As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4392 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou compreender as Licenciaturas Interdisciplinares (LI) no cenário nacional, elucidando o contexto no qual esses cursos surgiram e foram implementados, seus fundamentos e processos formativos. As LI são cursos de formação de professores, em nível superior, constituídos por áreas do conhecimento e têm como premissa a interdisciplinaridade. Metodologicamente, adotamos as seguintes etapas: após mapeamento nacional das LI, selecionamos um curso de cada região do Brasil, sendo: Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (UFPA); Licenciatu ra Interdisciplinar em Linguagens e Códigos/Música (UFMA); Licenciatura em Ciências Naturais (UNB); Curso de Ciências -Licenciatura (UNIFESP) e Curso de Ciências Humanas - Licenciatura (UNIPAMPA). Para a coleta dos dados, utilizamos: análise documental dos Projetos de Curso e legislações relacionadas às LI e formação de professores; entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e/ou membro do NDE, totalizando 12 professores , e questionário fechado on-line, totalizando 51 respondentes. O estudo identifico u que a implementação das Licenciaturas Interdisciplinares resulta de um conjunto de fatores, destacando a política de expansão da educação superior, implementada pelo REUNI e o discurso recorrente (e produzido) de falta de qualidade dos cursos de formação de professores existentes até então e da falta de professores em algumas áreas da educação básica. A implantação da maior parte dos cursos de licenciatura interdisciplinar ocorreu mediante enfrentamentos institucionais, permeados por relações de poder. Dessa forma, não identificamos um processo mais sistematizado ou politicamente estruturado para a criação das LI, o que gera ambiguidades e, talvez , incoerência na titulação e "habilitação" do egresso. Não se evidenciou também estudo ou planejamento que justifique a reunião das áreas do conhecimento. Constatou -se que cada curso é muito peculiar no seu entendimento do que seja uma formação interdisciplinar, bem como na sua organização curricular. Percebemos que esta diversidade deve -se, em parte, pela falta de normatização destes cursos. São alguns dos elementos evidenciados que dificultam a consolidação e desenvolvimento desses cursos: A organização e cultura da Universidade é predominantemente disciplinar, ● Os cursos têm pouca estrutura pedagógica e de gestão para propostas interdisciplinares; pouco fomento à formação continuada dos professores e sobrecarga de atividades, o que compromete um planejamento coletivo, ● o corpo docente: falta de formação e investimento em formação continuada , ● Os discentes mostraram-se inseguros e resistentes às propostas pela possível dificuldade de absorção no mundo do trabalho, ● o mercado de trabalho e a sociedade como um todo: entender o que é o curso e as atribuições do egresso da Licenciatura Interdisciplinar. Ante essas dificuldades, a interdisciplinaridade anunciada pelas Licenciaturas Interdisciplinares tem limitações e problemas para ser implementada efetivamente nos cursos. Entendemos que as Licenciaturas Interdisciplinares apresentam alguns avanços, mas também muita s limitações, que precisam ser reavaliadas e enfrentadas, inclusive conceitual e legalmente. Pelo exposto, firmamos a tese de que os cursos interdisciplinares analisados têm potencial para efetivar uma mudança paradigmática na formação de professores, mas não centrados nas atuais bases conceituais que pautaram as suas implantações e desenvolvimentos, já que no nosso entendimento, estes cursos ainda não romperam, efetivamente, com uma perspectiva de formação centrada na Racionalidade Técnica. |
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Metodologicamente, adotamos as seguintes etapas: após mapeamento nacional das LI, selecionamos um curso de cada região do Brasil, sendo: Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (UFPA); Licenciatu ra Interdisciplinar em Linguagens e Códigos/Música (UFMA); Licenciatura em Ciências Naturais (UNB); Curso de Ciências -Licenciatura (UNIFESP) e Curso de Ciências Humanas - Licenciatura (UNIPAMPA). Para a coleta dos dados, utilizamos: análise documental dos Projetos de Curso e legislações relacionadas às LI e formação de professores; entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e/ou membro do NDE, totalizando 12 professores , e questionário fechado on-line, totalizando 51 respondentes. O estudo identifico u que a implementação das Licenciaturas Interdisciplinares resulta de um conjunto de fatores, destacando a política de expansão da educação superior, implementada pelo REUNI e o discurso recorrente (e produzido) de falta de qualidade dos cursos de formação de professores existentes até então e da falta de professores em algumas áreas da educação básica. A implantação da maior parte dos cursos de licenciatura interdisciplinar ocorreu mediante enfrentamentos institucionais, permeados por relações de poder. Dessa forma, não identificamos um processo mais sistematizado ou politicamente estruturado para a criação das LI, o que gera ambiguidades e, talvez , incoerência na titulação e "habilitação" do egresso. Não se evidenciou também estudo ou planejamento que justifique a reunião das áreas do conhecimento. Constatou -se que cada curso é muito peculiar no seu entendimento do que seja uma formação interdisciplinar, bem como na sua organização curricular. Percebemos que esta diversidade deve -se, em parte, pela falta de normatização destes cursos. São alguns dos elementos evidenciados que dificultam a consolidação e desenvolvimento desses cursos: A organização e cultura da Universidade é predominantemente disciplinar, ● Os cursos têm pouca estrutura pedagógica e de gestão para propostas interdisciplinares; pouco fomento à