Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindner, Luciana Martins Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Peres, Lúcia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868
Resumo: O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada.
id UFPL_021d6084421c98608ead8f0ad37e091f
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5868
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:47:40Z2020-06-15T17:47:40Z2017LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada.porUniversidade Federal de PelotasImaginárioExperiências autoformadorasDocênciaMatemáticaOs imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLindner, Luciana Martins TeixeiraPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txtOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txtExtracted texttext/plain13380http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/6/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txt35a9a04dc5783f666db9da367e218d34MD56open accessTHUMBNAILOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpgOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1817http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/7/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpg59b4f4668f9c15e8856ad233d13937b8MD57open accessORIGINALOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdfOS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdfapplication/pdf311221http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/1/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf093af4134f223264c9a28d1fb93ead90MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58682023-07-13 05:17:44.273open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5868VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:17:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
title Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
spellingShingle Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
Lindner, Luciana Martins Teixeira
Imaginário
Experiências autoformadoras
Docência
Matemática
title_short Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
title_full Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
title_fullStr Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
title_full_unstemmed Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
title_sort Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática.
author Lindner, Luciana Martins Teixeira
author_facet Lindner, Luciana Martins Teixeira
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindner, Luciana Martins Teixeira
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Experiências autoformadoras
Docência
Matemática
topic Imaginário
Experiências autoformadoras
Docência
Matemática
description O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado, em fase final, e situa-se no âmbito dos estudos sobre o Imaginário (DURAND, 2012) e dos estudos sobre experiências autoformadoras (JOSSO, 2002, 2009) e DELORYMOMBERGER (2008), constituindo reflexões em torno do desvelamento de elementos simbólicos dos trajetos formativos no início da docência de professores de matemática. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os elementos simbólicos que constituem o imaginário sobre a docência presente no professor iniciante, formado em matemática pela UNIPAMPA, entre 2010 a 2014, a partir do seu ingresso na profissão. Do objetivo geral emergiram os seguintes objetivos específicos: capturar as imagens singulares sobre docência, sendo o fio condutor do processo de como se constitui o imaginário destes professores; desvelar os elementos simbólicos que constituem o imaginário destes professores os quais são capazes de diferenciá-los em sua singularidade imaginal e identificar o imaginário coletivo (DURAND, 2012) dos professores iniciantes por meio do singular (JOSSO, 2002). Vale ressaltar que a pesquisa encontra-se em sua fase final de análise e a etapa empirica ja foi realizada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:47:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868
identifier_str_mv LINDNER, L.M.T., PERES, L.M.V.. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_02069.pdf. Acesso em 12/06/2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/6/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/7/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/1/OS_IMAGINARIOS_E_OS_TRAJETOS_FORMATIVOS_DE_PROFESSORES.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5868/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35a9a04dc5783f666db9da367e218d34
59b4f4668f9c15e8856ad233d13937b8
093af4134f223264c9a28d1fb93ead90
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846957733314560