Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Adriane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Damiani, Magda Floriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675
Resumo: O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/ flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos.
id UFPL_ba17c8bf03466adb35656f95c3342753
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5815
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-12T12:54:35Z2020-06-12T12:54:35Z2013-12CENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020.1984-686Xhttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/ flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos.porUFSMAdaptação curricularConceitos científicosAprendizagemCurriculum adaptationScientific conceptsLearningAdaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.Curriculum adaptation and the role of scientific concepts on the development of people with special educational needs.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCenci, AdrianeDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdf.txtAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdf.txtExtracted texttext/plain43289http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/6/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf.txte048dccb3e3a7ccf4950ed1e3953153bMD56open accessTHUMBNAILAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdf.jpgAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/7/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf.jpgb18d6ac5581fc147eb82a441455d6979MD57open accessORIGINALAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdfAdaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_científicos.pdfapplication/pdf1287877http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/1/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf8e2ed0cc3aa30e7f83a2c2f2dabab728MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58152023-07-13 06:18:26.453open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5815VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:18:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Curriculum adaptation and the role of scientific concepts on the development of people with special educational needs.
title Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
spellingShingle Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
Cenci, Adriane
Adaptação curricular
Conceitos científicos
Aprendizagem
Curriculum adaptation
Scientific concepts
Learning
title_short Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
title_full Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
title_fullStr Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
title_full_unstemmed Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
title_sort Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
author Cenci, Adriane
author_facet Cenci, Adriane
Damiani, Magda Floriana
author_role author
author2 Damiani, Magda Floriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Adriane
Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação curricular
Conceitos científicos
Aprendizagem
Curriculum adaptation
Scientific concepts
Learning
topic Adaptação curricular
Conceitos científicos
Aprendizagem
Curriculum adaptation
Scientific concepts
Learning
description O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/ flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-12T12:54:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-12T12:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-686X
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675
identifier_str_mv CENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020.
1984-686X
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSM
publisher.none.fl_str_mv UFSM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/6/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/7/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/1/Adaptacao_curricular_e_o_papel_dos_conceitos_cient%c3%adficos.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5815/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e048dccb3e3a7ccf4950ed1e3953153b
b18d6ac5581fc147eb82a441455d6979
8e2ed0cc3aa30e7f83a2c2f2dabab728
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846981453152256