Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154990 |
Resumo: | O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar. |
id |
UNSP_736a30b67707cf4b7aae32a8b112bd81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/154990 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel BandeiraApproaches between the rehearsal space and classroom: narrative of theater experience developed, in perspective of collaboration and democracy, in the primary public school of Guarulhos Manuel BandeiraTeatroTeatro de grupoMetodologia de criação teatralEducação básicaTheaterPrimary educationGroup theaterTheatrical creation methodologyO estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.The present work investigates the relationship between the dramatics and education from the proposal of reformulation of some thematic expedients (of organization and creation related to the historical subject theater group of the city of São Paulo) for the art classes given in the school of primary education of the City Hall of Guarulhos Manuel Bandeira. This school has attempted to promote in it's, daily the protagonism of the student and develop the "Democratic Management" that is in vogue. It is a qualitative and praxis research that proposes the approximation between the rehearsal room and the teaching room as a possibility of a aesthetical-pedagogic experience of significance to the involved. In addition, in consonance with circumscript contexts, this work aims to investigate and experience the development of the learning processes horizontalized and humanized inside the teaching institution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5629523Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mate, Alexandre Luiz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]2018-08-29T18:44:26Z2018-08-29T18:44:26Z2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15499000090732341002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:11:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:50:58.279599Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira Approaches between the rehearsal space and classroom: narrative of theater experience developed, in perspective of collaboration and democracy, in the primary public school of Guarulhos Manuel Bandeira |
title |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
spellingShingle |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP] Teatro Teatro de grupo Metodologia de criação teatral Educação básica Theater Primary education Group theater Theatrical creation methodology |
title_short |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
title_full |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
title_fullStr |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
title_full_unstemmed |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
title_sort |
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira |
author |
Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mate, Alexandre Luiz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Teatro de grupo Metodologia de criação teatral Educação básica Theater Primary education Group theater Theatrical creation methodology |
topic |
Teatro Teatro de grupo Metodologia de criação teatral Educação básica Theater Primary education Group theater Theatrical creation methodology |
description |
O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-29T18:44:26Z 2018-08-29T18:44:26Z 2018-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/154990 000907323 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/154990 |
identifier_str_mv |
000907323 41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128866660646912 |