Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657 |
Resumo: | Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros. |
id |
UFPL_c3fc9bc2ba09f2cdc7268ca08231a05b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11657 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-17T19:33:23Z2024-01-172024-01-17T19:33:23Z2023-10-02BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros.Forming this body, which comes to life through its reading, this research intends that you and I look at my productions as an artist, migrating from collective art work, and looking at the word as a central figure in my productions. We will also refer to artists and theorists to strengthen this body. We will distort whatever is necessary to reach our goal, which is to understand how the word is used in these works as a way of being together, a common encounter. And always having as a question of main interest of this research: How the word, whether spoken or written, and its reading provide, through minimal gestures, a participation between the public and the world around? Therefore, this research concentrates its breath on the survey and reflections on works by artists who activate space, the subject-reader’s body-thought, by providing experiences that occur through reading and with the use of the written word as a device. In this investigation movement, I turn to my work and look for artistic and theoretical interlocutions in order not only to recognize a field and a form of production, but to expand the possibilities of the work to happen. I seek to recognize the uses of the word in my artistic production, as well as to present what motivated this research and direct the gaze from participatory practice to art production based on the word. To make this path, I use authors such as Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), and others.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTESARTESPalavra na arte contemporâneaEnunciados de arteEscritaLeituraExperiênciaWord in contemporary artStatements of artWritingReadingExperienceDo máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSacco, Helene GomesBittencourt, Maurícioreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdfMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdfapplication/pdf6458481http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/1/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf5da87a807c186f6a3b4a665479c16091MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.txtMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain206051http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/3/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt37064c0e2de477bbda22b858045a0e90MD53open accessTHUMBNAILMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.jpgMauricio_Bittencourt_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2821http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/4/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc4be86a37920c132dd51de97a1a55549MD54open accessprefix/116572024-01-18 03:01:05.324open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11657VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-18T06:01:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
title |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
spellingShingle |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte Bittencourt, Maurício LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Palavra na arte contemporânea Enunciados de arte Escrita Leitura Experiência Word in contemporary art Statements of art Writing Reading Experience ARTES |
title_short |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
title_full |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
title_fullStr |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
title_full_unstemmed |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
title_sort |
Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte |
author |
Bittencourt, Maurício |
author_facet |
Bittencourt, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sacco, Helene Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Maurício |
contributor_str_mv |
Sacco, Helene Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Palavra na arte contemporânea Enunciados de arte Escrita Leitura Experiência Word in contemporary art Statements of art Writing Reading Experience ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavra na arte contemporânea Enunciados de arte Escrita Leitura Experiência Word in contemporary art Statements of art Writing Reading Experience |
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
Formando esse corpo, que toma vida através de sua leitura, esta pesquisa pretende que você e eu olhemos para minhas produções como artista, migrando do trabalho coletivo de arte e olhando para a palavra como figura central das minhas produções. Relacionaremos, também, artistas e teóricos para fortalecer esse corpo. Distorceremos o que for necessário para alcançar nosso objetivo, que é perceber como a palavra é utilizada nesses trabalhos como uma maneira de estarmos juntos, um encontro em comum. E sempre tendo como questão de interesse principal desta pesquisa: Como a palavra, seja ela falada ou escrita, e sua leitura, proporcionam por gestos mínimos uma participação entre o público e o mundo ao redor? Portanto, esta pesquisa concentra seu fôlego no levantamento e reflexões de obras de artistas que ativam o espaço, o corpo-pensamento do sujeito-leitor, ao proporcionar experiências que ocorrem por meio da leitura e com o uso da palavra escrita como dispositivo. Nesse movimento de investigação, volto-me ao meu trabalho e procuro interlocuções artísticas e teóricas a fim de não só reconhecer um campo e uma forma de produção, mas ampliar as possibilidades de o trabalho acontecer. Busco reconhecer os usos da palavra na minha produção artística, bem como apresentar o que moveu esta pesquisa e direcionar o olhar da prática participativa para a produção em arte a partir da palavra. Para fazer este caminho, utilizo-me de autores como: Allan Kaprow (2006), Aline Dias (2012), Fabio Morais (2018), Marcos Walickosky (2021), Maria Ivone dos Santos (2009), Hélio Fervenza (2007), Paul Ardenne (2002), Eduardo Veras (2012), Claudia Zimmer (2015), entre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-17T19:33:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-17 2024-01-17T19:33:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657 |
identifier_str_mv |
BITTENCOURT, Maurício. Do máximo ao mínimo: gestos de apreensão do mundo por enunciados de arte. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/1/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/3/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11657/4/Mauricio_Bittencourt_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5da87a807c186f6a3b4a665479c16091 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 37064c0e2de477bbda22b858045a0e90 c4be86a37920c132dd51de97a1a55549 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846936326635520 |