Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174 https://doi.org/10.5965/2175180310242018221 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente. |
id |
UFPL_a8ba0c00fadab6222525016903102759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12174 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-02-26T20:49:31Z2024-02-26T20:49:31Z2018TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174https://doi.org/10.5965/2175180310242018221Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente.porUDESCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de históriaReligiões e religiosidadesTempo presenteHistory teachingReligions and religiositiesPresent tenseAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinadaPossible approaches of being religious, of manifesting faith and of living belief experiences: religions and religiosities from the history taughtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTavares, Mauro Dillmannreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdfAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdfapplication/pdf518151http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/1/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf04f9ae62b04bd4808ec3cecc54540a37MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.txtAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.txtExtracted texttext/plain72394http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/3/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.txt4bb30919641882794629dd3970d049cdMD53open accessTHUMBNAILAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.jpgAbordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/4/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.jpg50e9b9e6047bf0a5e2ba7ba33985283fMD54open accessprefix/121742024-02-27 03:01:09.488open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/12174VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-02-27T06:01:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Possible approaches of being religious, of manifesting faith and of living belief experiences: religions and religiosities from the history taught |
title |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
spellingShingle |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada Tavares, Mauro Dillmann Ensino de história Religiões e religiosidades Tempo presente History teaching Religions and religiosities Present tense |
title_short |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
title_full |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
title_fullStr |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
title_full_unstemmed |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
title_sort |
Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada |
author |
Tavares, Mauro Dillmann |
author_facet |
Tavares, Mauro Dillmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Mauro Dillmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Religiões e religiosidades Tempo presente History teaching Religions and religiosities Present tense |
topic |
Ensino de história Religiões e religiosidades Tempo presente History teaching Religions and religiosities Present tense |
description |
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-26T20:49:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-26T20:49:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5965/2175180310242018221 |
identifier_str_mv |
TAVARES, M. D. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 221-246, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221, Acesso em: 21 fev. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12174 https://doi.org/10.5965/2175180310242018221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/1/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/3/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12174/4/Abordagens%20poss%c3%adveis%20do%20ser%20religioso%2c%20do%20manifestar%20a%20f%c3%a9%20e%20do%20viver%20experi%c3%aancias%20de%20cren%c3%a7a.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04f9ae62b04bd4808ec3cecc54540a37 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 4bb30919641882794629dd3970d049cd 50e9b9e6047bf0a5e2ba7ba33985283f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710100348534784 |