A trissecção do cubo como lógica em ações projetuais de arquitetura.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7074 |
Resumo: | Este estudo explora a compreensão da trisseção do cubo como estratégia de potencialização de ações projetuais de arquitetura. Partiu-se da revisão do conceito e da materialização de exemplos de subdivisão do cubo em três partes iguais, seguidas da tentativa de implementação desta lógica por meio de técnicas de desenho paramétrico. Em um segundo momento, buscou-se detectar processos compositivos, arquitetônicos, que pudessem ser associados à estratégia desta trisseção. Ao identificar uma composição passível de ser associada a esta lógica, resultado de uma atividade criativa de caráter livre no âmbito de uma disciplina de projeto, configurou-se um objeto de aprendizagem para promover a apropriação do conceito de maneira sistematizada. O estudo contribui para o desenho didático de atividades que explicitam a conveniência de integrar o ensino de projeto, geometria e representação. Além disto, oportunizou a experimentação de técnicas contemporâneas de projeto de arquitetura, como se estabelece a associação entre a parametrização e a fabricação digital. |
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Este estudo explora a compreensão da trisseção do cubo como estratégia de potencialização de ações projetuais de arquitetura. Partiu-se da revisão do conceito e da materialização de exemplos de subdivisão do cubo em três partes iguais, seguidas da tentativa de implementação desta lógica por meio de técnicas de desenho paramétrico. Em um segundo momento, buscou-se detectar processos compositivos, arquitetônicos, que pudessem ser associados à estratégia desta trisseção. Ao identificar uma composição passível de ser associada a esta lógica, resultado de uma atividade criativa de caráter livre no âmbito de uma disciplina de projeto, configurou-se um objeto de aprendizagem para promover a apropriação do conceito de maneira sistematizada. O estudo contribui para o desenho didático de atividades que explicitam a conveniência de integrar o ensino de projeto, geometria e representação. Além disto, oportunizou a experimentação de técnicas contemporâneas de projeto de arquitetura, como se estabelece a associação entre a parametrização e a fabricação digital. |
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