Sistemas lineares sob a ótica dos registros de representação semiótica: uma análise dos entendimentos de acadêmicos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabrielle Nunes dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6564
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo mapear os entendimentos dos acadêmicos do Ensino Superior sobre Sistemas Lineares sob a ótica dos Registros de Representação Semiótica Semiótica. Para atender o objetivo geral o texto discorre sobre a teoria dos Registros de Representação Semiótica, aporte teórico da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo definida como um estudo de caso. Os participantes dessa pesquisa são acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas que estavam matriculados nas disciplinas de Álgebra Linear I e II no segundo semestre de 2018. Os dados foram produzidos a partir de uma sequência de atividades envolvendo o conteúdo já mencionado, de um questionário sobre dados gerais dos discentes participantes da pesquisa e de seus entendimentos referentes ao uso de tecnologias digitais nas aulas de Álgebra Linear. As categorias propostas para a análise foram: Compreensão dos Sistemas Lineares; Registros de Representação Semiótica; Argumentos ; Métodos escolhidos para a resolução de Sistemas de Equações Lineares; Situações problema; e por fim, Software A análise dos dados permitiu concluir que c om relação à compreensão dos acadêmicos referente ao conceito de Sistemas de Equações Lineares esta possui alguns equívocos como o fato de que todo Sistema Linear é representado por uma matriz quadrada, bem como, as resoluções dos acadêmicos apresenta m conhecimento da definição de Sistemas Lineares presentes nos livros textos, trazendo em algum momento traços destas em suas resoluções. Na análise referente aos Registros de Representação Semiótica as resoluções dos acadêmicos evidenciaram os registros de representação em língua natural, algébrica, matricial e por último, a representação gráfica , nesta ordem . Pode se d estacar que em ambas as turmas, os discentes tiveram dificuldades de justificar e argumentar a fim de aferir a veracidade de um teorema assim como, percebeu se a falta de compreensão d a linguagem formal presente neste tipo de atividade. Ao analisar os métodos apresentados para a resolução de Sistemas Lineares, identificou se que em ambas as turmas os métodos escolhidos em maioria foram Substituição e Escalonamento/Eliminação Gaussiana. Constatou se uma limitada capacidade dos discentes em reconhecer e aplicar o conhecimento matemático a situações da própria Matemática ou de outras áreas do conhecimento Quanto ao uso de software, houve duas indicações principais dos participantes, o uso do software GeoGebra, e o uso da programação dos métodos numéricos para a resolução de Sistemas Lineares.
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Os participantes dessa pesquisa são acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas que estavam matriculados nas disciplinas de Álgebra Linear I e II no segundo semestre de 2018. Os dados foram produzidos a partir de uma sequência de atividades envolvendo o conteúdo já mencionado, de um questionário sobre dados gerais dos discentes participantes da pesquisa e de seus entendimentos referentes ao uso de tecnologias digitais nas aulas de Álgebra Linear. As categorias propostas para a análise foram: Compreensão dos Sistemas Lineares; Registros de Representação Semiótica; Argumentos ; Métodos escolhidos para a resolução de Sistemas de Equações Lineares; Situações problema; e por fim, Software A análise dos dados permitiu concluir que c om relação à compreensão dos acadêmicos referente ao conceito de Sistemas de Equações Lineares esta possui alguns equívocos como o fato de que todo Sistema Linear é representado por uma matriz quadrada, bem como, as resoluções dos acadêmicos apresenta m conhecimento da definição de Sistemas Lineares presentes nos livros textos, trazendo em algum momento traços destas em suas resoluções. Na análise referente aos Registros de Representação Semiótica as resoluções dos acadêmicos evidenciaram os registros de representação em língua natural, algébrica, matricial e por último, a representação gráfica , nesta ordem . Pode se d estacar que em ambas as turmas, os discentes tiveram dificuldades de justificar e argumentar a fim de aferir a veracidade de um teorema assim como, percebeu se a falta de compreensão d a linguagem formal presente neste tipo de atividade. Ao analisar os métodos apresentados para a resolução de Sistemas Lineares, identificou se que em ambas as turmas os métodos escolhidos em maioria foram Substituição e Escalonamento/Eliminação Gaussiana. Constatou se uma limitada capacidade dos discentes em reconhecer e aplicar o conhecimento matemático a situações da própria Matemática ou de outras áreas do conhecimento Quanto ao uso de software, houve duas indicações principais dos participantes, o uso do software GeoGebra, e o uso da programação dos métodos numéricos para a resolução de Sistemas Lineares.The current research aims to map the understandings of higher education academics on Linear Systems from the perspective of the Records of Semiotic Representation. In order to meet the general objective, the text talks about the Register of Semiotic Representation theory as the theoretical framework of the research. It is a qualitative research defined as a study case. The participants in this research are undergraduates of the Universidade Federal do Pampa enrolled in the Linear Algebra I and II courses in the second semester of 2018. The data was collected from a series of activities involving the mentioned content, a questionnaire about general data of the students participating in the research and their opinions on the use of digital technology in the Linear Algebra classes. The categories proposed for the analysis were: Understanding of linear systems; Semiotic Representation Records; Arguments; Methods chosen for the resolution of Linear Equation Systems; Problem situations; and finally, Software.Analysis of the data allowed to conclude that about the undergraduates’ comprehension on the concept of Linear Equation Systems there is a misconception like the fact that every Linear System is represented by a square matrix, as well as, the resolutions of the students demonstrate knowledge about the definition of Linear Systems on the current books-texts, bringing at some point traces of these definitions in their resolutions. In the analysis regarding the semiotic representation registers the resolution of the students focused on the representation registers of neutral language, algebraic, matricial, and last, the graphic representation. We are able to highlight that in both classes, the students’ struggle to justify, discuss, using argumentation is proof to assess the veracity of a theorem, like the lack of comprehension to the formal speech in this sort of activity. Analyzing the methods presented for the resolution of Linear Systems, it was identified that in both classes the chosen methods were mostly Substitution and Scheduling/Elimination Gaussiana. We also realized an undergraduates’ limited ability to recognize and apply mathematical knowledge in situations of mathematics itself or other knowledge areas. Regarding the use of software, there were two main indications from the participants, the use of GeoGebra software and the use of the numeric methods programming for the resolution of Linear Systems.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaSistemas linearesRegistros de representação semióticaÁlgebra linearEnsino superiorLinear systemsTheory of register of semiotic representationLinear algebraHigher educationSistemas lineares sob a ótica dos registros de representação semiótica: uma análise dos entendimentos de acadêmicos do ensino superiorLinear Systems from the perspective of The Records of Semiotic Representation: an analysis of the understandings of higher education academics.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3507294559181177http://lattes.cnpq.br/5437896504110766Grützmann, Thaís PhilipsenSantos, Gabrielle Nunes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.txtDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain230867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6564/6/Dissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.txtad4de3914042ccae44aa2d64c625a296MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.jpgDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6564/7/Dissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf.jpg81fa1112939a998cbcdec74a13dc8f6eMD57open accessORIGINALDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdfDissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdfapplication/pdf3841906http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6564/1/Dissertacao_Gabrielle_Nunes_dos_Santos.pdf3e0c0aa8390534703dd2b25f8c500681MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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