A formação inicial de professores para educação profissional e tecnológica: o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados do iIFSul, campus Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Patrícia Porto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10218
Resumo: A pesquisa trata da formação inicial de professores para Educação Profissional e Tecnológica, tendo como questão orientadora: como se constitui o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas? Para responder a essa indagação, organizou-se uma investigação de abordagem qualitativa. E, para tanto, foram traçados dois objetivos específicos, perseguidos ao longo do estudo: contextualizar e caracterizar o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e analisar a proposta de formação do referido curso. Com vistas a traçar as bases da investigação, apresenta-se referencial teórico em que são discutidas, de forma breve, a formação inicial de professores no Brasil e as políticas de formação de professores. Na sequência, apresenta-se o resultado de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, em que foi possível perceber a escassez de trabalhos de investigação sobre o tema, a diversidade de termos/nomenclaturas que cercam a formação inicial dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, bem como, elementos importantes para que se possa pensar o futuro desta. Em continuidade, foram utilizados como corpus de análise: o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, ofertada a bacharéis e tecnólogos, a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as diretrizes da respectiva formação, e entrevistas semiabertas, realizadas com professores formadores e gestores do referido curso, submetidos à Análise de Conteúdo. A partir disso, foram construídas quatro categorias temáticas: (i) Formação – ênfase na Educação Profissional; (ii) Caracterização e atuação dos professores formadores; (iii) Estágios; (iv) Perfil dos professores em formação, Reconhecimento do curso e Diplomação. Como resultados, evidencia-se que a formação inicial, com ênfase para a EPT, assume uma nova perspectiva, a partir das diretrizes de 2015, apresentando alternativa a uma superação do caráter emergencial e provisório, historicamente herdado, para a formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, as políticas para a formação inicial de professores para a EPT possibilitam a formação em licenciatura na área específica dos profissionais que buscam o curso em questão. Outra importante constatação é o potencial do trabalho coletivo, tanto na produção do projeto de curso, como princípio assumido na propositura dos estágios, possibilitando a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos por meio do diálogo e do trabalho conjunto. Também, evidencia-se o ingresso de profissionais egressos de cursos de bacharelado e de tecnologia, bem como, de cursos que tradicionalmente oferecem a licenciatura. Por fim, destaca-se que para que a formação inicial de professores da Educação Profissional e Tecnológica possa se estabelecer é fundamental que se obtenha reconhecimento social, como trajetória necessária à profissionalização docente, reafirmando a importância do estudo do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, em 2018, que, ao ser estabelecido como licenciatura, com base na Resolução CNE/CP nº 2 de 2015, constituiu-se em um curso inovador e apresenta-se como alternativa de formação inicial docente, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica, para bacharéis e tecnólogos, passível de superar o caráter emergencial e provisório presente nas formações anteriores.
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spelling 2023-10-04T15:00:07Z2023-10-04T15:00:07Z2022-12-21RAMOS, Patrícia Porto. A formação inicial de professores para educação profissional e tecnológica: o curso de formação para graduados não licenciados do IFSul, campus Pelotas. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10218A pesquisa trata da formação inicial de professores para Educação Profissional e Tecnológica, tendo como questão orientadora: como se constitui o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas? Para responder a essa indagação, organizou-se uma investigação de abordagem qualitativa. E, para tanto, foram traçados dois objetivos específicos, perseguidos ao longo do estudo: contextualizar e caracterizar o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e analisar a proposta de formação do referido curso. Com vistas a traçar as bases da investigação, apresenta-se referencial teórico em que são discutidas, de forma breve, a formação inicial de professores no Brasil e as políticas de formação de professores. Na sequência, apresenta-se o resultado de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, em que foi possível perceber a escassez de trabalhos de investigação sobre o tema, a diversidade de termos/nomenclaturas que cercam a formação inicial dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, bem como, elementos importantes para que se possa pensar o futuro desta. Em continuidade, foram utilizados como corpus de análise: o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, ofertada a bacharéis e tecnólogos, a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as diretrizes da respectiva formação, e entrevistas semiabertas, realizadas com professores formadores e gestores do referido curso, submetidos à Análise de Conteúdo. A partir disso, foram construídas quatro categorias temáticas: (i) Formação – ênfase na Educação Profissional; (ii) Caracterização e atuação dos professores formadores; (iii) Estágios; (iv) Perfil dos professores em formação, Reconhecimento do curso e Diplomação. Como resultados, evidencia-se que a formação inicial, com ênfase para a EPT, assume uma nova perspectiva, a partir das diretrizes de 2015, apresentando alternativa a uma superação do caráter emergencial e provisório, historicamente herdado, para a formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, as