O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Eliane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7770
Resumo: Esta pesquisa buscou erigir uma reflexão baseada na dialética, uma vez que ela permite considerar e compreender as formas de produção do conhecimento por meio da pesquisa participante e da pesquisa formação, pelo viés das histórias de vida, articulando pesquisa e análise dos dados. O disparador desta pesquisa foi pensar o artesanato como uma ferramenta política pedagógica através dos contributos da pedagogia feminista e da educação popular num espaço informal de educação, nesse caso um assentamento do MST no extremo sul do Brasil. Além disso, tentar contribuir para a humanização dos sujeitos, anunciando e denunciando a opressão vivida pelas mulheres do campo, entre elas as assentadas do MST, no processo de luta pela terra e pela reforma agrária até os dias atuais, compreendendo que as dificuldades não cessam quando recebem o lote. O objetivo geral do estudo foi perceber como se dá o processo de empoderamento das mulheres através das oficinas de artesanato, refletindo com elas como elas elaboram o “artesanato de si”: partindo das contribuições da pedagogia feminista e da educação popular para a (re)significação de saberes e conhecimentos, num processo político pedagógico de artesanar. No referencial teórico busquei contributos de Sennett, Bartra, Freire, Brandão, Caldart, Paludo, Safiotti, Cisne, Gohn, Lagarde y de Los Ríos, Hirata, Ochoa, Perrot, Engels, Josso, Eggert, Silva entre outras e outros, articulando conhecimento empírico e conhecimento sistematizado, proporcionando reflexões e sistematizações sobre a práxis educativa e de existência. Dentre os resultados importantes tem-se a valorização e a contribuição do artesanato como uma ferramenta política, no processo de tomada de consciência de si, como sujeito histórico no real sentido político da educação, além de um elemento símbolo da resistência, da ousadia, de existir no e com o mundo.
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Além disso, tentar contribuir para a humanização dos sujeitos, anunciando e denunciando a opressão vivida pelas mulheres do campo, entre elas as assentadas do MST, no processo de luta pela terra e pela reforma agrária até os dias atuais, compreendendo que as dificuldades não cessam quando recebem o lote. O objetivo geral do estudo foi perceber como se dá o processo de empoderamento das mulheres através das oficinas de artesanato, refletindo com elas como elas elaboram o “artesanato de si”: partindo das contribuições da pedagogia feminista e da educação popular para a (re)significação de saberes e conhecimentos, num processo político pedagógico de artesanar. No referencial teórico busquei contributos de Sennett, Bartra, Freire, Brandão, Caldart, Paludo, Safiotti, Cisne, Gohn, Lagarde y de Los Ríos, Hirata, Ochoa, Perrot, Engels, Josso, Eggert, Silva entre outras e outros, articulando conhecimento empírico e conhecimento sistematizado, proporcionando reflexões e sistematizações sobre a práxis educativa e de existência. Dentre os resultados importantes tem-se a valorização e a contribuição do artesanato como uma ferramenta política, no processo de tomada de consciência de si, como sujeito histórico no real sentido político da educação, além de um elemento símbolo da resistência, da ousadia, de existir no e com o mundo.Esta investigación buscó erigir una reflexión basada en la dialéctica, una vez que la misma permite considerar y comprender las formas de producción del conocimiento a través de la investigación participante y de la investigación de formación; por la perspectiva de las historias de vida articulándose con el análisis de datos. El disparador de esta investigación efectuada fue pensar la artesanía como una herramienta política pedagógica a través de la perspectiva de la pedagogía feminista y de la educación popular en un espacio informal de educación, más específicamente, en un contexto de asentamiento del MST en extremo sur de Brasil. Además de eso, intentar contribuir para la humanización de los sujetos, anunciando y denunciando la opresión vivida por las mujeres del campo, entre las asentadas del MST, en el proceso de lucha por la tierra y por la reforma agraria hasta los días actuales; comprendiendo que las dificultades no se terminan cuando ellos reciben el lote. El objetivo general de ese estudio fue percibir cómo se da el proceso de empoderamiento de las mujeres por medio de oficinas de artesanía, reflejando con ellas cómo ellas elaboran la “artesanía de sí”: iniciando por las contribuciones de la pedagogía feminista y de la educación popular, para la (re)significación de saberes y conocimientos en un proceso político pedagógico de artesanía. El referencial teórico está baseado en los contributos de Sennett, Bartra, Freire, Brandão, Caldart, Paludo, Safiotti, Cisne, Gohn, Lagarde, Hirata, Ochoa, Perrot, Engels, Josso, Eggert, Silva y entre otros autores; articulando el conocimiento empírico y el conocimiento sistematizado, proporcionando reflexiones y sistematizaciones sobre la praxis educativa y de existencia. Entre los resultados importantes tenemos la valorización y contribución de la artesanía como una herramienta política en el proceso de adquisición de consciencia de sí, como un sujeto histórico en el sentido real político de educación; además de un elemento simbólico de resistencia, de osadía, de existir en y con el mundo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtesanatoPedagogia feministaEducação popularMulheres do campoArtesaníaPedagogía feministaEducación popularMujeres del campoO “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.La “artesanía de sí” de mujeres asentadas del MST: un proceso político pedagógico feminista por la perspectiva de la educación popular.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9224573460223933http://lattes.cnpq.br/9365305712032453Silva, Márcia Alves daGodinho, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Eliane_Godinho.pdf.txtDissertacao_Eliane_Godinho.pdf.txtExtracted texttext/plain331025http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7770/6/Dissertacao_Eliane_Godinho.pdf.txtda82cd737cbbde7c67742ac0d7bc7a08MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Eliane_Godinho.pdf.jpgDissertacao_Eliane_Godinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7770/7/Dissertacao_Eliane_Godinho.pdf.jpg3d1f360462fccb1662dd6b00377765f2MD57open accessORIGINALDissertacao_Eliane_Godinho.pdfDissertacao_Eliane_Godinho.pdfapplication/pdf3991351http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7770/1/Dissertacao_Eliane_Godinho.pdfdf74dd9d820050505f634b5d569ddd3dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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