Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Maurício
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657
Resumo: Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros.
id UFPL_c3fc9bc2ba09f2cdc7268ca08231a05b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11657
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-17T19:33:23Z2024-01-172024-01-17T19:33:23Z2023-10-02BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros.Forming this body, which comes to life through its reading, this research intends that you and I look at my productions as an artist, migrating from collective art work, and looking at the word as a central figure in my productions. We will also refer to artists and theorists to strengthen this body. We will distort whatever is necessary to reach our goal, which is to understand how the word is used in these works as a way of being together, a common encounter. And always having as a question of main interest of this research: How the word, whether spoken or written, and its reading provide, through minimal gestures, a participation between the public and the world around? Therefore, this research concentrates its breath on the survey and reflections on works by artists who activate space, the subject-reader’s body-thought, by providing experiences that occur through reading and with the use of the written word as a device. In this investigation movement, I turn to my work and look for artistic and theoretical interlocutions in order not only to recognize a field and a form of production, but to expand the possibilities of the work to happen. I seek to recognize the uses of the word in my artistic production, as well as to present what motivated this research and direct the gaze from participatory practice to art production based on the word. To make this path, I use authors such as Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), and others.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTESARTESPalavra na arte contemporâneaEnunciados de arteEscritaLeituraExperiênciaWord in contemporary artStatements of artWritingReadingExperienceDo máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSacco, Helene GomesBittencourt, Maurícioreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdfMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdfapplication/pdf6458481http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/1/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf5da87a807c186f6a3b4a665479c16091MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.txtMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain206051http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/3/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt37064c0e2de477bbda22b858045a0e90MD53open accessTHUMBNAILMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.jpgMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2821http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/4/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc4be86a37920c132dd51de97a1a55549MD54open accessprefix/116572024-01-18 03:01:05.324open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11657VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-18T06:01:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
title Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
spellingShingle Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
Bittencourt, Maurício
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Palavra na arte contemporânea
Enunciados de arte
Escrita
Leitura
Experiência
Word in contemporary art
Statements of art
Writing
Reading
Experience
ARTES
title_short Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
title_full Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
title_fullStr Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
title_full_unstemmed Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
title_sort Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
author Bittencourt, Maurício
author_facet Bittencourt, Maurício
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sacco, Helene Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Maurício
contributor_str_mv Sacco, Helene Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Palavra na arte contemporânea
Enunciados de arte
Escrita
Leitura
Experiência
Word in contemporary art
Statements of art
Writing
Reading
Experience
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra na arte contemporânea
Enunciados de arte
Escrita
Leitura
Experiência
Word in contemporary art
Statements of art
Writing
Reading
Experience
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-17T19:33:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-17
2024-01-17T19:33:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657
identifier_str_mv BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/1/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/3/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/4/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5da87a807c186f6a3b4a665479c16091
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
37064c0e2de477bbda22b858045a0e90
c4be86a37920c132dd51de97a1a55549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846936326635520