políticas para a formação inicial de professores para a EPT possibilitam a formação em licenciatura na área específica dos profissionais que buscam o curso em questão. Outra importante constatação é o potencial do trabalho coletivo, tanto na produção do projeto de curso, como princípio assumido na propositura dos estágios, possibilitando a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos por meio do diálogo e do trabalho conjunto. Também, evidencia-se o ingresso de profissionais egressos de cursos de bacharelado e de tecnologia, bem como, de cursos que tradicionalmente oferecem a licenciatura. Por fim, destaca-se que para que a formação inicial de professores da Educação Profissional e Tecnológica possa se estabelecer é fundamental que se obtenha reconhecimento social, como trajetória necessária à profissionalização docente, reafirmando a importância do estudo do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, em 2018, que, ao ser estabelecido como licenciatura, com base na Resolução CNE/CP nº 2 de 2015, constituiu-se em um curso inovador e apresenta-se como alternativa de formação inicial docente, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica, para bacharéis e tecnólogos, passível de superar o caráter emergencial e provisório presente nas formações anteriores.The research deals with the initial training of teachers for Professional and Technological Education, having as a guiding question: how is the Pedagogical Training Course for non-Licensed Graduates of the Federal Institute of Education, Science and Technology Sul-rio-grandense, Pelotas? To answer this question, a qualitative investigation was organized. To this end, two specific objectives were outlined throughout the study: contextualizing and characterizing the Pedagogical Training Course for non-licensed graduates and analyzing the proposal of formation of the said course. In order to trace the bases of the investigation, the theoretical framework in which they are presented is presented, briefly, the initial training of teachers in Brazil and teacher training policies. Next, we present the result of a state of knowledge research, in which it was possible to perceive the scarcity of research work on the subject, the diversity of terms/nomenclatures that surround the initial training of teachers of Professional and Technological Education (PTE), as well as important elements so that one can think about its future. In continuity, the pedagogical project of the Pedagogical Training Course for non-licensed graduates, offered to bachelors and technologists, the CNE/CP Resolution n. 2/2015, which defines the guidelines of the respective training and interviews, conducted with training teachers and managers of the course, submitted to Content Analysis. From this, four thematic categories were constructed: (i) Training – emphasis on Professional Education; (ii) Characterization and performance of teacher educators; (iii) Internships; (iv) Student Profile, Course Recognition and Graduation. Training; carachetrization Collective; Stages; and Graduate Profile, Recognition and Diploma. As results, it is evidenced that initial training, with emphasis on PTE, assumes a new perspective, based on the 2015 guidelines, presenting an alternative to overcoming the emergency and provisional character, historically inherited, for the training of teachers working in Professional and Technological Education. In addition, the policies for the initial training of teachers for PTE enable undergraduate training in the specific area of professionals seeking the course in question. Another important conclusion of this research is the potential that collective work has, both in the production of the course project, as a principle assumed in the purpose of the internships, enabling the articulation between specific and pedagogical knowledge through dialogue and joint work. Also, it is evident the admission of professionals graduated from bachelor's and technology courses, as well as courses that traditionally offer the degree. Finally, it is noteworthy that in order for the initial training of teachers of Professional and Technological Education to be established, it is necessary to obtain social recognition, as a necessary trajectory for teacher professionalization, reaffirming the importance of the course analyzed as a degree. Pedagogical Training Course for non-licensed graduates, in 2018, which, when established as a degree, based on Resolution CNE/CP n. 2 of 2015, constituted an innovative course and shows itself as an alternative for initial teacher training, with emphasis on Professional and Technological Education, for bachelors and technologists, capable of overcoming the emergency and provisional character present in previous training.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOFormação inicialFormação de professoresEducação Profissional e TecnológicaCurso de formação pedagógicaGraduados não licenciadosInitial formationTeacher trainingProfessional and Technological EducationPedagogical training courseNon-licensed graduatesA formação inicial de professores para educação profissional e tecnológica: o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados do iIFSul, campus PelotasProfessional and Technological education teachers training: IFSul - Pelotas campus non-licensed graduate training courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8982441635447302http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Barreiro, Cristhianny Bentohttp://lattes.cnpq.br/9397465771404123Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesRamos, Patrícia Portoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALPatricia_Porto_Ramos_Tese.pdfPatricia_Porto_Ramos_Tese.pdfapplication/pdf1703252http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10218/1/Patricia_Porto_Ramos_Tese.pdf7f302799d33342f4efd6bcb5421f2064MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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