O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225 |
Resumo: | Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas. |
id |
UFPL_c30efe3089ee36e46ef896cba652dbc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7225 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-09T15:35:42Z2021-03-09T15:35:42Z2020PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.porUFRGSOlhar femininoCinemaPinturaCânoneExperiência lésbicaFemale gazePaintingCanonLesbian experienceO cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePenkala, Ana PaulaEbersol, Isadorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtExtracted texttext/plain122http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/6/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtb2a58a8a61dd912665214531e46d1af2MD56open accessTHUMBNAILO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpgO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/7/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpged2787c37df34265e28b839d71835d2eMD57open accessORIGINALO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdfO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdfapplication/pdf21850294http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/1/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf3b29a6fe9d6848b510274feaed846aaeMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72252023-07-13 04:39:59.656open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7225VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:39:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
title |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
spellingShingle |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". Penkala, Ana Paula Olhar feminino Cinema Pintura Cânone Experiência lésbica Female gaze Painting Canon Lesbian experience |
title_short |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
title_full |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
title_fullStr |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
title_full_unstemmed |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
title_sort |
O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas". |
author |
Penkala, Ana Paula |
author_facet |
Penkala, Ana Paula Ebersol, Isadora |
author_role |
author |
author2 |
Ebersol, Isadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penkala, Ana Paula Ebersol, Isadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olhar feminino Cinema Pintura Cânone Experiência lésbica Female gaze Painting Canon Lesbian experience |
topic |
Olhar feminino Cinema Pintura Cânone Experiência lésbica Female gaze Painting Canon Lesbian experience |
description |
Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-09T15:35:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-09T15:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225 |
identifier_str_mv |
PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/6/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/7/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/1/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2a58a8a61dd912665214531e46d1af2 ed2787c37df34265e28b839d71835d2e 3b29a6fe9d6848b510274feaed846aae 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846939907522560 |