Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marco Aurélio da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11597
https://doi.org/10.5902/1984644435491
Resumo: A formação do bailarino clássico e contemporâneo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil localizado em Joinville (SC) é baseado na disciplina rígida e metodologia da escola russa. Em minha tese de doutorado em Motricidade Humana na especialidade Dança, realizado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa Portugal, busco entender qual o papel da disciplina danças populares na matriz curricular desta escola. Após as análises realizadas, apresento uma proposta metodológica para o ensino da dança popular que se chama “Dança popular, espaço coletivo de saberes”. Acreditamos que enquanto componente curricular, a dança popular pode oportunizar aos professores o uso de novas estratégias pedagógicas favorecendo o reconhecimento da cultura brasileira, de novos processos criativos, e em dar “voz” aos alunos, aumentando a autonomia nas decisões tomadas. Isso resulta que o processo de formação de bailarino anda paralelo ao processo educacional, com foco na formação cidadã, e ainda oportunizando um processo de interdisciplinaridade. Esta reflexão realizada em torno das estruturas do vivido na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez surgir a proposta baseada em princípios da arte e educação, gerando novas possibilidades de trabalhar o corpo sob a perspectiva de dança popular de matriz tradicional.
id UFPL_bbb597dcabf88292435075594874b815
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11597
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-12T16:39:00Z2024-01-12T16:39:00Z2020SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 50-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35491. Acesso em: 12 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11597https://doi.org/10.5902/1984644435491A formação do bailarino clássico e contemporâneo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil localizado em Joinville (SC) é baseado na disciplina rígida e metodologia da escola russa. Em minha tese de doutorado em Motricidade Humana na especialidade Dança, realizado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa Portugal, busco entender qual o papel da disciplina danças populares na matriz curricular desta escola. Após as análises realizadas, apresento uma proposta metodológica para o ensino da dança popular que se chama “Dança popular, espaço coletivo de saberes”. Acreditamos que enquanto componente curricular, a dança popular pode oportunizar aos professores o uso de novas estratégias pedagógicas favorecendo o reconhecimento da cultura brasileira, de novos processos criativos, e em dar “voz” aos alunos, aumentando a autonomia nas decisões tomadas. Isso resulta que o processo de formação de bailarino anda paralelo ao processo educacional, com foco na formação cidadã, e ainda oportunizando um processo de interdisciplinaridade. Esta reflexão realizada em torno das estruturas do vivido na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez surgir a proposta baseada em princípios da arte e educação, gerando novas possibilidades de trabalhar o corpo sob a perspectiva de dança popular de matriz tradicional.porUFSMCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDança popularProposta metodológicaEnsino na educação não-formalPopular danceMethodological proposalTeaching in non-formal educationProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No BrasilMethodological proposal for the teaching of popular dances in the Escola do Teatro Bolshoi no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSouza, Marco Aurélio da Cruzreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdfProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdfapplication/pdf389550http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/1/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdfc185c768947dd677bc9496ccca29e601MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdf.txtProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdf.txtExtracted texttext/plain62177http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/3/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdf.txt76fb3448e0041deef27fb1d31fe99ff3MD53open accessTHUMBNAILProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdf.jpgProposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1808http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/4/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdf.jpgfc0c14b79f78c1bcef964f181988f93fMD54open accessprefix/115972024-01-15 09:48:57.484open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11597VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-15T12:48:57Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Methodological proposal for the teaching of popular dances in the Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
title Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
spellingShingle Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
Souza, Marco Aurélio da Cruz
Dança popular
Proposta metodológica
Ensino na educação não-formal
Popular dance
Methodological proposal
Teaching in non-formal education
title_short Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
title_full Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
title_fullStr Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
title_sort Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil
author Souza, Marco Aurélio da Cruz
author_facet Souza, Marco Aurélio da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marco Aurélio da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Dança popular
Proposta metodológica
Ensino na educação não-formal
Popular dance
Methodological proposal
Teaching in non-formal education
topic Dança popular
Proposta metodológica
Ensino na educação não-formal
Popular dance
Methodological proposal
Teaching in non-formal education
description A formação do bailarino clássico e contemporâneo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil localizado em Joinville (SC) é baseado na disciplina rígida e metodologia da escola russa. Em minha tese de doutorado em Motricidade Humana na especialidade Dança, realizado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa Portugal, busco entender qual o papel da disciplina danças populares na matriz curricular desta escola. Após as análises realizadas, apresento uma proposta metodológica para o ensino da dança popular que se chama “Dança popular, espaço coletivo de saberes”. Acreditamos que enquanto componente curricular, a dança popular pode oportunizar aos professores o uso de novas estratégias pedagógicas favorecendo o reconhecimento da cultura brasileira, de novos processos criativos, e em dar “voz” aos alunos, aumentando a autonomia nas decisões tomadas. Isso resulta que o processo de formação de bailarino anda paralelo ao processo educacional, com foco na formação cidadã, e ainda oportunizando um processo de interdisciplinaridade. Esta reflexão realizada em torno das estruturas do vivido na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez surgir a proposta baseada em princípios da arte e educação, gerando novas possibilidades de trabalhar o corpo sob a perspectiva de dança popular de matriz tradicional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-12T16:39:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-12T16:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 50-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35491. Acesso em: 12 jan. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11597
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.5902/1984644435491
identifier_str_mv SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 50-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35491. Acesso em: 12 jan. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11597
https://doi.org/10.5902/1984644435491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSM
publisher.none.fl_str_mv UFSM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/1/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/3/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11597/4/Proposta%20metodol%c3%b3gica%20para%20o%20ensino%20das%20dan%c3%a7as%20populares%20na%20Escola%20do%20Teatro%20Bolshoi%20No%20Brasil.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c185c768947dd677bc9496ccca29e601
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
76fb3448e0041deef27fb1d31fe99ff3
fc0c14b79f78c1bcef964f181988f93f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710190069940224