formação continuada dos professores e sobrecarga de atividades, o que compromete um planejamento coletivo, ● o corpo docente: falta de formação e investimento em formação continuada , ● Os discentes mostraram-se inseguros e resistentes às propostas pela possível dificuldade de absorção no mundo do trabalho, ● o mercado de trabalho e a sociedade como um todo: entender o que é o curso e as atribuições do egresso da Licenciatura Interdisciplinar. Ante essas dificuldades, a interdisciplinaridade anunciada pelas Licenciaturas Interdisciplinares tem limitações e problemas para ser implementada efetivamente nos cursos. Entendemos que as Licenciaturas Interdisciplinares apresentam alguns avanços, mas também muita s limitações, que precisam ser reavaliadas e enfrentadas, inclusive conceitual e legalmente. Pelo exposto, firmamos a tese de que os cursos interdisciplinares analisados têm potencial para efetivar uma mudança paradigmática na formação de professores, mas não centrados nas atuais bases conceituais que pautaram as suas implantações e desenvolvimentos, já que no nosso entendimento, estes cursos ainda não romperam, efetivamente, com uma perspectiva de formação centrada na Racionalidade Técnica.The aim of this study is to understand the Interdisciplinary Licenciates (IL) all over Brazil, elucidating the context which these courses emerged and were implemented, their bases and formative processes. The ILs are teacher training courses, in college, composed by fields of knowledge; their premise is the interdisciplinarity. Methodologically we adopted the following steps: after the national mapping of ILs, we selected a course in each region of Brazil: Integrated Licenciate in Science Education, Mathematics and Languages (UFPA); Interdisciplinary Licenciate in Languages and Codes/Music (UFMA); Natural Science Licenciate (UNB); Science Degree – Licenciate (UNIFESP) and Human Science Degree – Licenciate (UNIPAMPA). For the data collection we used: documental analysis of Course Projects and laws related to IL and teacher training, semi-structured interviews with the coordinators and/or NDE membership, adding up to 12 teachers and, on line closed survey, in the total of 51 people answering. The study identified that the Interdisciplinary Licenciates implementation is the result of a set of factors, pointing out the policy expansion of college education introduced by REUNI and, the recurring speech (and produced) of quality lack, related to the existing teachers training and the lack of teachers in some basic education areas. The setting of main part in Interdisciplinary Licenciates courses occured with institutional confrontations, through power relations. This way, we did not identify a more systematic or politically organized process to the IL setting up, which generates ambiguities and, maybe incoherence about the title and ―qualification‖ for the student who is being graduated. It was not found a study or planning that justify the meeting for the field of knowledge. It was confirmed that each course is very peculiar about its own understanding related to interdisciplinar education, as well as its curricular organization. It was noticed that this diversity is, partly, because of the standardization abscence in these courses. Some elements which become difficult the consolidation and development of these courses were: ●The University‘s organization and culture are mostly disciplinary. ● The courses have a limited pedagogical and management structure to the interdisciplinary proposals; limited fomentation to the teachers continuous training and too many activities which might undermine the effectiveness of a collective planning ● the teaching staff: the lack of qualification and investiment for continuous training ● the students seemed to be insecure and resistant towards the proposals because of the possible dificulty of getting a job ● the labour market and the society to understand what is the course in fact and the graduated Interdisciplinary Licenciate student‘s attributions. Because of these dificulties, the interdisciplinarity announced by the Interdisciplinary Licenciates, limitations and problems to be effectively implemented into the courses. We consider that, the Interdisciplinary Licenciates offer some progress, but also a lot of limitations which need to be reviewed and faced, moreover conceptually and legally. Therefore, we state the theory that the Interdisciplinary courses, which were analysed, have the capacity to accomplish a paradigmatic shift related to the teachers‘ qualifications, but not with the current concepts which showed their implementatios and developments, once we consider that these courses still did not really break up with the perspective of an education focused on Technical Rationality.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLicenciatura interdisciplinarFormação de professoresInterdisciplinaridadePolíticas de formação de professoresLicenciaturaInterdisciplinary LicenciateTeachers trainingInterdisciplinarityTeachers qualification policiesLicenciateAs licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAline Souza da Luz.pdf.txtAline Souza da Luz.pdf.txtExtracted texttext/plain966091http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4392/6/Aline%20Souza%20da%20Luz.pdf.txt82f8785d021f633ae3f31672c7d2e5d3MD56open accessTHUMBNAILAline Souza da Luz.pdf.jpgAline Souza da Luz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4392/7/Aline%20Souza%20da%20Luz.pdf.jpgf4433df1ef645f2fc1f6e678aedae1cbMD57open accessORIGINALAline Souza da Luz.pdfAline Souza da Luz.pdfapplication/pdf5879114http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4392/1/Aline%20Souza%20da%20Luz.pdfb44b008d2c208af5d44c4ffe4c20519cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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