Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Profissional de Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seus, Thamires Lorenzet Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6496
Resumo: Diante das constantes adequações dos Sistema Único de Saúde (SUS) para promover melhorias no acesso e na qualidade do serviço de saúde, foram desenvolvidas estratégias a fim de ampliar e qualificar o atendimento aos usuários. Desta forma, foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), compostos por equipes multiprofissionais que atuam em conjunto com as equipes de Saúde da Família por meio da estratégia de apoio matricial. Considerando que a inatividade física é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, desenvolver estratégias para aumentar os níveis de atividade física da população se tornou um objetivo para o SUS, o que ressalta a importância da participação do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Básica (AB), sendo o NASF uma possibilidade para esta atuação. A fim de incentivar e avaliar as ações desenvolvidas pela AB, o governo federal criou o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB). O objetivo deste projeto de tese é realizar descrição a respeito das equipes de NASF, através dos dados do PMAQ-2 coletados em 2013, destacando as ações de promoção da saúde com atividades físicas e a participação do PEF. Contatou-se que o PEF é o segundo mais prevalente nas equipes de NASF de todo Brasil, apoiando 87% das equipes de AB. Além disso, 84,6% das equipes de NASF apoiam ou desenvolvem ações de promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas à portadores de doenças crônicas.
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Considerando que a inatividade física é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, desenvolver estratégias para aumentar os níveis de atividade física da população se tornou um objetivo para o SUS, o que ressalta a importância da participação do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Básica (AB), sendo o NASF uma possibilidade para esta atuação. A fim de incentivar e avaliar as ações desenvolvidas pela AB, o governo federal criou o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB). O objetivo deste projeto de tese é realizar descrição a respeito das equipes de NASF, através dos dados do PMAQ-2 coletados em 2013, destacando as ações de promoção da saúde com atividades físicas e a participação do PEF. Contatou-se que o PEF é o segundo mais prevalente nas equipes de NASF de todo Brasil, apoiando 87% das equipes de AB. Além disso, 84,6% das equipes de NASF apoiam ou desenvolvem ações de promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas à portadores de doenças crônicas.In view of the constant adaptations of de Unified Health System (SUS) to promote improvements in access and quality of the service, strategies were developed in order to broaden and qualify the service to users. In this way, the Family Health Support Center (FHSC - in portuguese: NASF) were created. FHSC is composed of multiprofessional teams that work together with the Family Health teams through the matrix support strategy. Considering that physical inactivity is a risk factor for chronic non-communicable diseases, developing strategies to increase levels of physical activity in the population has become a goal for SUS, which highlights the importance of the participation of the Physical Education Professional in the primary care (PC). FHSC is a possibility for this acting. In order to encourage and evaluate the actions developed by primary care, the government created the Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB). The objective of this study is to describe of the FHSC teams, through the PMAQ-2 data collected in 2013, highlighting the actions of health promotion with physical activities and the participation of Physical Education Professional. It was reported that the PEP is the second most prevalent in the FHSC teams across Brazil, supporting 87% of the PC teams. In addition, 84.6% of the FHSC teams support or develop actions to promote Physical Activities in Chronic Diseases.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAvaliação em saúdeAtenção Primária à SaúdePromoção da saúdeAtividade motoraHealth evaluationPrimary Health CarePromotionMotor activityNúcleo de Apoio à Saúde da Família e o Profissional de Educação Física.Family Health Support Center and the Physical Education Professional.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0752261818665126http://lattes.cnpq.br/4249241054529535Siqueira, Fernando Carlos VinholesSeus, Thamires Lorenzet Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.txtThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.txtExtracted texttext/plain239046http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6496/6/Thamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.txt93fb849fda45abd45a47ae6b69b596d7MD56open accessTHUMBNAILThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.jpgThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6496/7/Thamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdf.jpga86ddaa8ef75a1e248488c64e83cf361MD57open accessORIGINALThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdfThamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdfapplication/pdf11046319http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6496/1/Thamires-Lorenzet-Cunha-Seus.pdfde98ed8cc7a0a400d3c7668c7e38af87MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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