A instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Kamila da Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Giovana Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11648
Resumo: Uma das dificuldades encontradas pelo falante nativo do português brasileiro (PB) no processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua (L2) é a produção correta da consoante lateral pós-vocálica. Isso acontece, principalmente, porque, no PB, com exceção de algumas variações dialetais, o fonema /l/, na posição de coda, sofre processo de vocalização, ou seja, é produzido como glide posterior [w] (SILVA, 2015). Diferentemente, na língua inglesa – ainda que /l/ seja produzido de maneiras diversas, variando de acordo com a posição na palavra e/ou na frase, com a duração e, também, com o sotaque do falante (TURTON, 2017) –, as produções do fonema /l/ são divididas entre light [l] e dark-l [ɫ], o último sendo a principal produção em codas. Devido ao processo de transferência linguística, falantes nativos do PB, ao se depararem com a consoante lateral pós-vocálica em palavras da língua inglesa, como “seal”, tendem a reproduzi-la de acordo com sua língua materna: [si:w] ao invés de [si:ɫ]. A problemática aqui posta trata da aquisição do dark-l por licenciandos do curso de Letras – Português/Inglês, nativos do PB, já que estes professores em formação, quando graduados, lecionarão para indivíduos cujo único contato com a língua estrangeira poderá ser em sala de aula, demandando uma pronúncia o mais acurada possível por parte do docente.
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Diferentemente, na língua inglesa – ainda que /l/ seja produzido de maneiras diversas, variando de acordo com a posição na palavra e/ou na frase, com a duração e, também, com o sotaque do falante (TURTON, 2017) –, as produções do fonema /l/ são divididas entre light [l] e dark-l [ɫ], o último sendo a principal produção em codas. Devido ao processo de transferência linguística, falantes nativos do PB, ao se depararem com a consoante lateral pós-vocálica em palavras da língua inglesa, como “seal”, tendem a reproduzi-la de acordo com sua língua materna: [si:w] ao invés de [si:ɫ]. A problemática aqui posta trata da aquisição do dark-l por licenciandos do curso de Letras – Português/Inglês, nativos do PB, já que estes professores em formação, quando graduados, lecionarão para indivíduos cujo único contato com a língua estrangeira poderá ser em sala de aula, demandando uma pronúncia o mais acurada possível por parte do docente.porUFPelCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortuguês brasileiroEnsino de língua estrangeiraLíngua inglesaConsoante lateral pós-vocálicaAparelho ultrassonográficoA instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectTeixeira, Kamila da RosaGonçalves, Giovana Ferreirareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E O ULTRASSOM COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA AQUISIÇÃO DA LATERAL PÓS-VOCÁLICA DO INGLÊS.pdfA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E O ULTRASSOM COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA AQUISIÇÃO DA LATERAL PÓS-VOCÁLICA DO INGLÊS.pdfapplication/pdf178608http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11648/1/A%20INSTRU%c3%87%c3%83O%20EXPL%c3%8dCITA%20E%20O%20ULTRASSOM%20COMO%20FERRAMENTAS%20AUXILIARES%20NA%20AQUISI%c3%87%c3%83O%20DA%20LATERAL%20P%c3%93S-VOC%c3%81LICA%20DO%20INGL%c3%8aS.pdf0c7e31048181d08e65e00c7f4b637873MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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