A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Luis Humberto Ferrari
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7634
Resumo: Com a presente dissertação, apresento dados sobre as práticas pedagógicas de professores que atuam no Ensino Médio e têm bom relacionamento com os alunos e/ou são considerados “bons” por estudantes matriculados na 3a Série de duas escolas públicas de Rio Grande/RS: Instituto de Educação Juvenal Miller e Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati. Dos professores indicados pelos alunos, selecionei três de cada escola para realizar uma pesquisa do “tipo etnográfico”, no segundo semestre de 2006, incluindo observação de suas aulas e entrevista com os docentes. Para fazer a análise dos dados obtidos na investigação, apoiei-me em autores como Cunha (1998, 2005), Freire (2003a, 2003b, 2005), Moran (2000), Penteado (2002), Porto (2000, 2003, 2005, 2006) e Tardif (2002). Os principais achados da pesquisa indicam que os “bons” professores dessas escolas têm uma prática pedagógica híbrida, ou seja, em geral suas aulas acontecem segundo o paradigma dominante, e o relacionamento com os alunos segundo o paradigma emergente-comunicacional. Os alunos indicaram os professores porque conversavam com eles, ouviam-nos e os tratavam com afeto e carinho, além de serem descontraídos e bem humorados. Foram indicados, também, porque explicavam bem a matéria e tinham domínio do conteúdo. Nas observações das aulas e através das entrevistas, pude perceber que o comportamento dos professores era condizente com as justificativas apresentadas pelos alunos. Resultados semelhantes a esse, encontrei nas pesquisas realizadas por Alves (2002), Giesta (1998) e Cunha (1988) que apontam indícios de que, nas últimas duas décadas, pouco mudou nas práticas pedagógicas dos professores considerados “bons” conforme conceitos e valores repassados pela sociedade e baseados em construções históricas de como trabalham os professores. Embora se relacionem com os alunos segundo o paradigma emergente-comunicacional, eles continuam sendo a principal figura do processo pedagógico, portanto continuam trabalhando segundo o paradigma dominante.
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Para fazer a análise dos dados obtidos na investigação, apoiei-me em autores como Cunha (1998, 2005), Freire (2003a, 2003b, 2005), Moran (2000), Penteado (2002), Porto (2000, 2003, 2005, 2006) e Tardif (2002). Os principais achados da pesquisa indicam que os “bons” professores dessas escolas têm uma prática pedagógica híbrida, ou seja, em geral suas aulas acontecem segundo o paradigma dominante, e o relacionamento com os alunos segundo o paradigma emergente-comunicacional. Os alunos indicaram os professores porque conversavam com eles, ouviam-nos e os tratavam com afeto e carinho, além de serem descontraídos e bem humorados. Foram indicados, também, porque explicavam bem a matéria e tinham domínio do conteúdo. Nas observações das aulas e através das entrevistas, pude perceber que o comportamento dos professores era condizente com as justificativas apresentadas pelos alunos. Resultados semelhantes a esse, encontrei nas pesquisas realizadas por Alves (2002), Giesta (1998) e Cunha (1988) que apontam indícios de que, nas últimas duas décadas, pouco mudou nas práticas pedagógicas dos professores considerados “bons” conforme conceitos e valores repassados pela sociedade e baseados em construções históricas de como trabalham os professores. Embora se relacionem com os alunos segundo o paradigma emergente-comunicacional, eles continuam sendo a principal figura do processo pedagógico, portanto continuam trabalhando segundo o paradigma dominante.Throughout this dissertation I present data about pedagogic practices used by teachers who work in High School and have a good relationship with the students and/or are considered “good” by students attending third grade of high school in two public schools in Rio Grande/RS: Instituto de Educação Juvenal Miller e Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati. From the teachers indicated by the students, I selected three from each school to perform a survey of “ethnographic type” in the second semester of 2006, including observation of their classes and interview with the teachers. In order to effect analysis of data obtained in the investigation I based myself in authors like Cunha (1998, 2005), Freire (2003a, 2003b, 2005), Moran (2000), Penteado (2002), Porto (2000, 2003, 2005, 2006) e Tardif (2002). The main findings of the research indicate that the “good” teachers from these schools have a hybrid pedagogic practice, that means, in general their classes take place according to emergent-communicative paradigm. The students indicated the teachers because they talked to them, listened to them and treated them with affection and caress, besides being relaxed and in good mood. They were also chosen because they explained the issues well and mastered the contents. During class observation and through the interviews I could realize that the behavior of teachers was in accordance with the justifications presented by the students. I found results similar to these in surveys carried out by Alves (2002), Giesta (1998) e Cunha (1988) which point out for clues that in the last two decades, very little changed in the pedagogic practices of the teachers considered “good” according to concepts and values based on historical constructions about how teachers work. Although these teachers relate to the students according to an emergentcommunicative paradigm, they continue being the main figure in the pedagogic process, thus they continue working in accordance with the dominant paradigm.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas pedagógicasRelações professor-alunoProcedimentos didáticosParadigma emergente-comunicacionalPedagogic practicesRelationship teacher-studentDidactic proceduresEmergent-communicative paradigmA prática de professores do Ensino Médio em sala de aula.The practice of high school teachers in classroom.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5765478225481471http://lattes.cnpq.br/5732783206082038Porto, Tania Maria EsperonLoureiro, Luis Humberto Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.txtDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.txtExtracted texttext/plain227395http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7634/6/Dissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.txt54366a156af1d5756f73f80adcd8e275MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.jpgDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7634/7/Dissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf.jpg6d508f92568461e70d136fcaabf20c54MD57open accessORIGINALDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdfDissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdfapplication/pdf681987http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7634/1/Dissertacao_Luis_Humberto_Ferrari_Loureiro.pdf58b0c2364a8f37e80f52317f6250c1dfMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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