Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154990
Resumo: O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.
id UNSP_736a30b67707cf4b7aae32a8b112bd81
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154990
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel BandeiraApproaches between the rehearsal space and classroom: narrative of theater experience developed, in perspective of collaboration and democracy, in the primary public school of Guarulhos Manuel BandeiraTeatroTeatro de grupoMetodologia de criação teatralEducação básicaTheaterPrimary educationGroup theaterTheatrical creation methodologyO estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.The present work investigates the relationship between the dramatics and education from the proposal of reformulation of some thematic expedients (of organization and creation related to the historical subject theater group of the city of São Paulo) for the art classes given in the school of primary education of the City Hall of Guarulhos Manuel Bandeira. This school has attempted to promote in it's, daily the protagonism of the student and develop the "Democratic Management" that is in vogue. It is a qualitative and praxis research that proposes the approximation between the rehearsal room and the teaching room as a possibility of a aesthetical-pedagogic experience of significance to the involved. In addition, in consonance with circumscript contexts, this work aims to investigate and experience the development of the learning processes horizontalized and humanized inside the teaching institution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5629523Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mate, Alexandre Luiz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]2018-08-29T18:44:26Z2018-08-29T18:44:26Z2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15499000090732341002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:11:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:11:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
Approaches between the rehearsal space and classroom: narrative of theater experience developed, in perspective of collaboration and democracy, in the primary public school of Guarulhos Manuel Bandeira
title Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
spellingShingle Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
Teatro
Teatro de grupo
Metodologia de criação teatral
Educação básica
Theater
Primary education
Group theater
Theatrical creation methodology
title_short Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
title_full Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
title_fullStr Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
title_full_unstemmed Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
title_sort Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira
author Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
author_facet Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mate, Alexandre Luiz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro de grupo
Metodologia de criação teatral
Educação básica
Theater
Primary education
Group theater
Theatrical creation methodology
topic Teatro
Teatro de grupo
Metodologia de criação teatral
Educação básica
Theater
Primary education
Group theater
Theatrical creation methodology
description O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29T18:44:26Z
2018-08-29T18:44:26Z
2018-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154990
000907323
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/154990
identifier_str_mv 000907323
41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964956139978752