"Toda la piel de América en mi piel" : poeticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unida
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8227 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está vinculado à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano; também integra o Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte. Tive como ponto inicial do trabalho a investigação do universo do Encuentro Internacional de Folclore y Arte Popular América Unida, encontro que acontece em Ciudad del Plata, no Uruguai e promove a reunião de artistas de diferentes países da América Latina em um espetáculo de danças folclóricas, oficinas e ações culturais. A partir da imersão e do diálogo com este ambiente busquei desenvolver variados experimentos etnoperformativos, que resultaram na escrita desta dissertação e na produção de uma obra artística de etno-fotoperformance. Durante a realização do trabalho me propus a encontrar respostas para a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais da composição do Encuentro América Unida para a construção de uma etnoperformance? Tendo como objetivo principal refletir e compreender de que modo o meu processo criativo se desenvolve afetado pelas vivências e relações com o Encuentro América Unida. Utilizei-me da abordagem qualitativa de pesquisa em artes e do atravessamento metodológico que envolve a etnografia performativa (GRAVINA, 2006; 2010; SANTOS; BIANCALANA, 2017) e a pesquisa da prática artística, a etnografia e a auto etnografia (DANTAS, 2016; 2007; FORTIN, 2009). Deste modo procurei discutir como o que vejo, sinto e vivo no América Unida, afeta e impulsiona a minha criação artística. Entre as principais referências teóricas, tenho autores como Archer (2001), Canclini (2015), Schechner (2003), Taylor (2013), Manzke (2016), dentre outros. Na criação da obra artística de etno-fotoperformance “Toda la piel de América en mi piel”, desenvolvi quatro séries de imagens em diálogo direto com minhas vivências do e no América Unida. Deslocando-me entre o encantamento com as coreografias que vi, vejo e participo em cena; pela minha relação com a diversidade cultural latino-americana; pelo contato com as energias da natureza presentes nas celebrações à Pachamama e pela ideia de pertencimento a esse lugar que acolhe a todos sem delimitar fronteiras artísticas ou culturais. Este é um trabalho que a primeira vista é individual, mas que ao olhar para o seu processo fala muito do coletivo e carrega muita gente em cada ação, em cada detalhe e em cada escolha feita na escrita e na cena. |
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2022-03-18T22:00:24Z2022-03-182022-03-18T22:00:24Z2021-12-07ROCHA, Beliza Gonzales. “Toda la piel de América en mi piel”: poéticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unida. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2022. 206f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8227O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está vinculado à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano; também integra o Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte. Tive como ponto inicial do trabalho a investigação do universo do Encuentro Internacional de Folclore y Arte Popular América Unida, encontro que acontece em Ciudad del Plata, no Uruguai e promove a reunião de artistas de diferentes países da América Latina em um espetáculo de danças folclóricas, oficinas e ações culturais. A partir da imersão e do diálogo com este ambiente busquei desenvolver variados experimentos etnoperformativos, que resultaram na escrita desta dissertação e na produção de uma obra artística de etno-fotoperformance. Durante a realização do trabalho me propus a encontrar respostas para a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais da composição do Encuentro América Unida para a construção de uma etnoperformance? Tendo como objetivo principal refletir e compreender de que modo o meu processo criativo se desenvolve afetado pelas vivências e relações com o Encuentro América Unida. Utilizei-me da abordagem qualitativa de pesquisa em artes e do atravessamento metodológico que envolve a etnografia performativa (GRAVINA, 2006; 2010; SANTOS; BIANCALANA, 2017) e a pesquisa da prática artística, a etnografia e a auto etnografia (DANTAS, 2016; 2007; FORTIN, 2009). Deste modo procurei discutir como o que vejo, sinto e vivo no América Unida, afeta e impulsiona a minha criação artística. Entre as principais referências teóricas, tenho autores como Archer (2001), Canclini (2015), Schechner (2003), Taylor (2013), Manzke (2016), dentre outros. Na criação da obra artística de etno-fotoperformance “Toda la piel de América en mi piel”, desenvolvi quatro séries de imagens em diálogo direto com minhas vivências do e no América Unida. Deslocando-me entre o encantamento com as coreografias que vi, vejo e participo em cena; pela minha relação com a diversidade