O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karina Ávila
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2946
Resumo: A presente pesquisa de doutorado teve por objetivo compreender de que forma professoras de língua estrangeira de alunos surdos recontextualizam os Discursos Pedagógicos Oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira Moderna- PCN-LE e de outros documentos referentes à Educação de Surdos, nas suas práticas pedagógicas. Foram utilizadas como estratégias metodológicas questionários de sondagem com escolas de surdos e escolas inclusivas para surdos, entrevistas on-line e presenciais com professoras de língua estrangeira de alunos surdos e análise documental de planos de ensino dessa disciplina. Os referenciais teóricos que embasaram esse estudo foram os estudos de Basil Bernstein (1996) sobre a teoria do Dispositivo Pedagógico e da recontextualização do Discurso Pedagógico Oficial e os Estudos Surdos. No total, dezessete escolas das diferentes regiões brasileiras responderam ao questionário e onze entrevistas com professoras de língua estrangeira de surdos foram realizadas. Foram analisados três Planos de ensino da disciplina de língua estrangeira disponibilizadas por escolas de surdos das regiões Sul e Centro-oeste. Os dados mostraram que as professoras de língua estrangeira de surdos utilizam os PCN-LE e outros documentos referentes à educação de surdos como norteadores de suas práticas pedagógicas, justificando que somente o PCN-LE não possibilita orientações sobre o ensino de língua estrangeira para surdos. O Método da gramática e tradução e o Ensino Colaborativo de línguas apareceram como os métodos mais utilizados pelas professoras de língua estrangeira para alunos surdos. Em relação aos planos de ensino, mostraram-se evidentes as práticas pedagógicas visíveis e invisíveis. No que tange aos conceitos de classificação e enquadramento presentes nos planos, percebeu-se que há uma inclinação para uma fraca classificação e fraco enquadramento, pois as professoras tentam se aproximar do cotidiano de seus alunos, enfraquecendo as barreiras entre as categorias professor e aluno e partem das necessidades dos mesmos para ensinarem. Dessa forma, os adquirentes surdos possuiriam um grau de regulação sobre o processo de ensino. Conclui-se que as professoras de língua estrangeira de surdos, aqui pesquisadas, recontextualizam os Discursos Pedagógicos Oficiais - DPOs (PCN-LE e outros documentos) a partir de um princípio recontextualizador que atuou para realizar diferentes ordenamentos na compreensão das professoras sobre o como ensinar uma língua estrangeira para surdos.
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spelling http://lattes.cnpq.br/6717704861000296http://lattes.cnpq.br/1207173035684519Klein, MadalenaPereira, Karina Ávila2016-09-08T20:52:14Z2016-09-082016-09-08T20:52:14Z2015-04-17PEREIRA, Karina Ávila. O ensino de Língua Estrangeira na Educação de Surdos : recontextualização dos Discursos Pedagógicos em Práticas de Professores de alunos surdos.. 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2946A presente pesquisa de doutorado teve por objetivo compreender de que forma professoras de língua estrangeira de alunos surdos recontextualizam os Discursos Pedagógicos Oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira Moderna- PCN-LE e de outros documentos referentes à Educação de Surdos, nas suas práticas pedagógicas. Foram utilizadas como estratégias metodológicas questionários de sondagem com escolas de surdos e escolas inclusivas para surdos, entrevistas on-line e presenciais com professoras de língua estrangeira de alunos surdos e análise documental de planos de ensino dessa disciplina. Os referenciais teóricos que embasaram esse estudo foram os estudos de Basil Bernstein (1996) sobre a teoria do Dispositivo Pedagógico e da recontextualização do Discurso Pedagógico Oficial e os Estudos Surdos. No total, dezessete escolas das diferentes regiões brasileiras responderam ao questionário e onze entrevistas com professoras de língua estrangeira de surdos foram realizadas. Foram analisados três Planos de ensino da disciplina de língua estrangeira disponibilizadas por escolas de surdos das regiões Sul e Centro-oeste. Os dados mostraram que as professoras de língua estrangeira de surdos utilizam os PCN-LE e outros documentos referentes à educação de surdos como norteadores de suas práticas pedagógicas, justificando que somente o PCN-LE não possibilita orientações sobre o ensino de língua estrangeira para surdos. O Método da gramática e tradução e o Ensino Colaborativo de línguas apareceram como os