino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-14T13:00:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-13 2020-05-14T13:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUADRADO, Caroline Aveiro. Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5352 |
identifier_str_mv |
QUADRADO, Caroline Aveiro. Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande - RS. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/6/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/7/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/1/Caroline%20Aveiro%20Quadrado_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5352/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68091d0f64e5fa5528c6eec01fe27d17 e8cb7d8e4cbc8523d15c35ebe3ef5025 2409acee8aa0926d100119d75b66dc1a 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846883425976320 |