A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Márcia Rejane Vieira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7797
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a Educação Física vem se constituindo como componente curricular, na hierarquia dos saberes, no currículo das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Pelotas, após o processo de discussão e construção do Projeto Político-Pedagógico, Plano de Estudos e Regimento Escolar. È uma pesquisa qualitativa que teve como técnicas de coleta de dados, observação; análise documental e entrevista semi-estruturada e, como sujeitos, a professora de Educação Física das séries iniciais, a coordenadora pedagógica e a diretora. No campo teórico, baseou-se em estudos sobre a história do currículo e da Educação Física escolar, bem como em estudos sobre a construção e implementação de políticas curriculares em diferentes contextos e seus processos de negociação e disputa. O resultado da análise dos dados demonstrou que a forma de organização do currículo na escola pesquisada, não é neutra. Ela tem reproduzido o que é válido, o que é legítimo socialmente; que o processo de disputa na construção e implementação de políticas curriculares em seu âmbito não é fixo e fechado, estando envolvido em constantes relações de poder. No contexto da prática dos envolvidos no cotidiano escolar, as definições curriculares são recriadas e reinterpretadas. A participação da professora de Educação Física nas discussões curriculares da escola assegurou algumas garantias e conquistas: horário para projetos extra-classe de dança, voleibol, futebol e handebol; melhor organização e distribuição dos horários no currículo das séries iniciais, rompendo com a situação de “folguista”; conquista de melhores condições de espaço e estrutura de trabalho, advindas de uma obra de ampliação que contemplou a Educação Física com duas quadras esportivas; vestiários e banheiros e uma sala de dança. Esse processo evidencia que a Educação Física vem se constituindo, nessa escola, como um componente curricular com status suficiente para alcançar seus objetivos. Em relação a componentes curriculares como Filosofia, Espanhol e Música que foram, a partir do ano de 2000, sendo inseridos no currículo das séries iniciais, ministrados, assim como a Educação Física, por especialistas, ela, pelos dados colhidos na pesquisa, está bem mais consolidada e em uma posição de maior destaque e status.
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spelling 2021-06-26T00:57:26Z2021-06-252021-06-26T00:57:26Z2006-08-20GUIMARÃES, Márcia Rejane Vieira. A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas. 2006. 142f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7797Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a Educação Física vem se constituindo como componente curricular, na hierarquia dos saberes, no currículo das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Pelotas, após o processo de discussão e construção do Projeto Político-Pedagógico, Plano de Estudos e Regimento Escolar. È uma pesquisa qualitativa que teve como técnicas de coleta de dados, observação; análise documental e entrevista semi-estruturada e, como sujeitos, a professora de Educação Física das séries iniciais, a coordenadora pedagógica e a diretora. No campo teórico, baseou-se em estudos sobre a história do currículo e da Educação Física escolar, bem como em estudos sobre a construção e implementação de políticas curriculares em diferentes contextos e seus processos de negociação e disputa. O resultado da análise dos dados demonstrou que a forma de organização do currículo na escola pesquisada, não é neutra. Ela tem reproduzido o que é válido, o que é legítimo socialmente; que o processo de disputa na construção e implementação de políticas curriculares em seu âmbito não é fixo e fechado, estando envolvido em constantes relações de poder. No contexto da prática dos envolvidos no cotidiano escolar, as definições curriculares são recriadas e reinterpretadas. A participação da professora de Educação Física nas discussões curriculares da escola assegurou algumas garantias e conquistas: horário para projetos extra-classe de dança, voleibol, futebol e handebol; melhor organização e distribuição dos horários no currículo das séries iniciais, rompendo com a situação de “folguista”; conquista de melhores condições de espaço e estrutura de trabalho, advindas de uma obra de ampliação que contemplou a Educação Física com duas quadras esportivas; vestiários e banheiros e uma sala de dança. Esse processo evidencia que a Educação Física vem se constituindo, nessa escola, como um componente curricular com status suficiente para alcançar seus objetivos. Em relação a componentes curriculares como Filosofia, Espanhol e Música que foram, a partir do ano de 2000, sendo inseridos no currículo das séries iniciais, ministrados, assim como a Educação Física, por especialistas, ela, pelos dados colhidos na pesquisa, está bem mais consolidada e em uma posição de maior destaque e status.The objective of this research was to understand how Physical Education has been constituted as a curricular component, in the hierarchy of knowledges, in the curriculum of elementary grades of a municipal school of Pelotas, after the process of discussion and construction of its Political-Pedagogical Project, Study Plan and School Regiment. It was a qualitative research: data was collected through observation, document analysis and semi-structured interviews. The subjects were the beginning grades’ Physical Education teacher, the pedagogical coordinator and the school principal. In the theoretical field, it referred on studies of the history of curriculum and of Physical Education in schools, as well as on studies about the construction and implementation of curricular policies in different contexts and the respective processes of negotiation and dispute. Data analysis has showed that the way the curriculum is organized at the school researched is not neutral. It reproduces what is socially valid and legitimate. It has also showed that in that sphere the process of dispute in the construction and implementation of curricular policies is not fixed and closed, being, instead, involved in constant relations of power. In the practice of the subjects involved in the school quotidian, curricular definitions are recreated and reinterpreted. The participation of the Physical Education teacher in the school’s curricular discussions has granted a number of conquests, such as: schedule for extracurricular projects of dance, volleyball, soccer and handball; better organization and distribution of hours in the curriculum of the elementary grades; improvement in the conditions of space and structure for the practice of Phys Ed, obtained through the construction of two sports courts, dressing rooms, bathrooms and a dance room. This process makes evident that Physical Education, in that school, is being constituted as a curricular component with status enough to achieve its objectives. Compared to curricular components such as Philosophy, Spanish and Music, subjects which integrated the curriculum of the beginning grades in the school researched after the year 2000 and which, likewise, are taught by specialists, Physical Education, as data show, is more consolidated, occupying a position of more prominence and status.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículoEducação físicaSéries iniciaisHierarquia de saberesTrabalho docenteCurriculumPhysical educationElementary gradesHierarchy of knowledgesTeachers’ workA Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas.Physical Education in the Curriculum of Elementary Grades: A Place for Dispute and Conquest.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4208966023890524http://lattes.cnpq.br/5250139595129075Ferreira, Márcia Ondina VieiraGuimarães, Márcia Rejane Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.txtDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.txtExtracted texttext/plain339623http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7797/6/Dissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.txt11fe3269da81da618ba2de703d4f6a42MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.jpgDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7797/7/Dissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdf.jpg2c4ea15c3196fcb019a593695318a1c2MD57open accessORIGINALDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdfDissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdfapplication/pdf607185http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7797/1/Dissertacao_Marcia_Rejane_Vieira_Guimaraes.pdfb0084394c64c928ebe5bced2fa1eb0cdMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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