O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia, Narjara Mendes
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177
Resumo: O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização.
id UFPL_b50097a3f2a4720945a37054043e7831
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7177
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-02T15:20:05Z2021-03-02T15:20:05Z2019REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização.porEditora AtenaEducação Estético AmbientalEducação Ambiental CríticaTeatro na educaçãoLinguagem TeatralAesthetic-Environmental EducationCritical Environmental EducationTheater in educationTheatrical LanguageO teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartRezende, Pauline Apolinário CzarneskiGarcia, Narjara Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtExtracted texttext/plain64751http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/6/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txtc0e732ee4adcc859c0dcd31effebe4cbMD56open accessTHUMBNAILO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2335http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/7/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpgd8e359d59dd93de7d7eacbd2f828954fMD57open accessORIGINALO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfO_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfapplication/pdf2053048http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/1/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdfcd49a1ecf19f9d0338ebc7db70e2b9f2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71772023-07-13 03:47:53.993open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7177VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:47:53Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
title O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
spellingShingle O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
Educação Estético Ambiental
Educação Ambiental Crítica
Teatro na educação
Linguagem Teatral
Aesthetic-Environmental Education
Critical Environmental Education
Theater in education
Theatrical Language
title_short O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
title_full O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
title_fullStr O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
title_full_unstemmed O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
title_sort O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
author Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
author_facet Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
Garcia, Narjara Mendes
author_role author
author2 Garcia, Narjara Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
Garcia, Narjara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estético Ambiental
Educação Ambiental Crítica
Teatro na educação
Linguagem Teatral
Aesthetic-Environmental Education
Critical Environmental Education
Theater in education
Theatrical Language
topic Educação Estético Ambiental
Educação Ambiental Crítica
Teatro na educação
Linguagem Teatral
Aesthetic-Environmental Education
Critical Environmental Education
Theater in education
Theatrical Language
description O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:20:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177
identifier_str_mv REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/6/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/7/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/1/O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7177/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0e732ee4adcc859c0dcd31effebe4cb
d8e359d59dd93de7d7eacbd2f828954f
cd49a1ecf19f9d0338ebc7db70e2b9f2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710105481314304