Me vou pilchado pra aula, um tento atando os “caderno”, que eu sou o próprio Rio Grande cruzando o mundo moderno: um estudo antropológico sobre a construção e atualização da identidade-subjetividade gaúcha no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul CaVG)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3183 |
Resumo: | O estudo aqui proposto consiste em contribuir para a compreensão do processo de construção e atualização da identidade-subjetividade gaúcha entre os alunos e alunas do ensino médio técnico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul CaVG). O estudo desenvolvido junto aos estudantes insere-se como desdobramento de um projeto amplo e interdisciplinar denominado Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – Lidas Campeiras, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coordenado pelo curso de Bacharelado em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesse estudo, deseja-se evidenciar o contexto cultural que compõe tais construções e atualizações, as quais podem ser entendidas como uma intrínseca relação dialética entre o ―tradicional‖ e o ―moderno‖, em que se pode observar a capacidade de alunos e alunas em (re)significar tanto o ―moderno‖ a partir do ―tradicional‖, quanto o ―tradicional‖ a partir do ―moderno‖. Com isso, objetiva-se contribuir para a interpretação dos significados atribuídos e negociados pelos sujeitos acerca da construção da identidade-subjetividade gaúcha e da produção tecnológica, bem como apontar as ações, usos e estratégias acionados para tais construções. A coexistência no IFSul CaVG de uma ―efervescência tecnológica‖, configurada a partir da produção de conhecimentos técnicos e tecnológicos vivenciados na escola, e uma identidade gaúcha, constituída fortemente pela existência de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) na instituição, figura o pano de fundo desse estudo. O desafio, portanto, neste debate, consiste em estabelecer entre a tradição gaúcha e a modernidade, aqui compreendida como a produção do conhecimento técnico-científico na escola, não como duas entidades dicotomizadas entre si, mas necessariamente buscar por meios bibliográficos e etnográficos, desvelar as dinâmicas e circulações da tradição gaúcha enquanto construtora de identidades-subjetividades inseridas no contexto da modernidade, culminando numa espécie de "modernidade regionalizada". |
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2017-02-22T21:24:40Z2016-02-162017-02-22T21:24:40Z2016-10-06SILVA, Cristiano Lemes da. Me vou pilchado pra aula, um tento atando os “caderno”, que eu sou o próprio Rio Grande cruzando o mundo moderno: um estudo antropológico sobre a construção e atualização da identidade-subjetividade gaúcha no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul CaVG). 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social e Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3183O estudo aqui proposto consiste em contribuir para a compreensão do processo de construção e atualização da identidade-subjetividade gaúcha entre os alunos e alunas do ensino médio técnico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul CaVG). O estudo desenvolvido junto aos estudantes insere-se como desdobramento de um projeto amplo e interdisciplinar denominado Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – Lidas Campeiras, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coordenado pelo curso de Bacharelado em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesse estudo, deseja-se evidenciar o contexto cultural que compõe tais construções e atualizações, as quais podem ser entendidas como uma intrínseca relação dialética entre o ―tradicional‖ e o ―moderno‖, em que se pode observar a capacidade de alunos e alunas em (re)significar tanto o ―moderno‖ a partir do ―tradicional‖, quanto o ―tradicional‖ a partir do ―moderno‖. Com isso, objetiva-se contribuir para a interpretação dos significados atribuídos e negociados pelos sujeitos acerca da construção da identidade-subjetividade gaúcha e da produção tecnológica, bem como apontar as ações, usos e estratégias acionados para tais construções. A coexistência no IFSul CaVG de uma ―efervescência tecnológica‖, configurada a partir da produção de conhecimentos técnicos e tecnológicos vivenciados na escola, e uma identidade gaúcha, constituída fortemente pela existência de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) na instituição, figura o pano de fundo desse estudo. O desafio, portanto, neste debate, consiste em estabelecer entre a tradição gaúcha e a modernidade, aqui compreendida como a produção do conhecimento técnico-científico na escola, não como duas entidades dicotomizadas entre si, mas necessariamente buscar