Reflexões sobre a existência e a imaginação como fontes de saúde: seria uma das funções da formação humana?.
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5753 |
Resumo: | Nos últimos anos vimos um aumento significativo de pessoas com transtornos emocionais, sobretudo crianças e adolescentes. Paralelamente a isso, cresce a prática de medicalização de emoções e sentimentos que poderiam ser considerados normais em nosso passado recente. Nas reflexões que fazemos entre a existência, a formação humana e a imaginação, buscamos compreender como se dá, no seu sentido mais genuíno, a saúde existencial, bem como desejamos problematizar o sentido simbólico do que estamos chamando de transtornos. Pautados nos estudos do Imaginário e dos estudos (Auto)biográficos, compreendemos a saúde como a capacidade de fazer dialogar as nossas faces de alegria e de dor, de prazer e de sofrimento, de temor e de esperança. Nesse sentido, a educação, alicerçada em uma pedagogia do imaginário e da (auto) formação, pode ser um caminho para uma sociedade mais cônscia de suas necessidades de sentir, pesar e agir |
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