métodos mais utilizados pelas professoras de língua estrangeira para alunos surdos. Em relação aos planos de ensino, mostraram-se evidentes as práticas pedagógicas visíveis e invisíveis. No que tange aos conceitos de classificação e enquadramento presentes nos planos, percebeu-se que há uma inclinação para uma fraca classificação e fraco enquadramento, pois as professoras tentam se aproximar do cotidiano de seus alunos, enfraquecendo as barreiras entre as categorias professor e aluno e partem das necessidades dos mesmos para ensinarem. Dessa forma, os adquirentes surdos possuiriam um grau de regulação sobre o processo de ensino. Conclui-se que as professoras de língua estrangeira de surdos, aqui pesquisadas, recontextualizam os Discursos Pedagógicos Oficiais - DPOs (PCN-LE e outros documentos) a partir de um princípio recontextualizador que atuou para realizar diferentes ordenamentos na compreensão das professoras sobre o como ensinar uma língua estrangeira para surdos.This doctoral research aims to understand how foreign language teachers of deaf students recontextualise the Official Pedagogic Discourses from National Curriculum Standards for Foreign Language teaching Modernity- PCN-LE and other documents relating to Deaf Education in their teaching practices. It were used as methodological survey preliminnary questionnaires with deaf schools and inclusive schools for the deaf, on-line and face interviews with foreign language teachers of deaf students and documentary analysis with education plans from this discipline. The theoretical references that supported this study were based on the studies by Basil Bernstein (1996) on the theory of pedagogic device and recontextualising of the Official Pedagogic Discourse and Deaf Studies. In total, seventeen schools from different Brazilian regions responded to the questionnaire survey and eleven foreign language teachers of the deaf were interviewed. Regarding foreign language discipline of teaching plans were analyzed three planes coming from deaf schools in the South and Midwest. The data showed that the foreign language of deaf teachers use the PCN-LE and other documents relating to deaf education as a guide for their teaching, to the extent that only the PCN-LE does not allow guidance on foreign language teaching for deaf. The Grammar and Translation Method and Collaborative Teaching Languages appeared as the methods used by foreign language teachers for deaf students. Regarding the teaching plans, visible and invisible teaching practices proved to be evident and also two types of practice together. With regard to the concepts of classification and framework present in the plans, it was noticed that there is an inclination to a weak classification and weak framing because the teachers try to approach the daily lives of their students, weakening the barriers between teacher and student categories and run needs to teach the same. Thus, the deaf students have a degree of regulation of the teaching process. It is concluded that the foreign language teachers of the deaf, here surveyed, recontextualise the Official Pedagogical Discourses - DPOs (PCN-LE and other documents) from a recontextualising principle that served to make different systems in the understanding of teachers on how to teach a foreign language for the deaf.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEducaçãoEnsino de língua estrangeira para surdosDiscursos pedagógicosPrática pedagógicaRecontextualizaçãoEducationForeign language (le) education for the deafPedagogic discoursesTeaching practiceRecontextualisingO ensino da língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunosThe foreign language teaching in deaf Education: Recontextualising of Pedagogic Discourses from deaf students teachers practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTKarina Avila Pereira_Tese.pdf.txtKarina Avila Pereira_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain496185http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2946/6/Karina%20Avila%20Pereira_Tese.pdf.txt2d586a3d198666f34e8b4b3142ea40e6MD56open accessTHUMBNAILKarina Avila Pereira_Tese.pdf.jpgKarina Avila Pereira_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2946/7/Karina%20Avila%20Pereira_Tese.pdf.jpg5cbf35b29e1bf60238efc5f01af2b1ceMD57open accessORIGINALKarina Avila Pereira_Tese.pdfKarina Avila Pereira_Tese.pdfapplication/pdf2853577http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2946/1/Karina%20Avila%20Pereira_Tese.pdff620029f7f0343fda50b4f37f02d12b9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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