cultural latino-americana; pelo contato com as energias da natureza presentes nas celebrações à Pachamama e pela ideia de pertencimento a esse lugar que acolhe a todos sem delimitar fronteiras artísticas ou culturais. Este é um trabalho que a primeira vista é individual, mas que ao olhar para o seu processo fala muito do coletivo e carrega muita gente em cada ação, em cada detalhe e em cada escolha feita na escrita e na cena.El presente estudio fue desarrollado en el Programa de Posgrado en Artes Visuales del Centro de Artes de la Universidad Federal de Pelotas (UFPel) y está vinculado a la línea de investigación Procesos de Creación y Poéticas de lo Cotidiano; integra también el Proyecto de Investigación Poéticas Populares en la Contemporaneidad del Grupo de Investigación OMEGA – Observatorio de Memoria, Educación, Gesto y Arte. El punto de partida de mi trabajo fue la investigación del universo del Encuentro Internacional de Folclore y Arte Popular América Unida, encuentro que se realiza en Ciudad del Plata, Uruguay y que promueve la reunión de artistas de diferentes países latinoamericanos en un espectáculo de danzas folclóricas, talleres y acciones culturales. A partir de la inmersión y del diálogo con este entorno, busqué desarrollar varios experimentos etnoperformativos, que dieron como resultado la redacción de esta disertación y la producción de un trabajo artístico de etno-fotoperformance. Durante la realización del trabajo me propuse buscar respuestas a la siguiente pregunta de investigación: ¿cuáles son las posibilidades poéticas que surgen de la experimentación artística inspirada en elementos pluriculturales de la composición del Encuentro América Unida para la construcción de una etnoperformance? Teniendo como principal objetivo reflexionar y comprender cómo se desarrolla mi proceso creativo afectado por las vivencias y relaciones con el Encuentro América Unida. Utilicé el enfoque cualitativo de la investigación en las artes y el cruce metodológico que involucra la etnografía performativa (GRAVINA, 2006; 2010; SANTOS; BIANCALANA, 2017) y la investigación de la práctica artística, la etnografía y la autoetnografía (DANTAS, 2016; 2007; FORTÍN, 2009). De esta manera, traté de discutir cómo lo que veo, siento y vivo en América Unida afecta e impulsa mi creación artística. Entre los principales referentes teóricos tengo autores como Archer (2001), Canclini (2015), Schechner (2003), Taylor (2013), Manzke (2016), entre otros. Al crear la obra artística de etno-fotoperformance “Toda la piel de América en mi piel”, desarrollé cuatro series de imágenes en diálogo directo con mis experiencias del y en América Unida. Moviéndome entre el encanto con las coreografías que vi, veo y que participo de la escena; por mi relación con la diversidad cultural latinoamericana; por el contacto con las energías de la naturaleza presentes en las celebraciones de la Pachamama y por la idea de pertenecer a este lugar que acoge a todos sin delimitar fronteras artísticas ni culturales. Este es un trabajo que a primera mirada es individual, pero al mirar su proceso, habla mucho de lo colectivo y lleva mucha gente en cada acción, en cada detalle y en cada elección hecha en la escritura y en la escena.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEncuentro América UnidaCultura popularProcesso de criaçãoEtnografia performativaEtno-fotoperformance"Toda la piel de América en mi piel" : poeticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2112351227236511http://lattes.cnpq.br/0073480063679881Jesus, Thiago Silva de AmorimRocha, Beliza GonzalesROCHA, Beliza Gonzales. “Toda la piel de América en mi piel”: poéticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unida. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2022. 206f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdf.txtBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain356597http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/6/Beliza_Gonzales_Rocha_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt7029748092e8a2f233ecb6f544e035cbMD56open accessTHUMBNAILBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdf.jpgBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/7/Beliza_Gonzales_Rocha_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6b4ea02307a9f60c3302b0206c2a6170MD57open accessORIGINALBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdfBeliza_Gonzales_Rocha_Dissertação.pdfapplication/pdf12039523http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/1/Beliza_Gonzales_Rocha_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf908604a9b6428a5a5ba4c667df5fc4c5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8227/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/82272023-07-13 06:31:08.35open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:31:08Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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