O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177 |
Resumo: | O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. |
id |
UFPL_b50097a3f2a4720945a37054043e7831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7177 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-02T15:20:05Z2021-03-02T15:20:05Z2019REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização.porEditora AtenaEducação Estético AmbientalEducação Ambiental CríticaTeatro na educaçãoLinguagem TeatralAesthetic-Environmental EducationCritical Environmental EducationTheater in educationTheatrical LanguageO teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartRezende, Pauline Apolinário CzarneskiGarcia, Narjara Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtExtracted texttext/plain64751http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/6/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtc0e732ee4adcc859c0dcd31effebe4cbMD56open accessTHUMBNAILO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2335http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/7/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgd8e359d59dd93de7d7eacbd2f828954fMD57open accessORIGINALO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfapplication/pdf2053048http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/1/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfcd49a1ecf19f9d0338ebc7db70e2b9f2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71772023-07-13 03:47:53.993open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7177VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:47:53Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
title |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
spellingShingle |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Rezende, Pauline Apolinário Czarneski Educação Estético Ambiental Educação Ambiental Crítica Teatro na educação Linguagem Teatral Aesthetic-Environmental Education Critical Environmental Education Theater in education Theatrical Language |
title_short |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
title_full |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
title_fullStr |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
title_full_unstemmed |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
title_sort |
O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. |
author |
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski |
author_facet |
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski Garcia, Narjara Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Narjara Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski Garcia, Narjara Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estético Ambiental Educação Ambiental Crítica Teatro na educação Linguagem Teatral Aesthetic-Environmental Education Critical Environmental Education Theater in education Theatrical Language |
topic |
Educação Estético Ambiental Educação Ambiental Crítica Teatro na educação Linguagem Teatral Aesthetic-Environmental Education Critical Environmental Education Theater in education Theatrical Language |
description |
O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:20:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:20:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/6/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/7/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/1/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0e732ee4adcc859c0dcd31effebe4cb d8e359d59dd93de7d7eacbd2f828954f cd49a1ecf19f9d0338ebc7db70e2b9f2 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710105481314304 |