Dramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Vagner de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4398
Resumo: A corporeidade pode se mostrar como um importante elemento de estudo das relações entre indivíduos, indicando um modus singular para o desenvolvimento de processos cognitivo -afetivos. O objetivo geral desse estudo foi desenvolver uma reflexão, partindo da análise de um processo criativo que envolveu a realização de um experimento poético-teatral, com o intuito de investigar como se processava a dinâmica entre a palavra e o subtexto, utilizando a corporeidade como argumento para a explicação do processo de significação. A tese que defendo é de que a corporeidade é o elemento propiciador do processo de significação, sendo o subtexto o entre-lugar dessa comunicação, estabelecendo es sa dinâmica como uma pedagogia do evento teatral. A dramaturgia da corporeidade propõe uma via de trabalho, oriunda de uma intensa dinamização íntima entre as percepções sensoriais, corporais, afetivas, estéticas, estésicas, volitivas, sinestésicas e imagéticas desenvolvidas no momento do processo criativo dos atores. O procedimento de trabalho abordando a dramaturgia da corporeidade também seria uma alternativa metodológica para os atores aprenderem a se compreenderem como artistas-educadores e sobre como fazerem do seu trabalho um potencializador do elo entre essas duas palavras. Nesse estudo, o experimento poético-teatral , baseado no texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, foi realizado como trabalho de campo, no intuito de fomentar os motes reflexivos necessários à compreensão dos momentos de vivenciamento estético, imprescindíveis ao entendimento sobre como se opera a pedagogia do evento teatral. Com esse trabalho, foi possível elucidar uma maneira diferenciada de se operar os processos cognitivo-afetivos. Maneira essa que ocorre por meio das relações de corporeidades. Essa abordagem identificou pontos reflexivos necessários à compreensão desses processos, os quais acontecem intermediados por meio das relações por excedente de visão. Este fato possibilitou estabelecer um meio singular para os processos educativos, cognitivo-afetivos, desvinculados das acepções tradicionais no campo da educação que costumam concebê-los quando enfocados por meio de análises cognitivo -encefálicas. Desse modo, foi possível observar as relações de vivenciamento que ocorrem durante o evento teatral como um campo importante na área da educação, o qual ainda não recebeu um enfoque explicativo como o desenvolvido nessa pesquisa.
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A tese que defendo é de que a corporeidade é o elemento propiciador do processo de significação, sendo o subtexto o entre-lugar dessa comunicação, estabelecendo es sa dinâmica como uma pedagogia do evento teatral. A dramaturgia da corporeidade propõe uma via de trabalho, oriunda de uma intensa dinamização íntima entre as percepções sensoriais, corporais, afetivas, estéticas, estésicas, volitivas, sinestésicas e imagéticas desenvolvidas no momento do processo criativo dos atores. O procedimento de trabalho abordando a dramaturgia da corporeidade também seria uma alternativa metodológica para os atores aprenderem a se compreenderem como artistas-educadores e sobre como fazerem do seu trabalho um potencializador do elo entre essas duas palavras. Nesse estudo, o experimento poético-teatral , baseado no texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, foi realizado como trabalho de campo, no intuito de fomentar os motes reflexivos necessários à compreensão dos momentos de vivenciamento estético, imprescindíveis ao entendimento sobre como se opera a pedagogia do evento teatral. Com esse trabalho, foi possível elucidar uma maneira diferenciada de se operar os processos cognitivo-afetivos. Maneira essa que ocorre por meio das relações de corporeidades. Essa abordagem identificou pontos reflexivos necessários à compreensão desses processos, os quais acontecem intermediados por meio das relações por excedente de visão. Este fato possibilitou estabelecer um meio singular para os processos educativos, cognitivo-afetivos, desvinculados das acepções tradicionais no campo da educação que costumam concebê-los quando enfocados por meio de análises cognitivo -encefálicas. Desse modo, foi possível observar as relações de vivenciamento que ocorrem durante o evento teatral como um campo importante na área da educação, o qual ainda não recebeu um enfoque explicativo como o desenvolvido nessa pesquisa.Corporeity can be shown as an important study element of the relations between individuals, indicating a singular modus for the development of cognitive-affective processes. The aim of this study was to develop a reflection, starting from the analysis of a creative process that involved the realization of a poetic-theatrical experiment, in order to investigate how the dynamics between the word and the subtext were processed, using corporeity as argument for the explanation of the signification process. The thesis that I defend is that corporeity is the element that propitiate the process of signification, and the subtext being the in-between-place of this communication, establishing this dynamic as a pedagogy of the theatrical event. The dramaturgy of corporeity proposes a working way , originating from an intense intimate dynamization between the sensorial, corporeal, affective, aesthetical, esthesical, volitional, synaesthesical and imagery perceptions developed at the moment of the actors‟ creative process. The working procedure addressing the dramaturgy of corporeity would also be a methodological alternative for the actors to learn to understand themselves as artists educators and on how to make their work a potentiator of the link between these two words. In this study, the poetic-theatrical experiment, based on the text Prometheus Chained, by Aeschylus, was carried out as fieldwork, in order to foster the reflexive motes necessary for understanding the moments of aesthetic living, essential to an understanding of how pedagogy of the theatrical event works. With this work, it was possible to elucidate a differentiated way of operating the cognitive-affective processes, which occurs through the relations of corporeity. This fact made it possible to establish a singular means of educational, cognitive-affective processes, detached from traditional meanings in the field of education which usually think of them when focused through cognitive cognitive-encephalic analyzes. Thus, it was possible to observe the experiential relationships that occur during the theatrical event as an important field in the area of education, which has not yet received an explanatory approach as developed in this research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoTeatroCorporeidadeDramaturgiaDramaturgia da corporeidadeEventoteatralExcedente de visãoSignificaçãoProcesso cognitivo-afetivoEducationTheatreCorporeityDramaturgyDramaturgy of the corporeityTheatrical eventSurplus VisionSignificationCognitive-affective processDramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTVagner de Souza Vargas.pdf.txtVagner de Souza Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain591077http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4398/6/Vagner%20de%20Souza%20Vargas.pdf.txtab22163c36d5a3cadb0707c84ab4909bMD56open accessTHUMBNAILVagner de Souza Vargas.pdf.jpgVagner de Souza Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4398/7/Vagner%20de%20Souza%20Vargas.pdf.jpg8afebe119827288af8be59426a456d64MD57open accessORIGINALVagner de Souza Vargas.pdfVagner de Souza Vargas.pdfapplication/pdf2496071http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4398/1/Vagner%20de%20Souza%20Vargas.pdf9a9665fb935e53dab347aaa5afbbcd30MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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