O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penkala, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ebersol, Isadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225
Resumo: Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.
id UFPL_c30efe3089ee36e46ef896cba652dbc6
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7225
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-09T15:35:42Z2021-03-09T15:35:42Z2020PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.porUFRGSOlhar femininoCinemaPinturaCânoneExperiência lésbicaFemale gazePaintingCanonLesbian experienceO cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePenkala, Ana PaulaEbersol, Isadorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtExtracted texttext/plain122http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/6/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txtb2a58a8a61dd912665214531e46d1af2MD56open accessTHUMBNAILO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpgO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/7/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpged2787c37df34265e28b839d71835d2eMD57open accessORIGINALO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdfO_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdfapplication/pdf21850294http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/1/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf3b29a6fe9d6848b510274feaed846aaeMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72252023-07-13 04:39:59.656open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7225VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:39:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
title O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
spellingShingle O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
Penkala, Ana Paula
Olhar feminino
Cinema
Pintura
Cânone
Experiência lésbica
Female gaze
Painting
Canon
Lesbian experience
title_short O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
title_full O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
title_fullStr O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
title_full_unstemmed O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
title_sort O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em "Retrato de uma jovem em chamas".
author Penkala, Ana Paula
author_facet Penkala, Ana Paula
Ebersol, Isadora
author_role author
author2 Ebersol, Isadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penkala, Ana Paula
Ebersol, Isadora
dc.subject.por.fl_str_mv Olhar feminino
Cinema
Pintura
Cânone
Experiência lésbica
Female gaze
Painting
Canon
Lesbian experience
topic Olhar feminino
Cinema
Pintura
Cânone
Experiência lésbica
Female gaze
Painting
Canon
Lesbian experience
description Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-09T15:35:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-09T15:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225
identifier_str_mv PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora . O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, v. 2, p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 8 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/6/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/7/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/1/O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7225/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2a58a8a61dd912665214531e46d1af2
ed2787c37df34265e28b839d71835d2e
3b29a6fe9d6848b510274feaed846aae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846939907522560