Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nörnberg, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9830
Resumo: Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.
id UFPL_c74d440e1baa7a30571ae5f20cf15102
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9830
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-07-27T00:23:48Z2023-07-27T00:23:48Z2021-01-26FERREIRA, C. R. G.; NÖRNBERG, M. Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC. Cadernos de Educação, v.64, 2021. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.205242178-079Xhttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9830Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoDesenvolvimento profissionalAlfabetizaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFerreira, Carmen Regina GonçalvesNörnberg, Martareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdfEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdfapplication/pdf5104419http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/1/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf0464bf67d31b2c8cec89da48bc109c3aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdf.txtEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdf.txtExtracted texttext/plain36http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/3/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf.txt0ad770a3699eaa58414e3a022c0bb531MD53open accessTHUMBNAILEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdf.jpgEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1672http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/4/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf.jpgd5e18c0fa7d954572d35b8a8c2cd417dMD54open accessprefix/98302023-07-27 03:01:53.02open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9830VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-27T06:01:53Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
title Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
spellingShingle Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Educação
Desenvolvimento profissional
Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title_short Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
title_full Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
title_fullStr Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
title_full_unstemmed Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
title_sort Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC
author Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
author_facet Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Nörnberg, Marta
author_role author
author2 Nörnberg, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Nörnberg, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento profissional
Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
topic Educação
Desenvolvimento profissional
Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
description Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-27T00:23:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-27T00:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, C. R. G.; NÖRNBERG, M. Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC. Cadernos de Educação, v.64, 2021. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20524
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9830
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-079X
identifier_str_mv FERREIRA, C. R. G.; NÖRNBERG, M. Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC. Cadernos de Educação, v.64, 2021. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20524
2178-079X
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/1/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/3/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9830/4/Evolu%c3%a7%c3%a3o%20e%20mudan%c3%a7as%20nos%20conceitos%20de%20alfabetiza%c3%a7%c3%a3o%20e%20letramento%20em%20professoras%20participantes%20do%20PNAIC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0464bf67d31b2c8cec89da48bc109c3a
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
0ad770a3699eaa58414e3a022c0bb531
d5e18c0fa7d954572d35b8a8c2cd417d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767501828849664