por meios bibliográficos e etnográficos, desvelar as dinâmicas e circulações da tradição gaúcha enquanto construtora de identidades-subjetividades inseridas no contexto da modernidade, culminando numa espécie de "modernidade regionalizada".L'étude proposée ici est de contribuer à la compréhension du processus de construction et de mise à jour de l'identité-subjectivité gaucho chez les élèves et les étudiants de l'entraîneur de l'école secondaire de l'Institut fédéral de Rio Grande du Sud Campus Pelotas Visconde da Graça (IF South C en moyenne). L'étude menée avec des étudiants fait partie en tant que développement d'un projet vaste et interdisciplinaire appelé l'Inventaire national des références culturelles (INRC) - butineuses non lus, lié à l'Institut du patrimoine historique et artistique (IPHAN) et coordonné par le cours du baccalauréat en anthropologie l'Institut des sciences humaines (ICH) de l'Université fédérale de Pelotas (UFPel). Dans cette étude, nous voulons mettre en évidence le contexte culturel qui fait de telles constructions et les améliorations qui peuvent être comprises comme une relation dialectique intrinsèque entre «traditionnelle» et «moderne», où vous pourrez observer la capacité des élèves et étudiants (re ) signifie à la fois «moderne» de la «traditionnelle» et le «traditionnel» de la «moderne». Ainsi, l'objectif est de contribuer à l'interprétation des significations attribuées par les sujets et négociés sur la construction de l'identité, de la subjectivité de l'Etat et de la technologie de production ainsi que le point sur les actions, les pratiques et les stratégies entraînées à ces constructions. La coexistence dans le avg IF Sud C d'une «effervescence technologique» mis de la production de connaissances techniques et technologiques a connu à l'école et une identité Gaucho fortement constituée par l'existence d'un Traditions Gaucho Center (CTG) dans l'institution renvoie l'arrière-plan cette étude. Le défi, par conséquent, ce débat est d'établir entre la tradition gaucho et modernité, ici comprise comme la production de connaissances techniques et scientifiques à l'école, non pas comme deux entités dichotomiques l'autre, mais nécessairement la recherche pour les médias bibliographiques et ethnographiques, révéler les dynamiques et les circulations de la tradition gaucho tandis que la construction des identités insérées-subjectivités dans le contexte de la modernité aboutissant à une sorte de «modernité régionaliséeporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAIdentidadeTradiçãoModernidadeAlunosEscola técnicaIdentitéTraditionModernitéÉtudiantsÉcole techniqueMe vou pilchado pra aula, um tento atando os “caderno”, que eu sou o próprio Rio Grande cruzando o mundo moderno: um estudo antropológico sobre a construção e atualização da identidade-subjetividade gaúcha no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul CaVG)Moi pilchar à la classe un essai d'attacher le "blocnotes" dont je suis le Rio Grande se croisant le monde moderne: une étude anthropologique sur la construction et la mise à niveau de l'identité-subjectivité de l'État dans l'Institut fédéral Sul-rio-grandense, Campus Pelotas- Visconde da Graça (IFSul CaVG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9565251828381351http://lattes.cnpq.br/3744674342752194Silva Neto, Francisco Luiz Pereira daSilva, Cristiano Lemes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdf.txtCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdf.txtExtracted texttext/plain290354http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/6/CRISTIANO%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Outubro%20entrega%20final.pdf.txt8f3202c5b98a4b8db1b3b9596120de78MD56open accessTHUMBNAILCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdf.jpgCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1869http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/7/CRISTIANO%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Outubro%20entrega%20final.pdf.jpge17d55e1945f15136095aef236df9001MD57open accessORIGINALCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdfCRISTIANO DISSERTAÇÃO Outubro entrega final.pdfapplication/pdf3313495http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/1/CRISTIANO%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Outubro%20entrega%20final.pdf27184e2617956a749d91affb7f3c5982MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3183/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/31832023-07-13 03:28:18.495open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3183VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:28:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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