Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mauro Dillmann
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174
https://doi.org/10.5965/2175180310242018221
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente.
id UFPL_a8ba0c00fadab6222525016903102759
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12174
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-02-26T20:49:31Z2024-02-26T20:49:31Z2018TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174https://doi.org/10.5965/2175180310242018221Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente.porUDESCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de históriaReligiões e religiosidadesTempo presenteHistory teachingReligions and religiositiesPresent tenseAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinadaPossible approaches of being religious, of manifesting faith and of living belief experiences: religions and religiosities from the history taughtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTavares, Mauro Dillmannreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdfAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdfapplication/pdf518151http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/1/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf04f9ae62b04bd4808ec3cecc54540a37MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.txtAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.txtExtracted texttext/plain72394http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/3/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.txt4bb30919641882794629dd3970d049cdMD53open accessTHUMBNAILAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.jpgAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/4/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.jpg50e9b9e6047bf0a5e2ba7ba33985283fMD54open accessprefix/121742024-02-27 03:01:09.488open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12174VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-02-27T06:01:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Possible approaches of being religious, of manifesting faith and of living belief experiences: religions and religiosities from the history taught
title Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
spellingShingle Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
Tavares, Mauro Dillmann
Ensino de história
Religiões e religiosidades
Tempo presente
History teaching
Religions and religiosities
Present tense
title_short Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
title_full Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
title_fullStr Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
title_full_unstemmed Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
title_sort Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
author Tavares, Mauro Dillmann
author_facet Tavares, Mauro Dillmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Mauro Dillmann
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Religiões e religiosidades
Tempo presente
History teaching
Religions and religiosities
Present tense
topic Ensino de história
Religiões e religiosidades
Tempo presente
History teaching
Religions and religiosities
Present tense
description Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T20:49:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T20:49:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.5965/2175180310242018221
identifier_str_mv TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174
https://doi.org/10.5965/2175180310242018221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UDESC
publisher.none.fl_str_mv UDESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/1/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/3/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/4/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04f9ae62b04bd4808ec3cecc54540a37
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
4bb30919641882794629dd3970d049cd
50e9b9e6047bf0a5e2ba7ba33985283f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710100348534784